Topo

Em "Viajante Chic", Gloria Kalil dá dicas práticas e de etiqueta para turistas

Gloria Kalil lança o livro "Viajante Chic" - Miro/Divulgação
Gloria Kalil lança o livro "Viajante Chic" Imagem: Miro/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/12/2012 08h10

A primeira impressão ao se deparar com o novo livro da Gloria Kali pode ser de estranhamento. Afinal, a maioria das pessoas conhece mais o lado fashion da jornalista, empresária e consultora de moda, seja pelos seus livros anteriores ou pelo quadro que fazia no programa "Fantástico" da Globo, onde dava dicas de moda e etiqueta para situações diversas. Por isso, o título “Viajante Chic” pode parecer ser um guia de estilo, moda e afins para turistas.

Mas não se engane, a publicação vai muito além. Chegou a vez de falar sobre turismo e viagens e a autora consegue abordar o tema de forma didática, prática e bem completa. Ela não se limita a um só viés: fala de etiqueta e moda, mas também de procedimentos típicos de uma viagem, em aeroportos, em cruzeiros, ao fazer a mala e ao reservar um hotel.

O livro é um verdadeiro “passo a passo” para viajantes e reúne dicas sobre planejamento, escolha da companhia (amigo, parente ou cônjuge), o que se deve levar em conta ao fechar com uma agência, check-in e preenchimento de formulários da Polícia Federal (há exemplos de fichas no livro explicando item por item o que deve ser respondido) e observações sobre o dia a dia em uma viagem (escolha de passeios e restaurantes, como fazer compras etc).

Além de compartilhar suas histórias pessoais, há também relatos de outras pessoas sobre cada item do livro, que servem de exemplo e inspiração para quem estiver lendo. As histórias foram colhidas em seu site, onde seus leitores puderam enviar suas experiências.

O livro é dividido em categorias como "No Ar", "No Mar" e "Em Terra" e no último capítulo ("De Malas Prontas"), ela disponibiliza diversas listas com o que deve ter em sua mala de viagem de acordo com a situação ou o seu perfil (praia, inverno, campo, com crianças, homem, mulher).

  • Divulgação

Com linguagem simples e direta, quem lê “Viajante Chic” tem a sensação de que está conversando com a autora pessoalmente. Muito dos conselhos inseridos no livro são de cunho comportamental e todos bem divertidos. Se por acaso quem estiver lendo nunca agiu de acordo com alguma situação exposta no livro, com certeza conhece alguém que já o fez. Essa identificação garante o sucesso da publicação.

Viajante chic
Autora: Gloria Kalil
Editora: Agir
Número de páginas: 168
Preço sugerido: R$ 29,90 (brochura) / R$ 49,90 (tipo moleskine)