Topo

Setor Santurce de San Juan, em Porto Rico, aspira ser uma meca das artes

PAOLA SINGER

New York Times Syndicate

29/05/2011 09h04

Em uma noite de sexta-feira, as ruas de Santurce, em San Juan, Porto Rico, estavam tomadas por um desfile de jovens de 20 e poucos anos de óculos de leitura de aro grosso, botas retrô e camisetas de edição limitada. Esse público jovem cheio de estilo - atraído por um festival cultural - é uma visão cada vez mais comum nesse bairro de classe operária, sonolento, que nas últimas décadas estava meio abandonado.

  • Humberto Trias/The New York Times

    La Respuesta é um bar decorado com pôsteres de música e super-heróis que recebe exposições de arte e shows de bandas independentes locais, em Santurce , Porto Rico


A apenas 15 minutos de carro de áreas turísticas centrais como a Velha San Juan, Condado ou Isla Verde, Santurce ainda é pontilhada de edifícios baixos degradados, vizinhos de lojas modestas e bares deselegantes à moda antiga. Mas graças à abundância de imóveis a preços acessíveis e encantos rudimentares, nos últimos anos ele começou a atrair espaços de exposição, salas de música e estúdios de design. Esses novos moradores criativos estão dando novo frescor ao bairro, que está começando a disputar com a Velha San Juan o título de distrito das artes.

A cena cultural emergente estava em plena exibição no final do ano passado como parte da do Santurce es Ley, um festival cultural que artistas de donos de galeria locais promovem em intervalos de poucos meses. A poucos passos de um terreno vazio repleto de grafites, com um palco de rock alternativo que era o centro da ação, ficava o C787 Studios (Calle Cerra 734; c787studios.com). O espaço, dedicado ao design experimental, estava com suas paredes cobertas de camisetas peculiares criadas por 17 artistas de todo o mundo. Ela foi uma das sete galerias que permaneceram abertas até bem depois da meia-noite durante o festival.

“Santurce é um lugar ideal para a criatividade”, disse Ángel Alexis Bousquet, um dos fundadores do festival e diretor do C787 Studios, que abriu no final de 2009. “Nós queremos que ele se transforme no distrito de arte e design de Porto Rico.”

Alguns desses espaços de arte têm um estilo excêntrico que lembra mais o Lower East Side de Nova York do que o Caribe. La Respuesta (1600 Avenida Fernandez Juncos; larespuestapr.com) é um bar decorado com pôsteres de música e super-heróis que recebe exposições de arte e shows de bandas independentes locais como Campo-Formio, Tach.dé ou Fantasmes, um quarteto de rock psicodélico recentemente apresentado no programa “Second Stage” da “NPR”.

Outros espaços são mais sofisticados, embora não menos criativos. O Espacio 1414 (1414 Avenida Fernandez Juncos; 787-725-3899; espacio1414.org) exibe a coleção privada do casal cubano Diana e Moises Berezdivin, ávidos colecionadores de arte que contribuíram significativamente para artes visuais da ilha. Instalado em um ex-depósito amplo com três pisos, a coleção inclui obras instigantes de artistas contemporâneos emergentes e consagrados, incluindo o argentino Guillermo Kuitca, cujas pinturas poéticas estão expostas no Tate Modern de Londres e no Museu de Arte Moderna de Nova York, e a artista colombiana Carolina Caycedo, uma participante da Bienal de Whitney de 2006 que é conhecida por suas instalações com grande carga social.

A primeira galeria significativa que abriu na crescente cena de arte de Santurce foi a Petrus (726 Calle Hoare; 787-289-0505; petrusgallery.com), que tem estado na vanguarda da arte contemporânea de Porto Rico desde 2003. Uma escultura distinta de Carmen Ines Blondet - grandes espigões de aço que brotam do chão - marca a entrada de seu edifício branco moderno. A proprietária, Sylvia Villafañe, disse que escolheu o bairro porque a Velha San Juan, que costumava ser a meca de arte da cidade, estava se tornando muito cara e restrita. “Eu adoro o fato de Santurce estar mais ativa agora”, disse ela. “É muito bom ver novos artistas chegarem.”