Topo

Transformers ganham atração com simulação em 3D na Universal de Orlando

Mônica de Souza

Do UOL, em Orlando (EUA) *

21/06/2013 12h21

Tapete vermelho, convidados ilustres, um show pirotécnico e a animação de uma legião de fãs marcaram a cerimônia de inauguração da atração "Transformers: The Ride 3D", no Universal Studios Florida na manhã desta quinta (20). Nem mesmo o sol forte foi capaz de desanimar a multidão aglomerada para ver o desfile de celebridades e executivos do parque, indo ao delírio com a chegada dos gigantes Optimus Prime e Bumblebee.

Na sequência, chegaram os atores Peter Cullen (voz do líder dos Autobots, Optimus Prime) e Frank Welker (voz do personagem Megatron, figura máxima dos Decepticons). E a grande surpresa ficou por conta da presença do cineasta Steven Spielberg.

O espetáculo foi formatado como as superproduções de Hollywood e agradou não só os apaixonados pelo filme, mas todos os visitantes do parque, com explosões, fogos de artifício e show aéreo.

O clima de blockbuster é o mesmo da nova atração - uma divertida aventura, fazendo uso da mais moderna tecnologia e que agrada até mesmo quem sequer assistiu aos filmes. Trata-se de um simulador com imagens 3D de alta definição, bastante realista, em que os visitantes são recrutados para uma guerra entre os Autobots e os Decepticons. A sobrevivência da Terra depende do resultado dessa batalha.

"A ideia era fazer com que a pessoa se sentisse parte do filme", explica Mark Woodbury, presidente da Universal Creative. Ele conta que para alcançar este realismo foi fundamental a ajuda de Michael Bay (diretor dos filmes) e de Steven Spielberg (consultor da Universal Creative). "Eles participaram ativamente do projeto e trouxeram ótimas ideias. São grandes pensadores, muito detalhistas e perfeccionistas", acrescenta.

O projeto levou apenas um ano, um prazo muito rápido para uma atração deste porte. "Nosso maior desafio foi a complexidade dos personagens, difíceis de trazer para a realidade, pois são robôs gigantes”, revela Woodbury. A solução foi trabalhar com enormes telas que chegam a 18 metros de altura.

"Transformers: The Ride 3D" já é sucesso nos parques dos estúdios em Cingapura e na Califórnia e a versão de Orlando tem tudo para seguir esse caminho. A fórmula foi mantida e pequenas melhorias foram feitas, principalmente em termos de resolução das imagens. "É uma atração tão perfeita que evitamos mexer", finaliza Woodbury.
 

* A jornalista Mônica Aparecida de Souza viajou a convite do Universal Orlando Resorts.