Topo

De cabelo a obras de arte de gosto duvidoso, conheça museus nada comuns

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

30/11/2014 08h05

Museus e exposições atraem cada vez mais público, seja de pessoas interessadas em arte ou apenas quem queira tirar selfies e fazer a linha cult. Mas você sabia que existem, pelo mundo, museus dos mais variados (e, às vezes, até bizarros) tipos?

O UOL Viagem selecionou dez dos mais inusitados de que já se ouviu falar. Confira abaixo.

1) Museu do Cabelo (Avanos, Turquia) 

Museu do Cabelo (Avanos, Turquia) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em 1979, a esposa de um amigo do ceramista turco Galip Korukcu deixou uma mecha de cabelo para ele como lembrança, quando o casal deixava a cidade. Galip gostou da ideia e, desde então, coleciona mechas de cabelo das mulheres que por ali passam. Hoje o cabelo cobre as paredes de sua loja de cerâmica, que se tornou um museu, todos com nome e endereço de suas antigas donas. Quem passar por lá e quiser dar sua contribuição, é livre para deixar sua marca.

Clique e conheça mais Avanos.

2) Museu Parasitológico de Meguro (Tóquio, Japão) 

Museu Parasitológico de Meguro (Tóquio, Japão) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quem não adoraria passar uma agradável tarde apreciando os mais diversos tipos de parasitas conhecidos pelo homem? Talvez não muitas pessoas, certo? Pois saiba que o Japão possui um museu que reúne cerca de 300 espécies de tênias, lombrigas e outros seres que um dia habitaram o corpo de um ser humano ou outro animal.

Especialistas no assunto dão todas as informações sobre esses "agradáveis" bichinhos, como detalhes do seu ciclo de vida e anatomia. O destaque, porém, é um parasita enorme de 10m de cumprimento. Ainda dá pra levar pra casa souvenires com fotos desses animaizinhos.  

Clique e conheça mais Tóquio.

3) Museu Britânico de Cortadores de Grama (Southport, Inglaterra) 

Museu Britânico de Cortadores de Grama (Southport, Inglaterra)  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

No norte da Inglaterra, cortadores de grama são considerados objetos de colecionador. O museu de cortadores de grama reúne mais de 300 máquinas revitalizadas, com até 200 anos de idade. A coleção inclui um aparelho que pertenceu à princesa Diana e o príncipe Charles, além de patentes e projetos de cortadores que datam desde 1799.

4) Museu Internacional de Privadas de Sulabh (Nova Déli, Índia) 

Museu Internacional de Privadas de Sulabh (Nova Déli, Índia) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mictórios e vasos sanitários são os grandes astros desse museu em Nova Déli, na Índia. Ele traz um levantamento da história e evolução das privadas, com grande variedade de materiais, tecnologias e designs de privadas de todo o mundo.

Clique e conheça mais Nova Déli.

5) Museu da Água da Torneira (Pequim, China) 

Museu da Água da Torneira (Pequim, China) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Algo tão simples como a água de torneira não é deixado de lado em Pequim. O local, que um dia abrigou a primeira estação de tratamento de água da capital chinesa, guarda a memória dos 90 anos de história da água que chega às casas dos chineses.

São 130 objetos reais, 110 fotos e 40 modelos em exibição, para que o visitante não perca nenhum segundo da imperdível trajetória da água de torneira chinesa.

Clique e conheça mais Pequim.

6) Museu da Criptozoologia (Portland, EUA) 

Museu da Criptozoologia (Portland, EUA) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Loren Coleman é um escritor americano de cultura popular, folclore e mistérios animais, mas ele quis ir além das palavras e, em 2003, criou um museu para guardar a história de grandes seres que supostamente habitam nosso mundo, como o Monstro do Lago Ness ou o Abominável Homem das Neves. O museu também traz vestígios, como pelos e pegadas, que teriam sido do famoso Pé Grande.

Clique e conheça mais Portland

7) Museu de Arte Ruim (Boston, EUA) 

Museu de Arte Ruim (Boston, EUA) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Museus dedicados à arte não são nenhuma novidade. Mas o casal Michael Frank e Louise Reilly Sacco foi além. Acreditando que existem obras de arte que são muito ruins para serem ignoradas, montaram, em 1993, um museu dedicado aos artistas que não possuem o talento de um Picasso ou Van Gogh.

Convenientemente instalado entre dois banheiros de um teatro de Boston, nos Estados Unidos, já possui mais de 600 peças de pessoas comuns que acreditam ter feito uma obra de arte tão ruim que merece até um lugarzinho diante do público.

Clique e conheça mais Boston.  

8) Museu do Esgoto de Paris (Paris, França) 

Museu do Esgoto de Paris (Paris, França) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Além das tradicionais Torre Eiffel e Louvre, Paris oferece atrações que se estendem até por debaixo da terra. Um museu foi instalado em partes abandonadas do sistema de esgoto da cidade, que é datado de 1850. O visitante também percorre áreas que continuam em funcionamento, coletando os dejetos das residências dos parisienses.

A curiosa atração interessa também aos amantes de literatura, que podem conhecer o caminho percorrido por Jean Valjean no clássico "Os Miseráveis", de Vitor Hugo. O museu revela que o autor tinha um amigo que trabalhava como inspetor dos esgotos, possibilitando uma narrativa rica em detalhes de um lugar onde nunca esteve.

Clique e conheça mais Paris.

9) Museu Falológico Islandês (Húsavik, Islândia) 

Museu Falológico Islandês (Húsavik, Islândia) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Que tal conhecer todos os detalhes do órgão sexual masculino? A ideia pode não agradar a todos, mas conquistou adeptos na pequena vila pesqueira no norte da Islândia, Húsavik. A coleção de Sigdurdur Hjartson começou em 1974 e hoje já reúne centenas de órgãos de diversas espécies.

Durante um bom tempo a única falha do museu foi justamente a ausência de um pênis humano para exposição, que só veio com a doação de um senhor de 95 anos, Páll Árasson, que dedicou em testamento seu órgão ao museu.

10) Museu do Miojo (Yokohama, Japão) 

Museu do Miojo  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O famoso macarrão instantâneo é coisa séria no Japão. Tanto que existe até um museu dedicado a sua história, as primeiras embalagens e os diversos sabores que são vendidos ao redor do mundo. Tem até local para as crianças fazerem seu próprio miojo. Também reserva espaço para a memória de Momofuku Ando, que, em 1958, criou o famigerado macarrão instantâneo.