Topo

Área de obras de Gaudí no Park Güell terá entrada paga e limite de visitas

Mariana Pasini

Do UOL, em Barcelona

24/10/2013 18h00

A chamada zona monumental do Park Güell, em Barcelona (Espanha), que compreende a área com obras do arquiteto catalão Antoní Gaudí, não poderá mais ser acessada gratuitamente a partir desta sexta-feira (25). Será cobrada uma entrada de até 8 euros (nas cabines do parque ou em caixas eletrônicos). O preço cai para 7 quando a entrada for adquirida pela internet.
 
Segundo a organização do espaço, a medida foi tomada para auxiliar a conservação do parque, limitando o número de pessoas que visitam a zona monumental, que é tida como a mais procurada e "vulnerável" do lugar.
 
A área compreende 7,9% do parque, segundo estimativas da coordenação. El Drac, o famoso réptil de mosaico de Gaudí, por exemplo, está dentro dessa zona. O restante do Park Güell, composto por jardins públicos sem obras arquitetônicas, continuará com entrada gratuita.
 
Os moradores e estudantes dos bairros que fazem fronteira com o parque (El Coll, Vallcarca-Penitents, La Salut, El Carmel e Can Baró) ainda poderão entrar gratuitamente no parque após fazer um registro comprovando sua residência.

Compra por faixas de horário
Além de pagar a entrada, os turistas e visitantes em geral precisarão reservar horário para conferir a zona monumental do lugar. A razão é para manter um limite de até 400 pessoas a cada meia hora dentro do Güell.
 
As reservas podem ser feitas com até três meses de antecedência e o visitante poderá escolher um dia e uma faixa de horário. Ele poderá entrar em até 30 minutos após o horário especificado em seu bilhete (por exemplo, se comprou um tíquete para às 9h, poderá entrar somente até às 9h30, e não depois desse horário). Uma vez dentro, não haverá limite de tempo para a visita. Será possível levar a impressão ou mostrar o código QR no celular para entrar no atrativo sem que seja necessário pegar o bilhete na cabine de venda.
 
Entradas compradas para o mesmo dia estarão sujeitas à quantidade de pessoas que já estão no parque: ou seja, poderá ser preciso esperar que alguns visitantes saiam do espaço para entrar.
 
O tíquete também dará acesso à Casa del Guarda (espaço criado por Gaudí para abrigar o zelador do parque), os Jardins d’Àustria, a Sala Hipòstila (área com colunas gregas e mosaico no teto), o Pórtico da Bugadera e a Praça da Natureza. Dentro da zona monumental, apenas a Casa Museu Gaudí, que foi residência do arquiteto de 1906 a 1925, cobrará uma entrada à parte (de 5,50 a 4,50).
 
Gaudir+
Quem planeja ficar um pouco mais de uma semana em Barcelona poderá contornar a cobrança de entrada participando do programa Gaudir+, que dá direito a entradas gratuitas diárias no Park Güell e visitas guiadas pela cidade.
 
É preciso fazer um registro junto à prefeitura de Barcelona, que inclui o reconhecimento de impressões digitais. Após sete dias, o cartão de inscrição no programa será entregue. Não é preciso ser morador da cidade para participar do Gaudir+, mas o cadastro só pode ser feito de forma presencial (a exceção fica para os menores de 14 anos) e com agendamento prévio de horário.
 
Serviço
Zona Monumental do Park Güell
Funcionamento: Meses de outono e inverno, das 8h30 às 18h; na primavera e no verão, das 8h às 21h30
Carrer d’Olot, 5 - Gràcia
Compras online: 7 euros (inteira) e 4,90 (crianças de 7 a 12 anos e idosos com mais de 65 anos). Crianças de 0 a 6 anos não pagam entrada                        
Nas cabines do parque ou em caixas eletrônicos: 8 euros (inteira) e 5,60 (crianças de 7 a 12 anos e idosos com mais de 65 anos). Crianças de 0 a 6 anos não pagam entrada. Os caixas do parque fecham às 17h30 durante o inverno e às 21h no verão.
 
http://www.parkguell.cat/en/buy-tickets/individual-purchase/

Sobre o Gaudir+: http://www.parkguell.cat/es/gaudir-bcn/