Topo

Cruzeiro percorre ilhas e geleiras da Patagônia rumo ao 'fim do mundo'

DÉBORA COSTA E SILVA

Enviada especial à Terra do Fogo, na Patagônia *

07/10/2010 17h40

No centro da praça principal da cidade chilena de Punta Arenas, a última cidade do país sentido sul, há um monumento em homenagem ao navegador Fernão de Magalhães, onde os turistas costumam praticar um ritual para garantir sua volta à cidade: tocar no pé da estátua do índio. Visitar o local antes de embarcar no cruzeiro Australis pode ajudar os viajantes mais temerosos (e supersticiosos). Vale tudo para garantir sua volta à terra firme, principalmente para quem vai navegar por geleiras rumo ao Fim do Mundo.

 

VEJA O PERCURSO DO CRUZEIRO PELA TERRA DO FOGO, NA PATAGÔNIA

O cruzeiro percorre a região da Terra do Fogo, batizada assim por Fernão de Magalhães por ter sido habitada por índios fueguinos - chamados assim pelos espanhóis por fazerem fogueiras permanentes no inverno. O navio parte de Punta Arenas, no Chile, com parada em Ushuaia, na Argentina, onde alguns turistas encerram a viagem, e volta para o município chileno (há também a opção de iniciar a viagem na Argentina; ver ao fim do texto, em Como Chegar). Ambas as cidades se declaram como a mais austral do continente (o que significa “a que está mais ao sul”) – o título é uma briga antiga entre os dois países. Olhando no mapa, o ponto que está mais ao sul fica no território chileno, o Cabo Horn – por isso é uma das paradas mais cobiçadas para os que embarcam no cruzeiro.

 

Antes de começar a descrever o navio, apague da sua mente o estereótipo de cruzeiros. Não tem piscina, cassino, quadra de tênis nem jantar de gala com o capitão. É um navio pequeno, com quatro andares disponíveis para hospedagem, que abrigam também duas salas com bar, um restaurante, a recepção e áreas externas para os corajosos que se dispõem a enfrentar o vento gelado e a temperatura negativa para observar a paisagem.

  • Débora Costa e Silva/UOL

    Localizado no braço noroeste do Canal Beagle, na Patagônia Chilena, está o Glaciar Pía, uma das paradas do Cruzeiro Australis

A embarcação mistura duas formas distintas de viagem. Ao mesmo tempo em que é uma expedição aventureira, ideal para quem se interessa por natureza, meio ambiente e animais, é também uma viagem que não deixa de lado o conforto e o requinte, com sistema all-inclusive, cardápio elaborado, acomodações aconchegantes e decoração retrô.

 

O contato com a natureza é a regra número um e o desligamento do mundo externo é a primeira mudança notável na viagem. Não há sinal para internet nem celular (as ligações telefônicas podem ser feitas somente através de um telefone via satélite, a partir de U$ 3,00 o minuto). Televisão? Não vi nenhuma. A única distração que existe nas cabines é circuito interno de áudio, com quatro estações com programações distintas, que eventualmente são interrompidas para comunicados da tripulação, como horários dos passeios, refeições ou até curiosidades, como “agora percorremos o canal Beagle”.

 

As cabines são aquecidas, aconchegantes e todas oferecem vista para o mar. Às vezes tinha a impressão de que minha janela era mais um quadro pendurado na parede, quando via montanhas cobertas de neve e um céu azul dentro do retângulo.

 

A programação conta com dois passeios por dia, um na parte da manhã e outro à tarde. Entre uma saída e outra, os guias de turismo oferecem palestras em inglês, espanhol e francês sobre a vegetação típica da Patagônia, as diferentes espécies de aves que habitam a região, a história do naturalista Charles Darwin (com ênfase no período em que visitou a Patagônia e o que isso influenciou na teoria da 'Origem das Espécies') e até workshops que ensinam a preparar drinks e a degustar vinhos.

