Topo

Bairro de Santiago, no Chile, recria a própria imagem com novas lojas e galerias

Paula de la Cruz

New York Times Syndicate

22/12/2012 08h05

O Barrio Italia, um bairro na região oeste de Santiago que já foi cheio de fachadas monótonas, foi construído como uma alternativa aos precários cortiços que pontuavam a capital chilena no início do século 20. Após chegar da Itália, membros da família Girardi abriram uma fábrica de chapéus na beira norte do distrito, na década de 1910, dando à área seu pulso comercial e seu nome.

O Barrio Italia cresceu continuamente como uma região de classe média para imigrantes italianos e espanhóis, que frequentemente administravam negócios nas fachadas de suas casas. Gradualmente, a fábrica Girardi reduziu sua força de trabalho, e as famílias se mudaram. Oficinas de mobiliário e lojas de antiguidades logo ocuparam os armazéns vazios em meio a fileiras de residências abandonadas chamadas de "cites", transmitindo um estranho visual de "era da depressão" que durou até o início deste século.

Nos últimos anos, designers e artistas vêm transformando as cites em galerias ecléticas. A reinauguração do prédio Girardi como um centro cultural, em 2013, promete atrair negócios mais inovadores.

A seguir, dicas rápidas de algumas empresas na vizinhança:

Thala por Isabel Cid (Calle Rengo 1007; 56-9-128-9844; thala.cl). Os visitantes dessa loja de papel feito à mão podem aprender o processo de fabricação de papel, começando pela celulose. "Eu monto oficinas nas calçadas", disse Isabel Cid. "O processo de trabalhar com água e cores é completamente relaxante, e os resultados são absolutamente inesperados."

Fuente de Soda Rapa Nui (esquina de Calle Infante com Los Jesuitas). Essa clássica taverna da década de 1940 é parte integrante do patrimônio do bairro. Moradores se reúnem para assistir a partidas de futebol enquanto saboreiam petiscos. Interaja com os locais comendo uma chorrillana (lombo servido com ovos mexidos e batatas fritas) para ficar sabendo de festas secretas após a meia-noite.

Casa de Oficios (Alfredo Rioseco 290; 56-7-569-4874; casadeoficios.cl). Essa grande e arejada oficina se dedica a ensinar ofícios  tradicionais como encadernação, crochê e fabricação de sapatos. A casa abriga um jardim onde são servidos chá e café durante os intervalos.

Bravo! (Avenida Italia 975; 56-2-785-0981; bravo.io). Esse estúdio segue os passos de carpinteiros e restauradores que estabeleceram suas lojas em armazéns esvaziados na década de 1970. Seus designs "clean" são construídos com madeiras locais e baseados em clássicos, como poltronas de mosteiros em estilo colonial.