Topo

Longe das compras e do neon, Miami revela seu lado mais artístico

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Miami *

11/01/2013 08h02

Outlets com preços competitivos, famosa vida noturna e uma agitada avenida beira-mar que costuma atrair todos as tribos. Entre tantas atrações mundanas, Miami parece mesmo não ter tido tempo para as atrações sublimes voltadas para as artes.

Porém, quem deixa de lado a busca descontrolada por promoções e sacolas cheias, traz na bagagem uma infinidade de experiências artísticas que, de longe, lembram certos atrativos artificiais de um dos destinos mais visitados em todo o estado da Flórida, no sul dos Estados Unidos.

Uma das atrações mais recentes, inaugurada há pouco mais de um ano no Miami Design District, são os muros grafitados de Wynwood. Lançado durante a tradicional Art Basel de 2009, em Wynwood, bairro descolado a noroeste da cidade, o espaço abriga 15 murais assinados por 23 artistas  de fama internacional, como os brasileiros Os Gemeos e Nunca.

O que era uma área perigosa da cidade, evitada até pelos moradores locais, transformou-se em um descolado atrativo com 70 galerias e lojas de design que ganharam a (agradável) companhia de trabalhos feitos em muros realizados por artistas como Aiko, do Japão e Stelios Faitakis, da Grécia.

Os muros, que ficam ainda mais interessantes com a iluminação direta noturna, é uma parceria entre uma galeria de arte e uma empresa especializada na restauração de bairros em declínio.

A região abriga também o Gallery Walk, um evento em que as galerias locais abrem suas portas até altas horas da noite, no segundo sábado de cada mês, e formam um animado corredor cultural com exposições de artes, comida contemporânea e música.

O local ainda abriga gastronomia bem elaborada com preços justos como o descolado Joey’s Restaurant e sua cozinha italiana, e o Wynwood Kitchen and Bar, restaurante de pratos contemporâneos bem ao lado dos muros grafitados.

Da próxima vez que voltar ao destino, não se esqueça que, bem além das inevitáveis compras e do neon, Miami brilha em outros setores.

Wynwood Walls
2nd Avenue e 25th Street
De qua. a sáb., do meio-dia às 20h. Entrada grátis.

Miami Design District
A maior concentração de galerias e lojas de design se encontra na NW 2nd avenue, entre as ruas 20th e 36th.
www.miamidesigndistrict.net

Joey’s Restaurant
2506, NW 2nd Avenue.
Tel: (305) 438-0488.
www.joeyswynwood.com

Wynwood Kitchen and Bar
2550, NW, 2nd Avenue.
Tel: (305) 722-8959
www.wynwoodkitchenandbar.com


* O jornalista viajou a Miami a convite da TAM e do Greater Miami Convention & Visitors Bureau