Topo

Cidade das Torres, San Gimignano é um dos muitos tesouros da Toscana

Anelise Sanchez

Do UOL, em San Gimignano, na Itália

03/04/2013 08h01

A pequena, mas encantadora, San Gimignano é uma das localidades que, se pudéssemos, transformaríamos em uma miniatura e a levaríamos para casa. Não por acaso, uma das primeiras coisas que se notam ao visitar a cidade é a incrível quantidade de turistas estrangeiros que aventuram-se pelos seus becos. Pessoas de inúmeros países que escolheram esta parte da Toscana como ponto de partida para conhecer melhor as tradições italianas.

Basta um breve passeio pelo centro histórico da cidade para entender por que San Gimignano é considerada um tesouro artístico e arquitetônico, conquistando assim o título de patrimônio da Unesco.

Localizada na província de Siena, a cerca de 280 km da capital italiana, San Gimignano foi sede de um povoado etrusco no período helenístico (séculos 3 e 2 a.C) e desenvolveu-se rapidamente durante a época medieval. Em 1199, deixou de ser um feudo do bispo de Volterra, declarando-se independente, mas em 1934 foi submetida ao controle da república fiorentina.

A pequena San Gimignano está situada sobre uma colina de 334 metros e, até hoje, é conhecida como a cidade das torres. Alguns historiadores acreditam que, na Idade Média, 72 delas dominavam a paisagem local, mas apenas 14 foram oficialmente preservadas até hoje. A mais antiga é La Rognosa, que tem mais de 50 metros de altura e que, no passado, era utilizada como prisão, enquanto que a mais alta, com 54 metros de altura, é a chamada Torre Grossa, localizada na Piazza Duomo, ao lado do Palazzo Nuovo del Podestà.

Muitos consideram San Gimignano como a Manhattan da época medieval e é por esse motivo que olhar para o alto é um dos melhores programas da cidade.

No passado as torres eram a evidente demonstração da potência econômica de San Gimignano e eram utilizadas como habitação. Geralmente, no térreo permaneciam as lojas de seus proprietários, enquanto o primeiro andar hospedava os quartos e, os últimos, a cozinha.

No entanto, as torres não são a única atração da cidade. Um dos edifícios mais representativos de San Gimignano é o Palazzo Pratellesi, complexo arquitetônico construído entre os anos 300 e 400 que hoje abriga biblioteca municipal.

Outros pontos de interesse para os visitantes são os restos da fachada da igreja de São Francisco e o Duomo da cidade (Collegiata) , repleto de afrescos como a história do Velho e do Novo Testamento.

As praças e as lojas da cidade também merecem ser visitadas. A chamada praça da cisterna, bem no centro de San Gimignano, é um daqueles lugares que, por sua perfeição, poderia ser um set cinematográfico. Enquanto a praça com o Duomo ainda é o centro político e religioso da cidade, a Piazza della Cisterna, com o seu poço projetado em 1287, é o principal ponto de encontro de turistas e moradores. Ali, muitos visitantes costumam jogar moedas, repetindo a tradição da Fontana di Trevi, em Roma, e fazer uma pausa para um sorvete italiano ou um café expresso.

Na mesma praça encontra-se uma premiada "gelateria" italiana que, a qualquer hora do dia, é facilmente reconhecível por uma longa fila de clientes.

Ainda no centro histórico, um passeio pelas lojas de artesanato e especialidades gastronômicas é algo imperdível. Peças de couro, cerâmica e madeira, finos artigos de papelaria, vinhos, azeites, açafrão, o doce típico -chamado panforte- e o macarrão tipo "pici", mais largo que o spaghetti, são algumas das especialidades locais.

Para os amantes dos vinhos e da gastronomia toscana, vale a pena lembrar que em San Gimignano são organizados passeios turísticos para observar como são fabricados os vinhos da região, conhecer os castelos e fortalezas toscanas ou aprender alguns dos segredos da culinária italiana. Para participar dessas atividades, basta solicitar mais detalhes nos hotéis da cidade ou no centro de informações turísticas.

A paisagem ao redor de San Gimignano também é de tirar o fôlego porque dali podem ser avistados longas colinas verdes, repletas de ciprestes, pés de oliveiras e parreiras, assim como outros cenários como aqueles fotografados nos melhores cartões-postais da Toscana. Impossível não comprar e enviar pelo menos um deles, para despertar uma pequena e saudável dose de inveja em amigos e parentes.

  • Anelise Sanchez/UOL

    Ao amanhecer, a luz do sol torna San Gimignano um espetáculo ainda mais fascinante

Escritório de Informações Turísticas
Piazza del Duomo, 1 - San Gimignano
Tel: 0577 940008
info@sangimignano.com