Topo

Para Luana Piovani, praia do Sancho é lugar mais bonito do mundo

A atriz Luana Piovani passeia de barco pelo arquipélago de Fernando de Noronha - Divulgação
A atriz Luana Piovani passeia de barco pelo arquipélago de Fernando de Noronha Imagem: Divulgação

Mariana Pastore

Do UOL, em São Paulo

23/01/2012 08h02

  • Arte/UOL

Praia é o “métier” de Luana Piovani, 35. A atriz, que está grávida de sete meses do seu primeiro filho, é sempre fotografada em Ipanema ou Leblon, no Rio, seja na areia, no mar ou no calçadão, fazendo exercícios. Mas sua praia do coração fica a quilômetros de distância, no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco: a praia do Sancho.

“Noronha é um lugar muito especial, vou desde os 17 anos. Sempre que eu levo um amigo ao Sancho, eu peço para entrar no mar, admirar as falésias, aí eu falo para eles: ‘Esse é o lugar mais bonito do mundo’”, conta a atriz.

Para Luana, a praia é de uma natureza “absolutamente ímpar”. Ela explica que o local é de difícil acesso. “Você tem que descer uma ‘escadinha’ formada na própria falésia, que tem um grau de dificuldade 3 na escala Richter”, brinca. “Dá um trabalho... muita gente só vai de barco.”

Por conta da acessibilidade, a praia é mais vazia do que as outras de Noronha, que já são muito vazias, explica a atriz.

Após a temporada de chuvas, que vai de março a agosto, Luana diz que se forma uma queda de água natural nas falésias.

  • Antônio Melcop/Divulgação

    A baía do Sancho é o paraíso de Luana Piovani

“Você está lá, embaixo daquele Sol maçarico, morrendo de calor, caminha até as falésias e toma uma ducha de água doce. É superespecial, parece que Deus está te dando um beijo. Você não acredita que está ali, com o mar na sua frente. E você ainda pode beber água doce e ver golfinhos no fim da tarde.”

Próxima à praia fica a baía dos Golfinhos, um observatório onde as pessoas podem ver os mamíferos nadando. “É um programa imperdível. Acordo às 6h, vou até o observatório e vejo dezenas de golfinhos, lá de longe, entrando na baía”, conta.

Tubarões

Além da beleza natural do Sancho, a atriz cita outros passeios, como as piscinas naturais, o Buraco da Raquel, o forró do Bar do Cachorro e a maré seca na baía dos Porcos ("onde tem tartarugas, milhares de peixes a até tubarões"), perto do morro Dois Irmãos, cartão-postal do arquipélago.

“Mas não precisa se preocupar, os tubarões são bem alimentados morrem de medo do bicho humano”, explica.

 Ela destaca que acha maravilhosa a característica rústica do arquipélago. “Todo mundo só usa chinelo de dedo e não tem glamour nenhum. Tento ir todo ano, como um retiro espiritual, para lembrar como é simples ser feliz com tão pouco.”

Como chegar:

Há pelo menos duas companhias aéreas que oferecem voos regulares para Fernando de Noronha a partir de Recife (cerca de 1h20 de viagem) e de Natal (cerca de 55 minutos). Todos os voos partem apenas das duas cidades. Também há a opção de realizar a travessia do litoral até o arquipélago por embarcações particulares.

Distrito Estadual de Fernando de Noronha

www.noronha.pe.gov.br/