Topo

Viaje entre falésias, coqueiros e mirantes pelo litoral sul da Paraíba

Rafael Illuminato

Do UOL, na Paraíba *

05/11/2012 08h08

Não são só areias, águas e ondas. O litoral sul paraibano reserva belos cenários, com recortes que incluem falésias e mirantes. Coqueiros e muito vento, para trazer aquele charme a mais no cartão postal, dão a pincelada final. No caminho, para quem vem da capital João Pessoa, plantações de mangaba, caju, abacaxi e melancia colorem a viagem.

A primeira parada é Gramame, na divisa entre o município de Conde e a capital do Estado. É aqui onde o rio, que dá nome à praia, desemboca no oceano e as águas doce e salgada se encontram, ali mesmo, pertinho do banhista. Aproveite a ocasião para nadar ora no rio, ora no mar, mas cuidado com a correnteza formada pelo encontro das águas.

A praia é moradia de pescadores. Embora muito procurado por turistas, uma caminhada de pouquíssimos metros leva a um vilarejo constituído por casas de madeiras, onde redes de pesca penduradas nas varandas e espalhadas por toda parte elevam seguramente a simpatia da pequena região.

Divide a atenção com o sol um pequeno habitante local. É o caranguejo-uçá, que pode ser admirado vivo e, por mais estranho que possa parecer, domesticado pelo dono, proprietário de um dos bares gramamenses. O animal vai tanto para o prato do cliente quanto para o flash de fotos posadas.

Pouco distante dali está a Praia do Amor, já na cidade de Conde, distrito de Jacumã. Aparentemente praia selvagem, uma atração peculiar é responsável pelo aparecimento momentâneo e numeroso de turistas ao longo do dia. Muitas vezes alvoroçados, são trazidos pelo guia local especificamente para conhecerem uma rocha vulcânica em forma de arco.

A pedra traz uma lenda, que, contam os guias, vem dos índios potiguaras que habitavam a região nos tempos antigos. Segundo a história, casais que passarem de mãos dadas através do arco terão a união selada para sempre.

Um bronzeado sem marcas

Trata-se de uma área demarcada, uma praia coberta por uma mata densa e falésias altas e íngremes, onde só entram pessoas autorizadas. O acesso é restrito e deve atender a requisitos básicos: nada de roupas.

Nesta região de Tambaba, instituída oficialmente como uma praia de naturismo, só pelado mesmo. A entrada é garantida para casais e mulheres. Homens desacompanhados ficam do lado de fora. Nesta praia de areias avermelhadas e brancas, ainda há uma pousada. Nem mesmo nela é permitido o uso de biquínis ou sungas.

Um pouco distante da capital João Pessoa, a mais paradisíaca e talvez por isso uma das mais procuradas pelos visitantes - aqui devidamente vestidos - é a Praia de Coqueirinho, dividida por uma grande falésia em Coqueirinho 1 e Coqueirinho 2. Estas formas geográficas são inúmeras na região, assim como em diversas praias do litoral paraibano. Durante o período que antecede o pôr do sol, reserve um espaço de tempo para fazer uma caminhada descompromissada e admirar a cor vibrante e bonita que as grandes escarpas adquirem.

Coqueirinho é boa para agradar a diferentes gostos. Em alguns pontos, suas águas claras contam com ondas leves e arrecifes. Em partes de mar mais aberto, as ondas fortes são propícias para o surfe. Pesca submarina e mergulho são também praticados no local.

Para comer, a pedida, como é de se esperar, são frutos do mar. No restaurante Canyon de Coqueirinho, lagostas fresquíssimas saem da cozinha com frequência no horário do almoço. O destaque fica por conta do prato de Siri Mole, gostoso para ser saboreado como petisco. Na bebida, vá de Caipirinha de cajá.

  • Rafael Illuminato/UOL

    Praia do Amor, é um dos destinos que surpreendem em uma viagem pelo litoral paraibano

Siga seu caminho - ou desça aonde o motorista parar

Logo na manhã bem cedo na PB008, estrada que liga João Pessoa às praias do sul da Paraíba, vans e bugues carregados de turistas que desejam conhecer esta parte das belezas litorâneas do Estado são vistos às pencas.

Esta com certeza não é a melhor maneira para quem deseja conhecer com tranquilidade algumas das mais bonitas praias do Nordeste, mas é uma das mais praticadas por quem vai à Paraíba com um pacote turístico ou contrata um receptivo local.

A indicação, para quem não quer seguir um roteirinho pré-programado ou ter mais privacidade, é alugar um carro em João Pessoa e seguir viagem conforme sua vontade. A desvantagem, neste caso, é a falta de um guia para indicar pontos-chave, como mirantes no decorrer do caminho, muitas vezes escondidos e sem sinalização.

Se a ideia for alugar um carro, a dica é munir-se de informações de acordo com o perfil de viagem procurada. O mesmo vale ao contratar um turismo receptivo: pergunte como é o roteiro e que linha ele segue. Informar-se com passageiros que já seguiram viagem pode servir de garantia. O entorno cuida facilmente do resto.

Veja abaixo opções de hospedagem no litoral sul paraibano, agências que trabalham com turismo receptivo e locadoras de veículos no aeroporto da capital:

Dirija Rent a Car
Filial no aeroporto
Tel.: (83) 3227-0776

Localiza Rent a Car
Aeroporto Castro Pinto
Tel.: (83) 3232-1130

Hospedagem

Pousada Aruanã
www.aruanapousada.com.br

Mussulo Resort
www.mussulobymantra.com.br

Hotel Pousada Corais de Carapibus
www.coraisdecarapibus.com.br

Hotel Viking
www.hotelviking.com.br

Pousada Enseada do Sol
www.enseadadosol.com.br

Agências receptivas

Cliotur
Av. Almirante Tamandaré, 310, loja 4
Tel.: (83) 3247-4460
www.cliotur.com.br

Brunettur
Av. Maria Elizabeth, 38, sl 201, Cabo Branco
Tel.: (83) 3226-5800
www.brunettur.com.br

Luck
Av. Antônio Lira, 458 – Tambaú, João Pessoa - PB
Tel.: (83) 3219-8800
www.luckreceptivo.com.br

Rogetur
Rua Dep. Barreto Sobrinho, 477, Tambiá
Tel.: (83) 2106-6900
www.rogetur.com.br

Schwermann
Av. Edson Ramalho, 100, Sl 210, Empresarial Tambaú
Tel.: (83) 3247-1191