Site monitora tráfego aéreo mundial em tempo real; veja imagens

Do UOL, em São Paulo

O grande movimento de pessoas nos saguões dos aeroportos brasileiros te assusta? Para muita gente, é um alívio conseguir entrar em seu avião e ver, no momento em que ele decola, o caos dos terminais de embarque e desembarque ficando para trás.

O que poucos imaginam é que, no céu, existe um cenário ainda mais frenético (porém mais organizado). É isso pelo menos o que mostra o site FlightRadar24, que, utilizando uma tecnologia chamada ADS-B, consegue monitorar parte do tráfego aérea mundial em tempo real (atualmente, segundo a Associação Internacional do Transporte Aéreo, são cerca de 80 mil aeronaves decolando por dia em todo o planeta).

O FlightRadar24 ainda não tem capacidade para acompanhar todos os voos realizados no globo, mas, em seu mapa-múndi, é possível enxergar até sete mil aviões em movimento ao mesmo tempo. E a visão impressiona: é quase impossível distinguir na tela os territórios dos Estados Unidos e da Europa, tamanha a movimentação de aeronaves sobre estas regiões.

No site também aparecem aeronaves monitoradas pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA): são os aviões de cor laranja.

Ao clicar sobre uma das aeronaves, o internauta pode saber diversas informações sobre seu voo, como aeroporto de origem, companhia aérea responsável pela operação, número do voo, modelo da aeronave e a altitude em que ela viaja.

Para conhecer melhor o trabalho do site, acesse: www.flightradar24.com

E abaixo, veja um vídeo feito pela Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique que reproduz, em alta velocidade, 24 horas do trafégo aéreo mundial:

Últimas de Viagem

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos