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Meca dos musicais, Broadway atrai cada vez mais brasileiros para Nova York

Samuel Grecco, à esquerda, e Bernardo Kogan, à direita, são grandes fãs de musicais e frequentadores assíduos de Nova York - Arquivo Pessoal
Samuel Grecco, à esquerda, e Bernardo Kogan, à direita, são grandes fãs de musicais e frequentadores assíduos de Nova York Imagem: Arquivo Pessoal

Débora Costa e Silva

Do UOL, em São Paulo

16/10/2014 07h05

Ir a Nova York e não assistir a um musical da Broadway é considerado por muitos viajantes um pecado comparável a não visitar o Empire State ou a Estátua da Liberdade. Os espetáculos já se consagraram como uma atração turística símbolo da cidade – tanto que 66% do público é composto por turistas, de acordo com números da The Broadway League de 2014.

Em uma pesquisa no site Trip Advisor já é possível identificar essa preferência: entre as dez atrações turísticas mais bem avaliadas de Nova York (em 15 de outubro de 2014), cinco são musicais da Broadway - inclusive a primeira colocada é “Beautiful – The Carole King Musical”).

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Apaixonado por teatro musical, o profissional de tecnologia da informação Samuel Grecco, de São Paulo, já foi à Big Apple seis vezes para ver os shows – duas só este ano. A primeira vez que foi, em 2008, voltou frustrado por ter assistido apenas ao “O Rei Leão” e prometeu para si mesmo que ainda iria voltar – e não parou mais. “Sei que tenho outros lugares do mundo para ir, mas sempre aparece alguém próximo que quer conhecer Nova York e eu acabo indo junto”, confessa, aos risos.

Os fãs do Brasil já têm lugar de destaque na Broadway: 52% dos brasileiros que visitam Nova York têm a intenção de assistir a um musical, segundo dados da NYC & Company, o órgão oficial de promoção de turismo da cidade, em pesquisa realizada em setembro de 2014.

E a intenção se concretiza: segundo as bilheterias dos espetáculos “Motown” e “Mamma Mia!", os brasileiros estão em primeiro lugar em relação ao público internacional e representam 20% dos estrangeiros que vão a esses shows (seguido pelo Canadá, com cerca de 13% na venda de ingressos).

"Entre 2011 e 2012, o número de brasileiros que assistiu pelo menos a um espetáculo na Broadway cresceu 300%", explica Bob Hoffman, diretor da Broadway Inbound, empresa responsável pela venda de ingressos para as operadoras e agências de viagens brasileiras.$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2014/teatros-da-times-square-sao-facilmente-ofuscados-pelas-luzes-dos-cartazes-1413421560077.vm')

Público fiel

Apesar de o número de produções do gênero ter aumentado no Brasil, muita gente só tem contato com o mundo dos musicais quando viaja e se expõe a novas experiências. Foi assim com a fisioterapeuta Mariana Peitl, de 29 anos. Ela não era fanática por esse tipo de espetáculo, mas quando visitou a cidade, se encantou com os shows que viu (“O Rei Leão” e “Spider Man”). “Não tem como ter uma experiência completa em Nova York sem assistir a um musical da Broadway”, opina.

“Tem quem acompanhe todas as montagens, mas tem gente que vai pela primeira vez quase sem querer, de bobeira, e se apaixona, porque é mágico”, filosofa o arquiteto Marcelo Pestana, de 57 anos, que foi a Nova York pela primeira vez em 1974 e não parou mais. Se pudesse, conta ele, moraria em Manhattan para não perder nenhum espetáculo.

Outro fã de carteirinha é o empresário Bernardo Kogan, de 70 anos, que graças aos filmes clássicos de Frank Sinatra e Fred Astaire começou sua imersão no universo dos musicais – e a colecionar DVD’s, trilhas sonoras, programas e livros sobre o assunto.

Há cerca de 20 anos realizou o sonho de assistir aos espetáculos na Broadway. Na primeira viagem, quase perdeu a chance de ver o seu preferido: "Crazy For You". “Pedi ajuda para o rapaz da bilheteria, levei meus documentos para mostrar que voltava para o Brasil em dois dias e ele conseguiu me arrumar um lugar no camarote. Foi emocionante, quando a apresentação começou até chorei”, relembra.

Mais informações:

Broadway Collection: www.broadwaycollection.com