Topo

Jornalista americano mostra a brasileiros como não ser um "babaca" em NY

Com humor, Seth Kugel dá dicas de etiqueta para brasileiros que visitam a Big Apple - Reprodução/Amigo Gringo - Youtube
Com humor, Seth Kugel dá dicas de etiqueta para brasileiros que visitam a Big Apple Imagem: Reprodução/Amigo Gringo - Youtube

Do UOL, em São Paulo

14/10/2014 15h30

Repórter de turismo do “New York Times”, o jornalista norte-americano Seth Kugel acaba de estrear no Youtube o canal “Amigo Gringo”, que, semanalmente, trará dicas bem-humoradas para os brasileiros que planejam visitar a cidade de Nova York.

O objetivo da série é mostrar aos brasileiros como não ser um turista “babaca” (nas palavras do próprio Seth) na Big Apple.

O jornalista fala com propriedade: fluente em português (apesar de seu sotaque engraçado), ele viveu por dois anos em São Paulo e já fez reportagens em diversos destinos do Brasil. Conhece, portanto, algumas manias da população verde e amarela muito bem.

Um dos primeiros capítulo da série, lançado nesta terça-feira (14), mostra as melhores maneiras de usar o metrô nova-iorquino, classificado por ele como “antiquado”, “sujo”, “barulhento”, mas, apesar de tudo isso, “o melhor do mundo”.

Dicas de como utilizar o MetroCard (parecido, mas nem tanto, com o Bilhete Único paulistano) e como se comportar nas plataformas das estações nova-iorquinas fazem parte do tutorial do americano: “quando chegar o trem, sempre deixe todo mundo sair primeiro do vagão. Em São Paulo ou no Rio, o brasileiro, normalmente bem ‘simpático’, vira um puta babaca e tenta entrar no trem antes das pessoas saírem, atrapalhando todo mundo”, explica ele, vestindo uma camisa da Seleção Brasileira e invadindo um vagão, chocando-se com diversos passageiros.

Os vídeos do “Amigo Gringo” serão publicados todas às terças e sextas no Youtube. As próximas postagens falarão, entre outros temas, de gastronomia e passeios em Nova York.

Para ver o vídeo do metrô, clique aqui.