Topo

Destinos do mês: setembro tem Oktoberfest e balada no deserto

Do UOL, em São Paulo

31/08/2015 13h43

Setembro é tempo para curtir festas pelo mundo afora: dos Estados Unidos à Europa, passando pelo Peru, o mês reserva alguns dos eventos mais interessantes do ano, como o alucinado Burning Man, no deserto de Nevada, e a tradicional Oktoberfest, que agita Munique.

E se o real desvalorizado proibir viagens para o exterior, o Brasil oferece passeios recheados de natureza no Pantanal e na costa da Bahia.

Veja abaixo alguns dos destinos turísticos mais atrativos para este mês. 

  • Jim Urquhart/Reuters

    Burning Man

    O famoso festival Burning Man, realizado no deserto de Black Rock, no estado norte-americano de Nevada, completa 16 anos em 2015 como uma das festas mais insanas dos Estados Unidos. Neste ano, o evento acontece entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro e, como sempre, oferecerá muita música, intervenções artísticas e uma legião de baladeiros exóticos e fantasiados curtindo uma espécie de ritual de libertação no meio de uma das paisagens mais áridas do país do Obama. Espera-se que 60 mil pessoas participem no festival.

  • ArendV/Creative Commons

    Van Gogh em Zundert

    Van Gogh e flores: duas das imagens mais emblemáticas da Holanda irão se juntar em um interessante evento que será realizado na cidade de Zundert, a 125 quilômetros de Amsterdã, entre os dias 6 e 7 de setembro. Nestas datas, o local irá sediar um desfile de carros alegóricos decorados com lindas flores (como dálias) e irá relembrar os 125 anos da morte de Van Gogh, ocorrida em 1890. E o palco para tal homenagem não poderia ser mais propício: Zundert é a terra natal do pintor holandês. Na foto, o desfile realizado na cidade em 2011.

  • Bert Kaufmann/Creative Commons

    Píer em Haia

    A Holanda será um dos destinos turísticos mais interessantes deste mês de setembro: além da homenagem a Van Gogh em Zundert, o país irá promover, no próximo dia 25, a reinauguração do famoso píer da praia de Scheveningen, na cidade de Haia, 60 quilômetros ao norte de Amsterdã. Toda a plataforma da obra foi renovada e novas atrações, como um bungee jumping, estarão disponíveis. Um festival de arte contemporânea será realizado no local durante a reinauguração do píer, e trata-se de um ótimo pretexto para o turista ir até Haia, uma das cidades mais bonitas da Holanda.

  • Michael Dalder/Reuters

    Oktoberfest

    Sim, a festa tem outubro no nome, mas, na Alemanha, será realizada principalmente neste mês de setembro. A Oktoberfest da cidade de Munique começa no próximo dia 19 de setembro e, até o 4 de outubro, promove um dos mais festivos e concorridos cultos à cerveja (e à cultura da Bavária) do mundo. Quem quiser ir, espere muita festa, música alemã, turistas e nativos embriagados, e certeza de muita diversão. É o prefeito de Munique, Dieter Reiter, que será o responsável por abrir o primeiro barril de cerveja da Oktoberfest no dia da inauguração do evento. Muitos outros virão em seguida.

  • Gemunu Amarasinghe/AP Photo

    Praias das Maldivas

    O arquipelágo das Maldivas, na Ásia, é um dos lugares mais lindos mundo: são ilhas e mais ilhas cercadas por um mar cristalino e capazes de fornecer ao turista uma sensação de isolamento perfeito para recarregar as energias. Em setembro, tende a diminuir a intensidade das monções no destino, com as fortes chuvas que castigam a área anualmente ficando mais raras e permitindo que os forasteiros curtam com mais facilidade toda a paisagem natural da área. Setembro ainda não configura alta temporada por lá, por isso é possível, neste mês, achar alguns descontos em pacotes para as Maldivas.

  • Qian Jun/Xinhua

    Baleias no Brasil

    Em setembro, a temporada de observação de baleias no litoral brasileiro está a todo vapor. O melhor lugar para entrar em contato com os animais é no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, na Bahia, onde baleias jubarte aparecem perto da costa. A cidade de Caravelas é um dos melhores pontos de partida das viagens de barco que buscam chegar perto dos cetáceos. Calcula-se que cerca de 15 mil baleias irão passar pelo litoral brasileiro nesta temporada, e 90% delas marcarão presença no Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Se você der sorte e tiver agilidade, é possível fazer lindas fotos das baleias na superfície do oceano.

  • Getty Images

    Final de estação no Pantanal

    Setembro é o último mês deste ano para explorar a estação de seca no Pantanal. Trata-se de uma época extremamente interessante para visitar esta região do Centro-Oeste do Brasil, pois, com os rios mais baixos, fica mais fácil ver de perto animais como jacarés e os lindos tuiuiús, uma das aves que são símbolo do Pantanal. Já em outubro começa a época das chuvas, o que deixa a paisagem inundada e mais difícil de ser percorrida, mas ainda com excelentes chances para viajar e curtir a exuberante vida selvagem da área.

  • Telmo Ximenes

    Gastronomia no Peru

    Não há dúvidas de que o Peru é um dos melhores destinos da América Latina para os amantes da boa mesa. E há uma ótima notícia para este mês: entre 4 e 13 de setembro, será realizada na região da Costa Verde um dos maiores e mais saborosos festivais gastronômicos do continente: o Mistura. O tema do evento deste ano será "Gastronomia Artesanal" e, dentro do Mistura, haverá diversos espaços servindo receitas peruanas à base de peixes, carne vermelha, frango e vegetais. Entre as estrelas da festa, como não poderia deixar de ser, estarão os famosos ceviche (na foto) e pisco sour do país andino. Bandas musicais peruanas irão animar o Mistura.

  • Getty Images

    Vinho na Espanha e nos EUA

    Neste mês é realizada a colheita da uva em La Rioja, a mais famosa região vinícola da Espanha. A colheita deixa essa linda área bucólica do país ibérico com uma interessante atmosfera e motiva eventos boêmios como as Festas de San Mateo, que acontecem entre 20 e 26 de setembro na cidade de Logroño, onde o vinho é servido com fartura ao lado de receitas espanholas. Além disso, diversos shows musicais e outras atividades culturais tomam conta das ruas. Logroño fica a 330 quilômetros de Madri e a 480 quilômetros de Barcelona. Setembro é também época de colheita no belo Napa Valley, na Califórnia.

  • Getty Images

    Europa mais tranquila

    Passadas as legiões de viajantes que dominam cidades turísticas europeias em agosto, setembro é um mês em que diversos destinos do Velho Continente ficam mais tranquilos e ainda mantendo um clima agradável. As praias do Mediterrâneo, por exemplo, ainda oferecem um certo agito e muita luz do sol. Ao mesmo tempo, é possível curtir suas areias e paisagens marítimas sem ter de disputar espaço com milhares de outros turistas. Museus e outras atrações de capitais como Paris (na foto), Roma, Londres e Madri também tendem a ficar menos muvucados.