 

As saídas mais tranquilas são para a Baía Ainsworth, Isla Tucker e Isla Magdalena. Já outros passeios exigem um pouco mais de coragem e disposição, como a ida aos glaciares Pía, Nena e Piloto. Não há perigo de cair do bote, mas o balanço agressivo do mar pode assustar, e a caminhada pela montanha vizinha ao Glaciar Pía pode ser exaustiva, principalmente se estiver nevando e o chão estiver escorregadio.

  • Débora Costa e Silva/UOL

    Dentro e fora do cruzeiro: à esquerda, o navio Mare Australis e à direita, a cabine de solteiro

Na Baía Wulaia, há uma trilha de trinta minutos bem íngreme para subir até o topo e observar a geografia belíssima do local. Quem não quiser fazer a trilha não ficará decepcionado, pois há um museu dos índios Yàmanas nas imediações.

 

Por fim, o Cabo Horn. O passeio mais cobiçado pelos turistas que embarcam no cruzeiro Australis não depende apenas da sua disposição em ir até lá e acordar cedo: é preciso que o tempo colabore. Como fiz ida e volta, tive duas chances de ir até o ponto mais austral do continente, mas na primeira tentativa os ventos chegaram a 120 km/h. Não dava nem para sair do navio para fazer fotos que o nariz congelava.

DICAS PARA O VIAJANTE QUE EMBARCAR NO CRUZEIRO

  • A temporada do Cruzeiro Australis tem início em setembro e vai até abril. O período entre outubro e março é o mais recomendado para quem se interessa em ver pinguins e outros animais da região. Já os meses de setembro e abril também são interessantes, pois marcam a transição entre as estações do ano e o turista pode apreciar montanhas cobertas de neve ao mesmo tempo que encontra vegetação bem vermelha e não tão seca
  • Tome um cuidado especial com a sua caixinha de remédios. Além de levar algum para evitar enjôo, é recomendável deixar ela bem abastecida, já que durante a viagem não há pit-stop em farmácias. Mas não se preocupem: em caso de emergência, há um médico que acompanha a tripulação
  • A mala sairá da sua casa bem recheada. Além das roupas de frio, é importante levar uma bota trekking ou de neve, luvas impermeáveis e um conjunto de calça e casaco impermeável - já que todos os passeios têm início em um bote inflável e a probabilidade de se molhar é grande
  • É importante proteger sua câmera fotográfica ou de vídeo com uma capa impermeável nos passeios de bote. Também vale improvisar uma proteção com um saco plástico
  • Leve livros, revistas e mp3 para se distrair. Mesmo com as palestras, o tempo ocioso dentro do navio é grande

 

Os guias de turismo do cruzeiro são um capítulo à parte. Eles que nos introduzem à realidade da Patagônia, com um olhar totalmente parcial e apaixonado. Eles conseguem transmitir esse encantamento nas palestras, quando nos guiam pelas trilhas e até quando agitam os eventos noturnos do navio. Mas há uma tradição especial: ao final de cada trilha (ou mesmo em alguma parada em um lago ou em um mirante), eles nos pedem para desligar as câmeras e silenciar por um minuto para contemplar a natureza.

 

São detalhes que fazem com que a expedição, mesmo proporcionando muita aventura, tenha um toque de aconchego. Um deles é que, ao fim de cada trilha ou passeio, o próprio barman do navio serve copos de uísque com gelo glacial e chocolate quente aos turistas.

 

A organização da equipe é impecável e caprichada. Quando navegamos pela Avenida das Geleiras, a tripulação convocou os turistas para apreciar um coquetel no bar superior do navio, enquanto um dos guias nos apresentou cada uma das montanhas pelo rádio. Enquanto observamos a geleira da Alemanha pelas janelas, cerveja e salsichas foram servidas. Ao passar pela da Itália, minipizzas e vinho. Na da Holanda, croquetes e cerveja, e na da França, queijo e champagne. Foi uma das tardes mais agradáveis da viagem: estávamos todos quentinhos dentro do navio, desfrutando de petiscos e bebidas ao mesmo tempo em que contemplávamos a vista.

