Topo

Você se considera um viajante aventureiro? Veja se tem os pré-requisitos

Relax News

18/09/2013 18h45

Será que a nova edição da "National Geographic" está na sua mesa? Você é solteiro e um jovem amante da natureza que faz paradas constantes em lojas de acessórios e roupas para aventuras ao ar livre?

Se a resposta for sim, as probabilidades são de que você se encaixa perfeitamente no perfil de viajante de aventura. E isso é de acordo com o mais recente relatório da Adventure Travel Trade Association, que traça um perfil do viajante de aventura típico e caçador de emoções, depois de um levantamento feito com 838 entrevistados da América do Sul e do Norte e da Europa.

De acordo com o levantamento, os aventureiros têm idade média de 36 anos. O mercado ainda é dominado por homens solteiros (57%) que nunca foram casados.

  • Maridav/shutterstock.com

    Aventureiros são em geral homens, com média de 36 anos e leitores de National Geographic

Cerca de um em cada quatro aventureiros também possui um diploma de quatro anos no mínimo (37%), incluindo 11% que possuem um diploma profissional.

Em média, eles têm uma renda de classe média de cerca de US$ 46.800 anuais e assinam publicações como a National Geographic, National Geographic Traveler e Men's Health.

Os caçadores de emoção que optam por passar suas férias como mochileiros, fazendo passeios de esqui (sendo lançados na neve por helicópteros), parapente, caminhadas ou escalada, também são amantes da natureza e escolhem o próximo destino de viagem com base em áreas que ofereçam uma beleza natural.

Em comparação, os viajantes não aventureiros podem optar por um cruzeiro ou excursões, e a companhia de amigos e familiares para seu destino escolhido é o fator de maior importânica na hora de planejar as férias.

Em uma escala global, as lojas de turismo de aventura mais populares entre os viajantes aventureiros são Timberland, Quicksilver, Gore-Tex, The North Face e Salomon.

Regionalmente, a marca Patagonia também é popular entre os sul-americanos, enquanto a LL Bean é famosa unicamente entre os norte-americanos.

O gasto médio nas viagens desse público aumentou quase 20%, de US$ 593 em 2009 para US$ 947 dólares em 2012. Os sul-americanos surgiram como os maiores gastadores, tirando da carteira em média US$ 1.333 em jornadas de aventura mais radicais (atividades como esqui, saltando de helicópteros, e parapente) e US$ 1.501 em aventuras leves (como canoagem e ciclismo).

Para saber sobre destinos de aventura, acesse: http://viagem.uol.com.br/sugestoes/aventura-ecoturismo.jhtm