Topo

Quer viajar em setembro? Veja destinos ideais para conhecer neste mês

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

01/09/2014 16h27

Europa com clima agradável, mas sem tantos turistas. Paisagem outonal no norte dos Estados Unidos e, na Califórnia, a colheita das uvas na região vinícola de Napa Valley. Na América do Sul, ótimos festivais gastronômicos e cidades com temperaturas ideais para longas caminhadas. Se você está com tempo livre neste mês de setembro, bons motivos não faltam para fazer uma viagem.

Abaixo, o UOL Viagem apresenta uma lista de lugares que têm tudo para atrair turistas brasileiros nos próximos 30 dias. Confira: 

Europa
Acabaram as férias de verão na Europa. Todo mundo já voltou ao dia a dia de trabalho e estudo, esvaziando atrações turísticas por todo o continente. É a época ideal para quem tem calafrios só de imaginar a fila quilométrica para subir a torre Eiffel ou não suporta a lotação das ruas de Barcelona. O clima também ajuda. Apesar do fim do verão e início do outono, os termômetros ainda marcam temperaturas agradáveis, garantindo praia nos países banhados pelo mar Mediterrâneo. Isso sem contar os preços mais convidativos, já que a diminuição do número de turistas significa descontos por todos os lados.

Para quem ainda busca motivos para visitar o velho continente, Munique, na Alemanha, apresenta um argumento irrefutável. Apesar do nome, no dia 20 de setembro tem início a famosa Oktoberfest. Com o término programado para o dia 5 de outubro, é o destino ideal para quem adora festa e muita, muita cerveja. 

América do Norte e Central
Nos Estados Unidos as férias também acabaram. Com as crianças de volta às aulas, passear pelas grandes cidades, como Nova York e Los Angeles, se torna consideravelmente mais tranquilo. Com o início do outono, é possível observar a mudança da paisagem, que é tomada pelo tom avermelhado das folhas secas que cobrem as árvores e caminhos por onde quer que você passe. Caminhar pelo Central Park é encantador para os mais românticos. Estados como Vermont, Maine e, mais ao norte, a canadense Québec, também são particularmente encantadores.

Na Califórnia, é a melhor época do ano para visitar a região vinícola de Napa Valley. É temporada de colheita nas fazendas, sendo uma atração especial observar o início do processo da fabricação do vinho. Mais ao sul, o México também se encontra mais vazio em relação aos tumultuados meses de férias de verão no hemisfério norte. Praias e resorts ficam praticamente vazios, melhorando a experiência de quem gosta de um ambiente mais tranquilo, sem contar os preços consideravelmente mais convidativos. O clima, porém, permanece agradável, incluindo no interior, quando o calor intenso do deserto dá uma amenizada.

É temporada de colheita nas vinícolas de Napa Valley, sendo uma boa oportunidade de acompanhar o início do processo da produção de vinho - Getty Images - Getty Images
Em setembro, é temporada de colheita nas vinícolas de Napa Valley, nos EUA
Imagem: Getty Images

Apesar da temida temporada de furacões, que vai do início de junho ao final de novembro, pode ser uma boa opção rumar para o Caribe. É verdade que existe o risco de ver suas sonhadas férias de praia e mar azul se transformar em um tormento, sendo obrigado a uma internação compulsória em um abrigo. Entretanto a possibilidade de um furacão pegar a sua ilha bem na semana de sua estadia é baixa. Os resorts, que permanecem abertos, ficam praticamente vazios e os preços muito mais acessíveis. Quem não estiver a fim de riscos pode rumar para uma das ilhas fora da rota dos furacões, como Aruba, Curaçao, Barbados ou Los Roques.

América do Sul
Está acabando o inverno. É hora de dar tchau ao frio e boas vindas às cores da primavera. O gelo começa a derreter na Patagônia, o clima se torna mais agradável em lugares como Buenos Aires e Santiago, enquanto no quente norte a temporada de seca chega ao fim, com algumas chuvas que ajudam a deixar a vegetação mais verde.

Já a capital do Peru, Lima, recebe a maior feira gastronômica da América Latina. O Mistura será realizado entre os dias 5 e 11 e contará com a presença de alguns dos maiores nomes da cozinha mundial, como Gastón Acurio, dono do estrelado Astrid y Gastón.

África
Cheios de turistas europeus durante as férias de verão, Marrocos e Tunísia já não estão mais tão lotados. É hora de aproveitar as ruas, praias e até esquiar sem ter que disputar espaço com outras centenas de viajantes.

Mais ao sul, é ótimo período para observar a vida selvagem. O calor dá uma amenizada nos safáris pelo continente, com a temporada seca chegando ao fim, mas antes do início das chuvas intensas. Já na África do Sul as temperaturas ficam mais agradáveis com a primavera, e na Cidade do Cabo até novembro se pode avistar baleias jubarte que passam por lá, assim como pinguins, leões marinhos e tubarões.

Ásia e Oceania
As monções são os maiores vilões do turismo na Ásia. Calor intenso, muita humidade e ocorrência de tufões inviabilizam qualquer chance de diversão. É em setembro, porém, que em alguns países a temperatura começa a melhorar. É o caso da China, Índia e Nepal. É sempre bom pesquisar antes de ir, mas já dá para incluir esses destinos no roteiro. Com o fim da temporada úmida, começa a temporada alta. Então é bom ficar ligado e ir antes dos hotéis ficarem lotados e os preços cada vez menos agradáveis.

Com o inverno chegando ao fim na Nova Zelândia, o calor já chegou, mas o gelo ainda não derreteu totalmente nas montanhas. É possível aliar praia e esqui na mesma viagem - Getty Images - Getty Images
Na Nova Zelândia, é possível esquiar e ir à praia durante o mês de setembro
Imagem: Getty Images

Já Austrália e Nova Zelândia estão deixando o inverno para trás. A chegada da primavera eleva as temperaturas e o sol se torna parceiro de viagem. O gelo, porém, ainda não derreteu das montanhas da Nova Zelândia, permitindo ao turista conciliar praia e esqui nas mesmas férias.

Brasil
A vida animal é a grande atração turística no país neste mês. No Pantanal a estação seca vai até o fim de setembro. Com o nível da água mais baixo, fica mais fácil encontrar jacarés e os tuiuiús, aves símbolo da região que podem chegar a até 1,60 m de altura. No litoral são as baleias as grandes atrações. Em Santa Catarina é época de reprodução da baleia franca, enquanto na Bahia são as baleias jubarte que estão em processo de acasalamento. A temporada vai até o fim de outubro, mas em setembro algumas já começam a deixar a costa brasileira, tornando mais difícil o avistamento.

A temporada também marca o fim da seca na Chapada dos Veadeiros. Depois disso fica mais difícil se locomover por lá, tornando o acesso a algumas das principais atrações, como as cachoeiras dos Segredos e as cataratas dos Couros praticamente inacessíveis. Já em Fernando de Noronha a época marca o fim das chuvas, tornando as águas mais límpidas e com maior visibilidade para a prática de mergulho.

Na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, acontece entre os dias 7 e 20 a Semana da Farroupilha, maior festa popular do estado, com shows, comidas e danças típicas. Em Holambra, no interior de São Paulo, é a vez da Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, atraindo cerca de 300 mil pessoas todos os anos. O evento vai até o dia 28.