Topo

Charmoso e bem cuidado, Distillery District oferece entretenimento e gastronomia em Toronto

O Distillery District, em Toronto, abriga também escolas, entre as quais uma de canto e outra de interpretação - Heloísa Dall"Antonia/UOL
O Distillery District, em Toronto, abriga também escolas, entre as quais uma de canto e outra de interpretação Imagem: Heloísa Dall'Antonia/UOL

HELOÍSA DALL'ANTONIA

Enviada especial a Toronto, Canadá *

11/11/2010 21h15

O que os filmes ‘X-Men’, com Hugh Jackman, ‘Chicago’, com Richard Gere, ‘Refém do Silêncio’, com Michael Douglas e ‘A Luta Pela Esperança’, com Russell Crowe, têm em comum? Todos tiveram alguma cena ambientada no espaço de mais de 56 mil metros quadrados que compõem o Distillery District, em Toronto. O local, que nos anos 1990 se tornou a locação de cinema mais utilizada no Canadá, também é o segundo maior set de filmagens fora de Hollywood.

 

Mas não é daí que vem o charme deste complexo. Situado no centro da cidade, o Distillery District abrigava, em 1832, a destilaria Gooderham and Worts, como ainda se vê em diversas sinalizações do terreno. Importante na história de crescimento econômico da cidade e da nação, a empresa se tornou a maior destilaria do mundo. Depois de 153 anos produzindo bebidas alcoólicas - entre as quais uísque e rum -, o empreendimento deixou de funcionar. Alguns anos se passaram, e no final de 2001 toda a área foi comprada pela Cityscape Development da cidade, a fim de restaurar e preservar todo o espaço, conservando o estilo arquitetônico industrial vitoriano que, ainda hoje, é o maior da América do Norte.

  • Heloísa Dall'Antonia/UOL

    IT é uma das esculturas em exposição permanente pelas ruas do Distillery District, em Toronto


Caminhar pelas ruas do complexo, porém, não é apenas um passeio relaxante pela história da cidade. Dez esculturas modernas dão o tom de como o espaço se moldou aos dias atuais. IT, uma das mais interessantes, criada pelo artista Michael Christian, foi inspirada pelo clássico ‘Guerra dos Mundos’, de H. G. Wells. Identificá-la é fácil: com mais de 12 metros de altura, ela dá a impressão de que uma grande aranha de metal está andando pela região. Do mesmo autor, Koilos também é feita de metal e, com seus pouco mais de quatro metros de altura, é alvo certo das câmeras dos turistas.


Área de entretenimento


Os tijolinhos a mostra de todas as paredes do Distillery District abrigam atualmente os mais diferentes empreendimentos. Ali estão 18 lojas, cinco cafés, sete restaurantes, 22 galerias de arte, quatro escolas ligadas às artes e também a sede de 17 companhias artísticas, que promovem com freqüência espetáculos (o calendário de eventos inclui shows, degustações de vinho e mostras de cinema, entre outros). A área ainda comporta quatro condomínios residenciais.

Fechado para a circulação de carros, o terreno é destino perfeito para quem está na cidade e pretende aproveitar um dia pedalando ou apenas andando. A infra-estrutura de serviços, combinada à segurança e ao capricho no cuidado com a área tornam o local ideal para apreciar detalhes que passariam despercebidos em outros lugares, como a entrada de uma loja que vende plantas e itens de jardinagem ou o caminhão antigo ‘estacionado’ em uma das ruas.

  • Heloísa Dall'Antonia/UOL

    Revitallização do local manteve as fachadas originais de cada área da destilaria, incluindo tijolos e alvenaria


Seja provando os cupcakes da Sweet Escape, tomando uma bebida no Balzac’s Coffee, visitando uma das exposições das galerias, ou simplesmente andando de Segway (aquela espécie de patinete elétrico) pelo complexo num dia de sol, não vai demorar para que você se sinta fazendo parte das produções que já utilizaram o Distillery District como cenário.

 

The Distillery Historic District

55 Mill Street – Toronto
Tel: (416) 364-1177
www.thedistillerydistrict.com

Horário de funcionamento
Segundas, terças e quartas das 10h às 19h; quintas, sextas e sábados das 10h às 20h e aos domingos das 11h às 17h


* A jornalista Heloísa Dall'Antonia e o cinegrafista Rodrigo Bozzi viajaram a convite do Toronto Convention & Visitors Association.