Topo

Aproveite o melhor da culinária em Praga, na República Tcheca

Evan Rail

New York Times Syndicate

31/03/2013 08h02

Se há uma prova de que Praga realmente cresceu, sem dúvida é através de seu cenário gastronômico, continuamente em expansão. Após a Revolução de Veludo, os melhores restaurantes eram voltados, em sua maioria, para os estrangeiros, com preços geralmente fora da realidade local e serviço para lá de afetado – com direito a garçons de luva e casaca e apresentação extremamente formal. Entretanto, a cidade vem crescendo e isso fez com que sua culinária florescesse. Paradoxalmente, as casas mais requintadas se tornaram bem mais informais.

A maior diferença parece ser no restaurante da filial tcheca do Hotel Four Seasons, na Cidade Velha, que era conhecido como Allegro quando comandado por um chef carismático, Vito Mollica, e ganhou sua primeira estrela do guia Michelin em 2008. Sob a supervisão do antigo sous-chef de Mollica, Richard Fuchs, e todo reformado, reabriu no início de 2012 como Cotto Crudo (Veleslavinova 2a; 420-221-426-880; cottocrudo.cz).

  • Michal Novotny/The New York Times

    Richard Fuchs, chef do CottoCrudo, em Praga, na República Tcheca

Quando estive lá para almoçar, as coisas estavam mais lentas do que me lembrava, mas no bom sentido: em vez da entrega sincronizada de pratos, o serviço estava mais tranquilo, os preços, mais baixos e a decoração mais aberta e moderna. Acho que deve ser o único lugar na Europa Central com um "mozzarella bar", estoques de mozzarella de búfala, "ciliegine di bufala" e "burrata", além de "prosciutto cinta senese" e outros embutidos saborosos, todos com a opção de serem servidos como tapas ou aperitivos. O executivo veio com polvo assado apimentado com cotechino no molho à putanesca e bochecha de boi suculenta cozida no vinho barbera a um preço justo: dois pratos por 390 coroas tchecas, ou cerca de US$ 20.

Encontrei uma dinâmica semelhante no La Bottega (Platnerska 11; 420-222-233-094; labottega.cz), não muito longe do Charles Bridge, na Cidade Velha, o terceiro endereço na cidade de um de seus chefs favoritos, Riccardo Lucque. Embora seus restaurantes anteriores fossem mais sofisticados, o deste ano está mais com cara de rotisserie, vendendo ingredientes como azeites, massas, vinho e legumes, além de pizzas, tortas e refeições já prontas. Com uma fatia fofinha de focaccia e uma bela salada de salsão cremosa, caminhei um quarteirão, até o Vlatava Embankment, encontrei um banco vazio e desfrutei de uma refeição barata, mas excelente - e ainda apreciando a vista do castelo.

O grande interesse na boa comida significa que até os locais mais simples têm boas ofertas. Locais que antes ofereciam comida barata, mas medíocre – imagine num prato cheio de repolho cozido e algum embutido de segunda – hoje mantêm bons preços, mas excelentes opções. A confeitaria meio empoeirada na Cidade Velha onde eu comprava meus sanduíches fechou; em compensação, em seu lugar há uma cafeteria, a Standard Café (Karoliny Svetle 23; 420-606-606-806;standard-cafe.cz), com sopas saborosas e composição própria de grãos.

O que antes era uma floricultura simples agora virou um balcão para almoços rápidos, o Bistro 19 (Karoliny Svetle 19; 420-776-797-242;no19.cz), com opções caseiras, como frango assado e ratatouille.

Desde março de 2011 a loja de departamentos da Narodni Trida esconde o aconchegante Bohe(my)a Rooftop Cafe (Narodni 26; 420-601-390-025;facebook.com/Bohemyabar), que serve hambúrgueres, babaganuche e outras delícias mediterrâneas.

Em Karlin, numa mesma rua você pode encontrar uma tigela fumegante de noodles apimentados no Red Hot Chilli (Krizikova 67; 420-607-780-717), tomar café tirado numa Chemex no Muj Salek Kavy (Krizikova 105; 420-222-981-874;mujsalekkavy.cz) antes de fechar com chave de ouro com uma garrafa ou duas no Veltlin (Krizikova 115; 721-853-482;veltlin.cz).

Na Cidade Velha, o segredo é andar com os olhos bem abertos porque é fácil passar batido por lugares novos como o Vzorkovna (Bartolomejska 13) ou o Pivovar U Tri Ruzi (Husova 10; 420-225-226-650;u3r.cz).