Topo

Dunas e mar verde formam a combinação perfeita nas praias do Ceará

Armando Falcão Neto

Do UOL, em Fortaleza (CE)

10/03/2014 08h00

Terra dos verdes mares, de águas mornas e ventos litorâneos intensos, o Ceará possui uma grande diversidade espalhada em 573km de praias lindíssimas, que estão em lugares urbanos como a capital Fortaleza e desérticos como a paradisíaca Jericoacoara, que tem na dificuldade de acesso um dos seus principais trunfos.

Falésias, piscinas naturais, ondas e encontros do rio com o mar fazem das praias cearenses algumas das mais procuradas do Brasil por turistas de todos os cantos do mundo. Exemplos disso são: a Praia do Futuro, em Fortaleza, local que reúne a paisagem urbana de habitações em seus arredores, com o conforto de barracas que mais parecem resorts à beira-mar; a Praia do Cumbuco, a pouco mais de 20 minutos de carro da capital, que reúne um belo conjunto de dunas e lagoas, com o mar de águas esverdeadas e mornas; e Jericoacoara, com suas belíssimas lagoas e falésias.

Também na capital, destaque para a bela e tradicional Praia de Iracema, que por ser a mais central, é também a mais famosa de Fortaleza. Na avenida Beira-mar, os atrativos vão além do verde do mar, ideal para um passeio de escuna, de onde se pode ter uma visão frontal da bela cidade. A vida agitada e a brisa constante dão um charme a mais à praia.

No Litoral Oeste do Ceará, diversos paraísos podem ser desvendados como a belíssima Mundaú, no município de Trairi. Lá, o tempo corre devagar, no ritmo das águas do rio homônimo. A paisagem, que parece ter sido desenhada a mão, encanta os visitantes, desde a sua entrada com uma bela estrada que dá acesso ao lugarejo. Efeitos em degradé também podem ser vistos quando o sol incide sobre as águas do mar, assim como o contraste de cores proporcionado pela composição céu, dunas e rio.

Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, é um lugar de rara beleza. Como paraíso que é, o principal desafio é alcançá-la. Se não fossem suas paisagens e praias diferenciadas, a dificuldade de acesso talvez seria a sua principal característica. Mangues, falésias, lagoas de águas cristalinas e coloridas recheiam o cenário da perfeição, que une a simplicidade do famoso pé na areia com a sofisticação de passeios em veículos 4x4 ou a aventura de subir e descer as dunas em buggys “envenenados”. A região também tem uma rica gastronomia.

Outra praia marcante é Taíba, que já serviu de cenário para programas de TV do Brasil e do exterior. Como o próprio nome já diz, essa pequena aldeia, no município de São Gonçalo do Amarante, é um lugar ideal para quem gosta de contemplar o barulho. O barulho do mar e das folhas das árvores, é bom que se diga.

Ainda no lado oeste do litoral cearense, há as belíssimas Lagoinha e Flecheiras, que estão a 120km da capital. Além da tranquilidade de uma antiga vila de pescadores, Lagoinha possui uma beleza singular, proporcionada pelas suas lagoas e também pelo mar esverdeado margeado por uma areia fina de coloração forte e belos coqueirais.  Já Flexeiras, tem em suas águas transparentes e em sua vegetação típica do litoral nordestino com cactos e coqueiros  as características mais marcantes.

No Litoral Leste do Ceará, a praia mais badalada talvez seja a deslumbrante Canoa Quebrada, com suas falésias e também com o charme de uma vida noturna agitada, especialmente nos meses de verão e nas férias brasileiras de julho. Situada no município de Aracati, a 160 km da capital, Canoa também é lugar para os amantes de aventura e uma das pedidas é sobrevoar a praia  de paramotor (espécie de paraquedas motorizado) para ter uma visão panorâmica do local. Os menos aventureiros podem ter igual vista dos mirantes que há na praia ou apreciar as belezas do lugar, a partir de um tranquilo passeio de jangada.

Outra bela praia do Leste é Beberibe, com suas falésias avermelhadas e suas incontáveis lagoas de águas escuras, cujos buggys as margeiam a toda velocidade, levando turistas, adultos ou crianças ao delírio a cada manobra realizada.

http://viagem.uol.com.br/album/2014/03/08/dunas-falesias-e-mar-verde-compoem-as-praias-do-ceara-vote-na-mais-bonita.htm