 

Na última noite da viagem, o capitão costuma fazer um discurso de agradecimento e promove um leilão da carta de navegação usada na viagem. Depois há também um sorteio de uma bandeira da Cruzeiro Australis. Quem não angariar nenhum desses itens tem ainda a opção de comprar souvenirs na recepção do navio, que vende pinguins de pelúcia, moletons e blusas com estampas temáticas da Patagônia, chaveiros etc.

 

De volta a Punta Arenas, fiz questão de voltar à estátua da Plaza de Armas e tocar mais uma vez no pé do índio – desta vez para garantir meu retorno àquelas bandas geladas e encantadoras.

 

Como Chegar

 

Há quatro opções de fazer este cruzeiro: viagem de quatro noites (Punta Arenas-Ushuaia), três noites (Ushuaia-Punta Arenas), sete noites saindo e voltando para Punta Arenas e sete noites saindo e voltando para Ushuaia. De qualquer forma, é necessário pegar dois voos na ida e dois na volta, sejam eles para Buenos Aires e Ushuaia ou Santiago e Punta Arenas. Ao chegar à cidade escolhida, a agência de turismo que promove o cruzeiro oferece um transfer do aeroporto até o navio.

 

Cruceros Australis
www.australis.com

 

Aeroportos

 

Aeropuerto Comodoro Arturo Merino Benítez
(também conhecido como Aeropuerto Pudahuel)
Tel. (56 2) 690-1752
www.aeropuertosantiago.cl

 

Aeroporto Carlos Ibanez Del Campo
Punta Arenas Casilla 108 D, Punta Arenas
Tel: 56 (0) (61) - 219131
 

Aeropuerto Internacional Ministro Pistarini (Aeropuerto de Ezeiza)
Autopista Ricchieri, km 22, em Ezeiza
Tel: 54 (11) 5480-6111
www.aa2000.com.ar

 

Aeropuerto de Rio Grande (Ushuaia)
Ruta Nacional, 3, acceso Aeropuerto - Tierra Del Fuego
Tel: 54 (2964) 420-699

 

Companhias aéreas

 

LAN Chile
Tel: 0800-761-0056
plane.lan.com/index.html

 

Aerolíneas Argentinas
Tel: 0800-707-3313
www.aerolineas.com.ar

 

Agências

 

São Paulo

Agaxtur
Tel: (11) 3067-0900
http://agaxtur.com.br

 

Interpoint
Tel: (11) 0800-942-9400 / (11) 3087-9400
http://interpoint.com.br

 

Ambiental
Tel: (11) 3818-4600
www.ambiental.tur.br

 

Designer
Tel: (11) 2181-2900
www.designertours.com.br
 

Fenix
Tel: (11) 3255-4666
www.fenixtur.com.br

 

Flot
Tel: (11) 4504-4500
www.flot.com.br

 

Freeway
Tel: (11) 5088-0999
www.freeway.tur.br

 

Maktour 
Tel: (11) 3818-2222
www.maktour.com.br

 

Queensberry 
Tel: (11) 3217-7100
www.queensberry.com.br 

 

Interior de São Paulo

Ancoradouro 
Tel: (19) 2137-3215
www.ancoradouro.com.br 


Paraná

MGM
Tel: (41) 2104-6400
www.mgmoperadora.com.br

 

Green Peace
Tel: (41) 3019-0898
www.greenpeace.tur.br 

 

Rio de Janeiro

Know How 
Tel: (21) 2532-2066
www.knowhow.tur.br

 

Soul Traveler
Tel: (21) 2522-0249
www.soultraveler.com.br

 

Shangri-lá
Tel: (21) 3221-5429
www.shangri-la.tur.br

 

Turismo Andino 
Tel: (21) 2224-2044
www.turismoandino.com 

 

Minas Gerais

Quatro Estações 
Tel: (31) 3879-6559
www.quatroestacoes.tur.br

 

GD Turismo
Tel: (31) 3078-7474

  

* A jornalista Débora Costa e Silva viajou à convite da empresa Cruceros Australis