UOL Viagem
UOL BUSCA

16/07/2008 - 20h18

Apresentador da Record dá dicas de aventuras selvagens no Brasil e exterior

LUNA KALIL
Da Redação

Quem gosta de conhecer lugares diferentes, ver animais silvestres de pertinho (e tocar neles!), vivenciar modos de vida e culturas diferentes pode, com algumas precauções, seguir as pegadas de Richard Rasmussen, protagonista do "Selvagem ao Extremo", quadro do programa "Domingo Espetacular", exibido pela TV Record. Todos os domingos, o paulistano desbrava regiões, enfrenta desafios e interage com animais selvagens que se escondem dos turistas.

Com essas credenciais, ele indica a Patagônia e o Pantanal Norte e Sul como destinos interessantes para quem busca aventura. Na África do Sul, ele sugere fugir dos passeios e safáris tradicionais e hotéis caríssimos. "Atravessar o deserto do Sul da África, passando por Botsuana, para chegar até a Namíbia, por exemplo, pode proporcionar uma noite inesquecível com tribos como a Bushmen, além de permitir a interação com bichos que você nem imagina que existam."

A sugestão verde-e-amarela é o norte de Mato Grosso, local que fica nos "fundinhos da Amazônia" e possui boa infra-estrutura. "Gosto de transportar as pessoas para um mundo diferente e experimentar a cultura local", diz o aventureiro, que mascou a planta de coca quando esteve no Peru porque queria experimentar os costumes dos nativos daquela região.

Incentivador do turismo vivencial, Richard descobre lugares fascinantes e pouco explorados no mundo inteiro para as gravações de seu quadro. No Brasil, cidades do litoral paulista como Guarujá e Ubatuba, além de Paraty, Pantanal e Amazônia, já serviram de cenário para as ousadias do artista, que há poucos dias estava em Aruba mergulhando com animais exóticos.

Aos 38, Richard teve a oportunidade de ver bichos raros, mas também já passou por experiências nem tão agradáveis, em que correu alguns riscos e sofreu pequenos acidentes, quase todos longes das câmeras. Mas, com alguns cuidados, ele garante ser possível conhecer as paisagens e praticar ecoturismo em lugares sensacionais.

Mais
Veja íntegra do Bate-papo com Richard Rasmussen

Siga UOL Viagem

Shopping UOL

ShoppingUOL -Compara e acha o menor preço!

- Câmeras Digitais

Divulgação

Richard Rasmussen segura cobra em uma de suas aventuras

Richard Rasmussen segura cobra em uma de suas aventuras

Hospedagem: UOL Host