Topo

Conheça Banff, a cidade canadense que parece ter saído de um conto de fadas

Heloísa Dall'Antonia

Do UOL, em Banff (Canadá) *

20/09/2012 08h00

É impossível conhecer Banff, na província de Alberta, a quase 135 quilômetros de Calgary, no Canadá, e não se apaixonar pela cidade. Cercado por montanhas, esse local - descoberto ao acaso em 1833 - é um dos destinos de férias preferidos dos canadenses.

Banff, no Canadá, parece ter saído de um conto de fadas

As fontes de águas termais são o ponto forte para os turistas do país. Foram elas que, quando encontradas por trabalhadores que faziam uma estrada na localidade, tornaram a cidade famosa e com predisposição para descanso.

O Parque Nacional de Banff, com seus mais de 6.000Km², e patrimônio da Unesco, é onde se concentram os principais atrativos da região. Criado em 1885, foi o primeiro parque nacional do Canadá. Se você tiver sorte, talvez consiga ver, do teleférico, alguns dos ursos que moram na área.

É ali que fica o Lake Louise, de águas azuis criadas a partir do degelo das montanhas a seu redor. Com mais de 2,5km de extensão e 90 metros de profundidade, o local é o cenário ideal para fotos tanto nas estações mais quentes do ano quanto no inverno, quando se transforma em um rinque de patinação no gelo.

Apesar da certeza de que você passará muito tempo admirando o Lake Louise, seja em um passeio de canoa, ou simplesmente observando o local de uma das mesinhas do lado de fora do Fairmont Chateau Lake Louise, vários outros passeios podem ser feitos pela cidade, como andar a cavalo às margens do rio Bow, ou fazer uma trilha de bicicleta para apreciar o nascer do sol nos limites de Banff. Também não deixe subir ao topo da Sulphur Mountain.

O centro da cidade é outro atrativo. Lojinhas dos mais diferentes produtos e restaurantes fazem parte da área, que mostra também muito cuidado com detalhes, seja na limpeza, na preservação de monumentos, ou na visão privilegiada da Cascade Mountain que todos os estabelecimentos proporcionam.


Mais informações
www.banfflakelouise.com

* A jornalista Heloísa Dall'Antonia viajou a convite da CTC (Canadian Tourism Commission).