Topo

Maioria dos turistas gasta menos de R$ 5 em visita a favela carioca

Do UOL, em São Paulo

13/02/2013 19h55

A maioria dos turistas que visita o Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, não gasta no local mais do R$ 5, informa pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério do Turismo brasileiro. O dado faz parte de um levantamento que identifica o perfil do público que realiza passeios na comunidade carioca, monitorada por uma Unidade de Polícia Pacificadora desde 2008 e famosa por haver sido cenário do clipe “They Don´t Care About Us”, de Michael Jackson.

  • Paula Giolito/Folhapress

    Estátua de Michael Jackson decora laje do Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro

De acordo com a sondagem, feita com 400 pessoas, 81% dos visitantes não gastam no morro, individualmente, mais do que R$ 10 (61% dos quais gastam na visita menos de R$ 5). Entre os entrevistados que não compraram nada, 40,6% considerou a oferta de produtos pequena e 11,6% reclamaram da falta de higiene.

Uma das conclusões da pesquisa é que, para que os gastos dos turistas aumentem, é preciso haver mais qualificação no atendimento aos visitantes. O desconhecimento de um segundo idioma foi apontado, pelos próprios moradores da comunidade, como um empecilho para atender melhor os forasteiros. 

O levantamento não leva em conta, porém, o custo do tour que leva as pessoas até o morro (e que geralmente é realizado por agências especializadas). O passeio no Santa Marta vendido pela empresa Jeep Tour, por exemplo, custa R$ 105 por cabeça. Já os roteiros realizados por Thiago Firmino (famoso guia turístico da comunidade) saem a partir de R$ 50.

Entre os pontos visitados estão a laje em que Michael Jackson filmou seu clipe, o espaço “Lajão Cultural” e a trilha que chega ao Mirante Dona Marta, com vista para o Cristo Redentor. Em alguns pacotes, os turistas podem até fazer e empinar pipas nas lajes da favela.

Aprovação e insegurança

Apesar de ainda deixar pouco dinheiro no Morro Santa Marta, a maioria dos turistas aprovam a visita à comunidade. Segundo a pesquisa, cerca de 57% deles recomendaria o passeio a amigos. A origem dos visitantes, por sua vez, é diversificada: eles vêm principalmente da Europa (42,2%), Oceania (15,3%) e América Latina (14,2%). Sua idade média é de 40 anos e sete em cada dez deles estão no Rio de Janeiro a lazer.

Quase 28% dos entrevistados, porém, considerou a cidade insegura.

Para tours no Morro Santa Marta: http://favelasantamartatour.blogspot.com.br / www.jeeptour.com.br