Topo

Viajar em novembro pode ser sinônimo de economia; veja os destinos do mês

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

07/11/2014 17h23

Se o que você procura nas férias é clima agradável e preços baixos, novembro é seu mês para viajar. Com exceção da Europa, onde os últimos raios de sol batem nas ilhas ao sul do continente, é início de temporada de fim de ano por todo canto. Porém, como o volume de turistas ainda não é grande como em dezembro e janeiro, é hora de aproveitar as promoções. O UOL Viagem indica onde ir e não ir em suas férias de novembro.

Europa
O bom tempo abandona a Europa neste mês. Tirando alguns locais mais ao sul, como Sicília, na Itália, ou nas Ilhas Baleares, na Espanha, onde ainda é possível aproveitar os últimos dias ensolarados do ano, é hora de aproveitar o turismo cultural, como o festival de Jazz que acontece em Roma entre os dias 14 ao 30 de novembro, e os bons preços da época. Mas o que é má notícia para uns, é boa para outros, já que algumas estações de esqui por todo o continente estão em início de temporada.

América do Norte e Central
As temperaturas estão baixando constantemente na América do Norte. Lugares como Québec, no Canadá, a visita já se torna um teste de resistência, com temperatura média de 0°C. Começa assim a festa dos amantes dos esportes de inverno, já que a maior parte dos resorts de esqui já estão abrindo. Quem busca sol e calor, porém, pode encontrar no sul dos Estados Unidos, em locais como Los Angeles, San Diego, Texas, Flórida e Havaí. É uma boa hora para visitar a América Central e Caribe também, já que as fortes chuvas estão cada vez mais raras, mas a horda de turistas do fim de ano ainda não chegaram.

Novembro é também época do Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças. A maior festa acontece em Nova York, com o famoso desfile com bonecos e gigantescos balões coloridos promovido por uma loja de departamentos. Mas os brasileiros já estão de olho em outra data: a Black Friday, quando centenas de lojas lançam descontos tentadores. Acontece sempre na sexta-feira seguinte ao Thanksgiving.  

Cartagena, na Colômbia, é imperdível em novembro. Apesar da estação mais chuvosa terminar no início de novembro, a massa de turistas chegam somente no fim do ano, garantindo preços mais baixos  - Getty Images - Getty Images
Cartagena, na Colômbia, é imperdível em novembro
Imagem: Getty Images

América do Sul
Por todo o continente a certeza é de encontrar clima agradável. Em Cusco, no Peru, a temporada alta acabou, mas as chuvas de verão que atrapalham bastante a vida dos turistas chega somente em dezembro. É uma boa época para fazer a caminhada para Machu Picchu. A combinação clima e preços também favorece a visita à caribenha Cartagena, na Colômbia. A estação chuvosa termina no início de novembro, mas os turistas do fim de ano ainda não chegaram. O clima está seco e agradável no Chile e Argentina, mas por lá os preços já começam a subir.

África
O inverno está começando no norte da África, mas ainda dá para aproveitar alguns dias de sol com os preços extremamente mais convidativos da época. Quem está interessado em calor de verdade, pode aproveitar a época para um passeio de camelo na Mauritânia, onde o clima fica seco e quente em novembro. Temperatura agradável também no Egito e em Mali, onde o rio Niger está com o nível da água alto e um passeio por suas águas se torna mais agradável. Na Tanzânia, o mês marca o fim da temporada seca, sendo ideal para visitar todos seus parque nacionais. Nos parques do sul, em especial, é ótimo para observar a vida animal, já que os rebanhos tendem a se agrupar na beira de lagos e rios.

Ásia
Finalmente as monções começam a deixar o sul da Ásia. Com o tempo seco, visitar esses países volta a ser uma excelente opção. Tailândia e Vietnã se preparam para a concorrida temporada de final de ano, enquanto na China e no leste da Ásia, as temperaturas começas a esfriar, com chance de neve nos locais mais montanhosos. Na Coreia do Sul, as cores de outono se misturam com o azul claro do céu e o clima quente, criando uma combinação imperdível.

Para quem busca um destino um pouco mais exótico, é temporada de colheita no Cazaquistão, o que cria uma agradável atmosfera de fartura por todo o país. Além disso, o destino terá belos lagos, desertos de areias douradas e montanhas cobertas de neve. A paisagem é surpreendente.

Com a temporada das monções chegando ao fim, visitar a Tailândia volta a ser um passeio imperdível  - Getty Images - Getty Images
Com a temporada das monções chegando ao fim, visitar a Tailândia volta a ser imperdível
Imagem: Getty Images

Oceania
Embora seja difícil apontar uma época ruim para visitar lugares como Taiti, Nova Zelândia e Austrália, em novembro começa a temporada mais quente e úmida da região. Quem busca passeios ao ar livre (quase todo mundo que passa por lá), pode acabar frustrado com as chuvas.

Brasil
Quem ainda quer aproveitar preços baixos em 2014 no litoral brasileiro é bom correr. Embora os preços já comecem a aumentar, nada que se compare ao absurdo que é cobrado entre dezembro e janeiro. É a melhor época do ano para conhecer o paraíso chamado Alter do Chão, no Pará. É o final da estação seca, quando os rios estão com as águas em níveis mais baixos, revelando as belas praias fluviais do local. No Pantanal, apesar do calor quase insuportável, novembro é bom para observar animais, já que as áreas alagadas estão reduzidas, aumentando a concentração em regiões que seguem submersas.