Topo

Conheça as novas tendências e características de viagens de luxo de 2014

O castelo na ilha de Trakai, na Lituânia - ©vikau/Shutterstock.com
O castelo na ilha de Trakai, na Lituânia Imagem: ©vikau/Shutterstock.com

Relax News

26/12/2013 16h56

Em 2014, uma das tendências principais será a grande movimentação dos viajantes mundiais no Instagram e no Facebook, enviando o equivalente digital a cartões-postais famosos que trazem frases como "queria que você estivesse aqui". E as listas do que fazer nas viagens ficarão ainda maiores.

Esses são apenas algumas entre as previsões da empresa de viagens de luxo Cox & Kings (no ramo há 250 anos), que divulgou as mensagens de sua bola de cristal para 2014, um ano que será definido pelo espírito YOLO - sigla para You Only Live Once (Só se Vive uma Vez, em tradução livre) - e pela busca de experiências locais autênticas.

"O ano de 2014 é particularmente emocionante, pois representa o mais amplo espectro de tendências que já vimos", disse Scott Wiseman, presidente da Cox & Kings, para as Américas.

Muitas das tendências de viagens descritas no relatório da Cox & Kings são igualmente citadas pela Condé Nast Traveler, que também destacou as peregrinações gastronômicas, o papel cada vez mais poderoso do Instagram no turismo e destinos extras como tendências populares para se ficar de olho no ano que vem.

Abaixo, uma seleção do que é esperado para criar o panorama de viagens de luxo em 2014.

Viagens de Festival
É uma das formas mais autênticas de experimentar um destino de verdade: assistir a um festival organizado pelos moradores do lugar. E os turistas de luxo mais ativos já não se contentam em assistir e ficar do lado de fora da festa. Eles preferem participar.

Check-in virtual
A Cox & Kings vê o check-in por geolocalização no Foursquare e no Facebook como o novo cartão-postal no estilo "gostaria que estivesse aqui", que permite aos usuários causarem inveja dizendo em que parte do mundo estão.

"Essencialmente, as pessoas querem se vangloriar do lugar para onde foram ou para onde estão indo, e essas novas aplicações permitem-lhes dizer isso, em tempo real, sem nenhum trabalho pesado. Elas também funcionam como guias, fornecendo sugestões de refeições, passeios e hotéis locais", afirma Wiseman.

Dos vinhedos para a taça, da fazenda para a mesa: as peregrinações gastronômicas
Não basta mais provar um simples prato que tenha estrelas Michelin. Os viajantes globais agora estão à procura de aventuras culinárias que possam incluir a visita a uma fazenda local ou a uma adega que produz seu vinho favorito. A Condé Nast Traveler também prevê que esses passeios gastronômicos, em especial nos países latino-americanos, como o Peru, estarão em alta no próximo ano.

Destinos extras
Tanto a Condé Nast Traveler quanto a Cox & Kings concordam: os destinos extras que estendem as escalas se tornarão cada vez mais comuns em 2014, com os turistas preferindo estadias para quebrar os voos de longa duração que contornam o mundo. "Seja para experimentar uma outra cidade no mesmo país ou outro país do mesmo continente, seja para apenas passar alguns dias na praia antes de voltar à realidade, essas paradas ‘rapidinhas' são tendência."

As listas de viagem
Essas listas estão recebendo uma injeção de adrenalina, com mais e mais turistas globais aumentando o número de atividades e transformando-a em uma Lista de Afazeres Aventureira. Excursões exóticas incluem safáris tribais na Etiópia, expedições culturais a Papua-Nova Guiné e a escalada ao monte Kilimanjaro.

Casas sobre rodas se tornam luxuosas
Lembra-se quando o camping de luxo foi promovido a glamping? Bem, os trailers e as casas sobre rodas estão igualmente passando por uma grande reforma, afirma a Cox & Kings. Aguarde para ver o carro de acampamento móvel com características que o tornam uma acomodação de luxo para famílias e viajantes desejosos de fazer viagens mais longas, seja por montanhas, seja por desertos, selvas e campos, em um automóvel com um conforto cinco-estrelas.

Leste Europeu
França, Itália, Espanha e Reino Unido: até agora, os viajantes cheios de dinheiro já estiveram por lá, curtiram e literalmente compraram camisetas. No próximo ano, os destinos do Leste Europeu e os estados bálticos como Estônia, Lituânia, Letônia, Croácia, Macedônia e Albânia chamarão a atenção dos turistas globais, com seus castelos, cidades medievais muito preservados e centros cosmopolitas pulsantes.

"Com uma mistura de cafés de rua e cidades litorâneas, a região é uma combinação confortável da Europa ocidental familiar com o Mediterrâneo."