Topo

Terra das amêndoas açucaradas, Sulmona mostra sua arquitetura histórica

Anelise Sanchez

Do UOL, em Sulmona (Itália)

17/07/2013 08h00

Um grande patrimônio artístico e arquitetônico, séculos de história e uma gastronomia invejável costumam ser os motivos pelos quais a maioria dos turistas estrangeiros acabam escolhendo a Itália para passar as férias. Imagine então, além de tudo isso, visitar uma cidade italiana que além de uma vasta herança cultural e religiosa também é famosa pela sua tradição enogastronômica e por seu artesanato. Esse lugar mágico é Sulmona, cidadezinha de 25 mil habitantes localizada na região Abruzos, o mesmo território atingido pelo trágico terremoto de abril de 2009.

Conhecida principalmente por ser a terra natal do papa Inocêncio 7º e do poeta Ovídio Nasone – um dos expoentes da Roma clássica -  e também por ser o maior produtor italiano de "confetti" (amêndoas açucaradas), Sulmona está situada a 146 km de Roma. Acredita-se que o local tenha sido fundado por Solimo Frigio, companheiro de Aeneas, fugitivo de Troia e que durante séculos a cidade tenha sido alvo de invasões bárbaras e saques. Somente com a chegada dos Svevi e de Frederico 2º a pequena Sulmona assumiu um papel político de relevância.

Para os turistas menos apressados, Sulmona é um daqueles lugares que reserva agradáveis surpresas e monumentos de diferentes períodos históricos que, juntos, criam uma harmoniosa arquitetura local. Um exemplo é a sua Porta Romana, uma das antigas entradas da cidade, restaurada em 1429.

O maior orgulho de Sulmona é o chamado Palazzo Annunziata. Erguido a partir de 1413 e reconstruído depois do terremoto de 1706, o edifício é uma síntese da arte gótica, renascentista e barroca. No passado, o Palazzo era um hospital e, em sua ala nobre, residência do magistrado local. Hoje, no entanto, é sede o Museo Civico, da Pinacoteca d'Arte Moderna e da Camerata Musicale, abrigando antiguidades, obras de arte e peças de ourivesaria.

Outro imponente monumento é a catedral de San Panfilo, erguida sobre um antigo templo romano e quase destruída pelo terremoto de 1706. Sua entrada principal foi projetada em 1391 por Nicola di Salvitto e o seu interior é repleto de afrescos de 1400. A igreja de San Francesco della Scarpa, na Piazza del Carmine, também não fica atrás em matéria de beleza. Erguida pelos franciscanos, possui um portal construído no século 13 e uma cenográfica fachada tardo-gótica.

Para aqueles que visitam uma cidade com a intenção de voltar no tempo, Sulmona também oferece um aqueduto medieval de 1256 e perfeitamente conservado. O local é um dos cartões-postais mais famosos daquela região.

  • IAT Sulmona/Divulgação

    Os "confetti" de Sulmona se diferenciam daqueles produzidos em outras partes do mundo porque são preparados sem nenhuma dose de farinha ou amido

Outras atrações que merecem uma visita são a igreja de Santa Maria della Tomba - com seu sino de 1313 -, e construções históricas como o Palazzo Sanità, antiga propriedade da família nobre homônima, e o "Palazzo" medieval de Vico dei Sardi.

Além de encher os olhos com a arquitetura local, os turistas que passam pela cidade durante a Páscoa poderão acompanhar a chamada "Processione del Cristo Morto", durante a Sexta-Feira Santa, ou "La Madonna che scappa in piazza" (Nossa Senhora que foge na praça). Essa representação sacra, que acontece  durante o domingo de Páscoa, prevê que um grande número de fiéis corra com a estátua da Madre Addolorata na direção da imagem do Cristo ressuscitado, enquanto o manto da santa cai no chão e dezenas de pombas invadem o céu. Já durante o último domingo de julho acontece a Giostra Cavalleresca, uma competição precedida por um desfile com personagens históricos.

Para os mais gulosos, Sulmona e a região dos Abruzos é famosa pelos vinhos Montepulciano e Trebbiano di Abruzzo e Cerasuolo, pelo açafrão e pela pasta alla chitarra - macarrão bem fino feito manualmente com um acessório que lembra as cordas de um violão.

Mais informações:
Abruzzo Promozione Turismo
Corso Ovidio, 208 (Sulmona)
Tel. (0039) 086 453 276
www.abruzzoturismo.it