Topo

Visita a San Agustín, na Colômbia, mistura cana-de-açúcar e mistérios ancestrais

A praça de San Agustín, a 576 km de Bogotá, está decorada com réplicas das famosas estátuas funerárias encontradas no sul da Colômbia - Eduardo Vessoni/UOL
A praça de San Agustín, a 576 km de Bogotá, está decorada com réplicas das famosas estátuas funerárias encontradas no sul da Colômbia Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

EDUARDO VESSONI

Colaboração para o UOL Viagem

04/08/2010 20h00

Quem se debruça sobre o mapa da Colômbia não deixa de perceber uma imensa sequência de três altas montanhas que corta o país e transforma os deslocamentos terrestres em verdadeiras peregrinações. Mas os mais atentos e aventureiros têm voltado os olhos para um povoado localizado no meio das cordilheiras Oriental e Central: San Agustín e seus impressionantes mistérios arqueológicos.

Durante o dia, San Agustín, a 576 km de Bogotá, quer ser cidade grande e tenta se agitar: os locais andam apressados e os carros até ensaiam um congestionamento. Mas quando a luz do dia se esconde atrás das altas montanhas, a cidade se enche de silêncio. O clima é tão misterioso quanto um dos mais intrigantes atrativos turísticos da Colômbia: os sarcófagos e estátuas funerárias do Parque Arqueológico de San Agustín.

Acredita-se que o departamento de Huila, entre os anos 200 a.C. e 800 d.C., tenha sido o cenário escolhido por uma sociedade desconhecida (convencionalmente, chamada de agustiniana) que ficou famosa em todo o continente pela elaboração detalhista de estátuas funerárias que eram colocadas sobre tumbas subterrâneas onde se enterravam os mortos com oferendas como panelas com alimentos e ferramentas. São tantas e tão similares que chegam a ser diferentes. Cada uma delas guarda para si uma misteriosa história ancestral.


Pouco se sabe ainda sobre aqueles cuidadosos escultores de pedras graníticas, mas os locais defendem a idéia de que cada uma daquelas estátuas eram esculpidas em formas que remetessem ao ofício ou às preferências do morto. Basta uma volta entre as 35 estátuas do belo Bosque de las Estatuas, a mais famosa atração do Parque Arqueológico de San Agustín, para deixar a imaginação rolar solta a cada estátua exposta entre a mata fechada local.

Tierradentro, povoado do departamento do Cauca a sete longas horas de San Agustín, é outro destino indispensável para quem quiser entender a profundidade daqueles rituais funerários. É nessa região de topografia irregular, entre imensas montanhas, que se encontram as tumbas onde foram achadas as famosas estátuas.

Conhecidas como hipógeos, aquelas câmeras subterrâneas reproduziam o interior de moradias e eram utilizadas para o depósito dos restos mortais de uma civilização que, segundo estudos, apresentavam as mesmas características culturais do grupo que habitou San Agustín. Seu interior decorado com pinturas em tons negros e avermelhados, com desenhos geométricos e rostos humanos, é o ponto máximo da viagem antropológica pela Colômbia.

  • Eduardo Vessoni/UOL

    O belo Bosque de las Estatuas, em San Agustín, conta com 35 estátuas encontradas sobre tumbas subterrâneas de uma antiga sociedade do sul da Colômbia conhecida como agustiniana

Entre uma visita e outra pelos mistérios do sul do país, outro sentido do viajante é ativado: o olfato. Galpões escondidos em minúsculos vilarejos da região são responsáveis pela produção das famosas rapaduras produzidas em Huila, uns dos departamentos produtores de panela (como é conhecido esse doce) com maior participação em todo o território colombiano.


Antes de chegar às prateleiras em formas de blocos de tons escuros, o suco da cana de açúcar passa por diversos processos de fervura até que o líquido perca toda a sua umidade e comece a ganhar espessura. O produto já está tão incorporado aos hábitos locais que é utilizado como substituto do açúcar em doces e cafés, além de ser o principal ingrediente para dourar o tradicional asado huilense, uma das iguarias da gastronomia regional preparada com carne de porco.

Dos tachos, saem os melhores sabores; do fundo da terra, mistérios arqueológicos; e o visitante ainda leva para casa uma experiência que vai bem além do que andaram falando sobre a Colômbia, nas últimas décadas.

 

  

ATRAÇÕES

Parque Arqueológico de San Agustín A trilha com 35 estátuas do Bosque de las Estatuas e os conjuntos funerários com tumbas são as principais atrações desse parque declarado Patrimônio da Humanidade. Via al Parque, km 3. Tel: (57) (8) 8373-043. Diariamente das 8h às 16h. Entrada paga
Alto de los Idolos e Alto de la Piedra Seguindo os mesmos padrões do atrativo anterior, mas em menor escala, o primeiro é conhecido por abrigar o exemplar da maior estátua encontrada na região, com 5,3 metros de altura. Já o Alto de la Piedra é visitada pelos interessados em conhecer a única pedra esculpida com dois rostos, conhecida como Doble Yo. Localizado em Isnos, via a Popayán. Diariamente das 8h às 16h. Entrada paga
Estrecho de la Magdalena O rio de maior extensão da Colômbia tem, em San Agustín, a mais famosa atração: o Estreito da Magdalena, o trecho mais estreito desse importante rio colombiano que desemboca no Mar do Caribe. O caudaloso e violento curso de suas águas se vê reduzido a uma passagem de apenas 2,20 metros de largura. Empresas locais costumam organizar saídas para prática de rafting com níveis de dificuldade que chegam ao grau 6. O acesso se encontra a 20 km de San Agustín
Parque Arqueológico de Tierradentro Localizado entre Tierradentro e San Andrés de Pisimbalá, o parque surpreende pela variedade de tumbas funerárias encontradas em lugares como o Alto de San Andrés, Alto de Segovia e Alto del Duende. Uma trilha bem sinalizada leva o turista de uma cidade a outra, a partir de uma caminhada leve que pode durar quatro horas, incluindo o tempo de visita às tumbas. Centro de Tierradentro. Tel: (57) (2) 312-833-8097. Diariamente das 8h às 16h. Entrada paga

 

  • Eduardo Vessoni/UOL

    Estátuas com formas humanas e animais podem ser visitadas no setor funerário do Parque Arqueológico de San Agustín

ONDE FICAR

Em San Agustín
La Casa de Françoi
Tel: (57) (8) 314 358 29 30.
www.lacasadefrancois.com

San Agustín Internacional
Tel: (57) (8) 8373 013.
www.inturcol.com

Fazenda Anacaona
Tel: (57) (8) 311-231-7128
www.anacaona-colombia.com


Em Tierradentro
El Refugio
Tel: (57) (2) 321-811-2395.
www.nasakiwe.gov.co

 

AGÊNCIA

Anacaona
A empresa oferece tours em cavalo, com duração de quatro horas, por sítios arqueológicos de San Agustín e um jeep tour pela região.
Calle 3, 10-03 – Centro.
Tel: (57) (2) 313 – 412 - 2680.

www.anacaona-colombia.com

 

TRANSPORTE

Para se chegar ao destino, o principal ponto de partida é Popayán, cidade a 220 km de Cali. Dali, duas empresas (Estelar (57) (2) 239-215 e Cootranshuila (57) (2) 823- 2114) oferecem diversas saídas diárias. A viagem dura, aproximadamente, sete horas, de acordo com as condições climáticas e das estradas.