Topo

Santo Antonio do Pinhal e Cunha, no interior de São Paulo, promovem Festa do Pinhão

Do UOL, em São Paulo

28/04/2012 07h00

Duas cidades do interior paulista estão promovendo eventos culturais e gastronômicos temáticos para o pinhão. A 250 km da capital, Cunha fará a Festa do Pinhão até o dia 6 de maio  e Santo Antonio do Pinhal, próxima a Campos do Jordão e a 170 km de São Paulo, vai abrigar o evento até 13 de maio.

Santo Antonio do Pinhal foi batizada com este nome em homenagem as centenas de araucárias que povoam a região e que, durante o outono e inverno, ficam repletas de sementes e frutos do pinhão – utilizado para elaborar pratos diversos, doces ou salgados.

Na Praça do Artesão, no centro da cidade, diversas barraquinhas de comida típicas feitas com o fruto estarão instaladas. A programação cultural também vai contar com shows, exposições e venda de artesanato local.

Para complementar o evento, os restaurantes do município vão aproveitar para preparar pratos especiais com a iguaria, como truta ao molho de pinhão, risoto de pinhão e torta de uísque com pinhões.

Considerada uma estância climática, a cidade fica a 1.080 metros de altitude em relação ao nível do mar. Destino típico de inverno, o município também oferece atividades esportivas (voo livre, trilhas de bike e corrida) e passeios por jardins, trilhas, cachoeira, fontes, mirantes e uma viagem de bondinho pela região.

Horários
As barracas e a praça de alimentação na Praça do Artesão vão funcionar aos sábados, das 15h às 23h e aos domingos, das 10h às 22h. Já os restaurantes vão oferecer os pratos da festa durante todos os dias da semana seguindo seus respectivos horários de funcionamento.

Mais informações
O turista consegue informações sobre os principais pontos turísticos da cidade, mapas e sugestões de hospedagem na Associação Comercial (ACASAP), que fica na Praça do Artesão e no Centro de Informação Turística, localizado logo na entrada de Santo Antônio do Pinhal. Ou pelos telefones: (12) 3666 1444 / 3666 2595 / 3666 2105 ou pelo site www.santoantoniodopinhal.sp.gov.br

Cunha

No caminho entre Guaratinguetá (SP) e Paraty (RJ), o município de Cunha tem abundância dessa semente nessa época do ano, chegando a atingir quase mil toneladas nas safras anuais. Com a Festa do Pinhão, a iguaria passa a ser utilizada como ingrediente de receitas diversificadas e inusitadas.

Complementando a festa, o Festival Gastronômico do Pinhão de Cunha inclui 14 estabelecimentos, entre restaurantes e pousadas, que vão preparar pratos específicos a R$ 25 por pessoa. Combinações com peixe, carne bovina, filé de frango e até carne de porco podem ser encontradas nos menus dos participantes do festival. Na Praça Matriz da cidade estão tendo shows e apresentações culturais diariamente.

Mais informações
Secretaria de Turismo de Cunha: (12) 3111-2630 ou no site www.cunha.sp.gov.br