Topo

Praia é destino de férias essencial para 77% dos brasileiros

Praia Três Coqueiros tem mar aberto, ondas fortes e coqueirais, na Península de Maraú, Bahia  - Edson Didi (www.guiademarau.com)/UOL
Praia Três Coqueiros tem mar aberto, ondas fortes e coqueirais, na Península de Maraú, Bahia Imagem: Edson Didi (www.guiademarau.com)/UOL

25/09/2013 19h30

A grande maioria dos brasileiros prefere um destino litorâneo quando vai viajar, revela estudo da empresa de turismo Expedia.com.br. Para 77% dos entrevistados, é essencial viajar para a praia. Trata-se do maior índice do levantamento, feito com mais de 8 mil viajantes de 21 países da Ásia, América do Norte, América do Sul, Europa e Oceania.

Segundo o estudo, 35% dos brasileiros preferem a praia do que locais históricos ou culturais (19%), visitar amigos e família (16%), viajar para parques temáticos (13%), esquiar ou ir a montanhas (9%), ou ainda praticar esportes de aventura em viagens (3%).

A pesquisa apontou também que 81% dos turistas brasileiros gostam mais do verão para viajar, independente do destino escolhido. O percentual é bem maior que o global, que aponta que 52% dos turistas ao redor do mundo preferem a estação mais quente do ano quando saem de férias.

Entre outros dados levantados, o estudo mostrou que 73% dos entrevistados foram à praia no último ano -- destes, 60% viajaram pelo litoral do país. A pesquisa revelou que o brasileiro não se importa em retornar a uma praia que já conhece: 92% costumam voltar a um litoral já explorado, mesmo que não frequentemente.

O estudo apontou ainda que a fonte mais confiável de informações de viagens são as recomendações pessoais, com 72% de aprovação, à frente de opiniões de outros viajantes (55%), sites de notícias (54%), mídias sociais (38%) e blogs de turismo (42%).