Saiba como contratar um seguro adequado para sua viagem
A relação entre turistas e empresas que vendem assistências e seguros-viagem tem potencial para gerar muita controvérsia, como prova o caso da brasileira que, em uma recente jornada ao Peru, foi diagnosticada com um tumor no cérebro e não pôde ser trazida de volta ao Brasil para ser operada.
As empresas Visa e AXA Assistance, responsáveis pelo seguro-viagem de Natália Duffles, teriam recusado a transferência emergencial da brasileira para seu país, alegando que o tumor poderia ser pré-existente à contratação de seus serviços. A AXA se defendeu dizendo que quem não autorizou o retorno de Natália ao Brasil foi o médico peruano que a atendeu. No fim das contas, a brasileira teve de passar por uma cirurgia no cérebro em um hospital da cidade de Cusco, longe de sua família.
Para ajudar os viajantes, o UOL selecionou dez dicas que devem ser levadas em conta na hora da compra de uma assistência ou seguro-viagem. A contratação desse tipo de serviço está longe de ser um processo divertido, mas é fundamental que o turista saiba exatamente as características do produto que está adquirindo. “Muitos brasileiros tratam o seguro como uma parte sem importância do planejamento da viagem e nem leem o contrato do produto”, diz o advogado Flávio Siqueira Júnior, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). “Ler contrato é chato, mas necessário. O viajante deve conhecer todos os benefícios e cláusulas de exclusão que os seguros abarcam. Só assim poderá exigir seus direitos quando se sentir prejudicado”.
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