Topo

Gatos, gibis e descontração nos cafés de Seul, na Coreia do Sul

Nell McShane Wulfhart

New York Times Syndicate

01/05/2013 08h02

Excesso de horas de trabalho, apartamentos minúsculos e muito estresse: essas são características da vida em Seul, cujo lema bem poderia ser: "Aviso aos recém chegados: esqueçam o que é sono". Não é à toa que há inúmeros cafés espalhados pela cidade, que permitem que as pessoas, exaustas, se reúnam num local nem muito pessoal (em casa), nem muito formal (no escritório), para relaxar e encontrar os amigos. Embora as franquias impessoais sejam muitas, é cada vez maior o número de casas diferenciadas, que satisfazem não só a paixão coreana pela cafeína, mas por tudo que seja tendência, engraçadinho ou ambos. Charmosos, exóticos e, às vezes, até bizarros, esses locais personificam a sensibilidade peculiar da Coreia do Sul.


Hello Kitty
58-2, Myeongnyun 4-ga, Jongno-gu
82-2-744-6570
Além de cobrir os cappuccinos com a carinha da gatinha famosa em chocolate em pó, essa rede local também vende sua versão em pelúcia vestida de hanbok, o tradicional vestido coreano.

Cat Café
36-1, Myeongnyun 2-ga, Jongno-gu
82-2-766-3123
godabang.com
Cerca de vinte gatos vivem nesse café imaculadamente limpo. Quem curte um bichano, mas não tem espaço para criar um em casa, pode se divertir brincando com os animais e/ou fotografando-os enquanto beberica um café.

Cafe Comics
7, Myeongnyun 4-ga, Jongno-gu
82-2-747-6708
Montada num porão, a casa tem em prateleiras deslizantes milhares de gibis à disposição dos clientes, que podem se acomodar nos sofás e poltronas para beber café e ler horas a fio. Estátuas de vários super-heróis complementam a decoração.

General Doctor
362-1, Seogyo-dong, Mapo-gu
82-2-322-5951
www.generaldoctor.co.kr
Esse café com jeitão retrô na verdade é a sala de espera de um consultório que fica no andar de cima, criado para fazer os clientes se sentirem à vontade e cercados de amigos. Móveis no melhor estilo anos 60, peças de Lego e alguns gatos dão ao lugar um jeitão bem informal.

Princess Diary
54-9, Ewha B/D, Daehyeon-dong, Seodaemun-gu
82-2-313-3323
Aberto por uma ex-estilista de vestidos de noiva, essa casa recebe principalmente grupos de garotas e casais que gostam de se fantasiar. Os clientes podem escolher entre vestidos de casamento ou de festa (e smoking para os homens), arrumar o cabelo, fazer a maquiagem e – é claro – tirar fotos.