Topo

Vai viajar? Site oferece hospedagem gratuita para animais de estimação

O AirBnBicho reúne pessoas dispostas a abrigar pets enquanto seus donos viajam - Getty Images
O AirBnBicho reúne pessoas dispostas a abrigar pets enquanto seus donos viajam Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/07/2014 09h00

Símbolos de felicidade e companheirismo no dia a dia, animais de estimação podem virar uma enorme fonte de preocupação quando seus donos planejam fazer uma viagem. Com quem deixar o cachorro durante uma jornada em que é impossível levar o bichinho?

Se não tiver um parente ou amigo disposto a receber o animal, a solução é preparar o bolso e hospedá-lo em um hotel especializado em receber pets. Mas, recentemente, surgiu uma solução gratuita para o impasse: o site AirBnBicho, criado por um grupo de amigos de São Paulo e que tem o nome abertamente inspirado no famoso serviço de hospedagens (de gente) Airbnb.

O AirBnBicho reúne cadastros de pessoas que estão dispostas a abrigar animais enquanto seus donos viajam -- sem cobrar nada. Através do site, é possível acessar a conta do Facebook dos potenciais anfitriões e até ver fotos de suas residências.

"Recentemente, meu amigo teve que viajar, mas não tinha com quem deixar sua cachorrinha, a Bisteca", conta o publicitário Rodolfo Marques, 31 anos, criador do AirBnBicho. "Eu, que adoro cães, me ofereci para cuidar dela, e percebi que seria uma ótima ideia fazer um site que colocasse pessoas com estas mesmas necessidades em contato".

Marques explica que o tempo de estadia e as exigências de cuidado do animal devem ser combinadas entre as duas partes. Como o AirBnBicho é um serviço novo (foi lançado oficialmente no último domingo, 29 de junho), ainda há poucas pessoas cadastradas como anfitriões (o próprio Rodolfo está lá, disposto a receber cães de pequeno e médio porte).

"Mais do que um site para a hospedagem de animais, o AirBnBicho é uma rede social onde é possível fazer amigos. Ele coloca em contato donos de animais com pessoas que adoram animais, mas que, por algum motivo, não podem tê-los em tempo integral", diz ele.

Para saber como usar os serviços do AirBnBicho, acesse: airbnbicho.tumblr.com

Outra opções

Hoje, hotéis especializados em receber pets estão entre as opções mais populares entre pessoas que precisam viajar e não têm com quem deixar seu bichinho. Nestes locais, as diárias geralmente começam em R$ 80 -- e aumentam conforme o tamanho do animal. O preço não é barato, mas, em compensação, os lugares oferecem espaços propícios para os animais se exercitarem e se divertirem (e, por um preço extra, realizam até serviços veterinários, caso necessário).

Uma opção mais em conta são os sites que reúnem anfitriões dispostos a receber pets em suas casas e que cobram preços módicos por isso. O PetHub, por exemplo, reúne dezenas de pessoas que cobram diárias a partir de R$ 25 para abrigar cachorros de viajantes em suas residências.