Topo

Vocalista do Planta & Raiz elege Itajaí pra surfar e ouvir reggae

Ana Alice Vercesi

Do UOL, em São Paulo

18/03/2012 07h04

“Eu podia ter um show por mês em Itajaí”, brinca Zeider, vocalista da banda Planta & Raiz. Desde que foi às praias da região de Santa Catarina pela primeira vez para se apresentar, o cantor perdeu as contas de quantas vezes já retornou, e nunca se cansa. Em janeiro, o grupo esteve lá novamente e ele não pensou duas vezes: pegou logo a prancha e correu para as ondas. “Ficamos hospedados pertinho da praia, deu pra curtir o mar”, relembra.

    Situada a 94 km de Florianópolis, Itajaí é conhecida pela praias recheadas de ondas que atraem praticantes de surfe de todo o Brasil, como a praia do Atalaia e a Praia Brava.  O Canto do Morcego, ao norte, é um dos pontos altos da região, garante Zeider: “a gente surfou lá. Tem um paredão de pedras em que as pessoas ficam sentadas, o visual é lindo”.

    A preservação do lugar foi outra coisa que impressionou o vocalista. “Todas as praias são limpas, cristalinas, refrescantes. A galera que frequenta é do reggae, cuida de lá, preza por isso, então é bem bonito”, pontua. Apesar de ser "point" de surfistas, ele recomenda o litoral catarinense também para levar a família. E os shows que a banda faz constantemente na região entregam ainda a infraestrutura local para a vida noturna.

    Em turnê de divulgação do CD de remixes “Planta Adubada”, o Planta & Raiz está acostumado a levar o seu reggae a inúmeras praias brasileiras. E Zeider, que é surfista nas horas vagas, fica de olho no mar a cada parada do grupo. “Quando a gente tá na estrada fazendo show e chega a uma praia, vai na sorte de dar onda, porque o verão não é uma época em que rola muito, mas esse está atípico.”

    • Uma das praias de Itajaí, no litoral de SC

      Uma das praias de Itajaí, em SC

      Ele faz questão de lembrar a necessidade de se respeitar o mar em qualquer viagem litorânea. “Quando você começa a pegar onda, aprende a ficar esperto com o mar. É perigoso, tem correnteza”, alerta. E dá um último conselho: “protetor solar e água de coco também vão bem”. 

      Como chegar

      O aeroporto de Navegantes (47 3342-9200), a 24 km de Itajaí, é o mais próximo. De lá, o acesso se dá por carro, pela BR-101 ou por "ferryboat", pelo rio Itajaí-Açu (47 3319-3234).

      As rodovias BR-101, BR-470, SC-470 e BR-486 chegam até Itajaí. Para quem vai de ônibus, há linhas que partem do terminal rodoviário de São Vicente (47 3241-6500).

      Prefeitura Municipal de Itajaí

      www.itajai.sc.gov.br