ROTEIROS INTERNACIONAIS

Para descansar Cultural

Ruínas da antiguidade e mar cristalino formam o visual do litoral turco

Favoritar

Gostou desse roteiro?

Marina Gomes
Do UOL, na Turquia

Despertando cada vez mais o interesse dos turistas, o litoral da Turquia conta com praias belíssimas que valem a esticada. Não bastassem a paisagem, as belezas naturais e os tons profundos do Mediterrâneo, o local ainda é pontilhado de história, com ruínas importantes e onde se encontrava até mesmo uma das sete maravilhas do mundo antigo. O litoral foi nada menos que o palco onde desfilaram figuras importantes da história como Marco Antônio e Cleópatra, Heródoto, cruzados, gladiadores e heróis ao longo de seu antigo povoamento.

Bodrum e Fethiye são duas das estrelas do litoral sudoeste, distantes 220 km uma da outra em um caminho repleto de outros pontos de parada como a belíssima Dalyan, e servidas por boas estradas. Além disso, um aeroporto em cada “ponta” facilita ainda mais os deslocamentos.

Bodrum

A charmosa vila de pescadores da província de Mugla transformada em reduto de luxo fica a 800 km de Istambul. Emoldurada pelo azul-turquesa do Egeu e pelos barcos da marina, a península já foi descrita por Homero como "o paraíso de eternos azuis". Oferece ótimos restaurantes, hotéis e é também uma excelente oportunidade para compras. Jóias, tapetes, pashminas e produtos para banho e decoração estão entre os mais requisitados --e os valores caem tentadoramente para aqueles que gostam de barganhar.

O agitado centrinho tem lojas, bares, restaurantes e casas noturnas. O cenário é completado pelo Castelo de Bodrum e pelos "gulets" (veleiros de madeira ) que levam para passeios --de lá é possível até conhecer algumas ilhas gregas mais próximas da Turquia, como Kos e Rodes. O clima mediterrâneo garante a temperatura ideal o ano todo, com inverno ameno e verão quente com média de 34ºC.

Ruas estreitas enfeitadas transmitem a tranquilidade das casas caiadas de branco em cima dos morros, mas não se engane: pela noite o agito toma conta e é para lá que os europeus partem em busca de diversão.

Maravilhas do mundo antigo

A península de Bodrum tem uma história com mais de 7 mil anos, e parte de sua fama no mundo antigo devia-se à sua posição estratégica comum a várias rotas comercais importantes. Quem também ajudou a colocar o ponto no mapa foi seu morador ilustre Heródoto, conhecido como Pai da História, que viveu entre 484 e 420 a.C.

Divulgação/goturkey.com
No litoral turco, Dalyan exibe tumbas esculpidas na rocha 400 anos antes de Cristo

Além das belíssimas praias, quem se interessa pela antiguidade pode conhecer um teatro do século 4 a.C para quase 10 mil espectadores e visitar o que restou das ruínas do Mausoléu de Helicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo que durou 1700 anos e foi construído pelos melhores escultores da época para abrigar o corpo do governante Mausolo, que regeu a cidade durante 24 anos (377-353 a.C).

Após sua morte, a obra foi finalizada por sua mulher. Destruído por um terremoto, algumas de suas pedras foram utilizadas na construção do Castelo de São Pedro (Castelo de Bodrum), erguido pelos cavaleiros das cruzadas no século 15 que também estiveram na península. Desde 1961 o castelo foi transformado em Museu de Arquelogia Subaquática, um dos mais completos do mundo e referência na área, aberto para visitação. Entre as preciosidades, há monumentos, joias e acessórios da idade do bronze, períodos arcaico, helênico e medieval.

Entre as praias e atrativos históricos da região se destacam:

Gümbet e Bitez
A 5 minutos de Bodrum. Excelente escolha para prática de esportes como windsurfe, mergulho, jet ski e banana boat. A tranquilidade durante o dia contrasta com o agito noturno.

Turgutreis
A segunda maior cidade na península está a 20 km de Bodrum. A praia de 2,5 km de extensão conta com uma marina de onde saem os barcos de passeio. O nome exótico é homenagem a um famoso almirante turco, Turgut Reis, que nasceu na cidade em 1485.

Golturkbuku
Sem dúvida o ponto mais luxuoso, ao norte da península de Bodrum e que faz jus à fama de “Saint-Tropez turco”. É frequentado por vips e celebridades. Distante 20 km do centro, o acesso à praia é feito por um dos charmosos clubes que oferecem as cadeiras e guarda-sóis --e a animação avança noite adentro.

Dalyan
Dalyan é o ponto de parada perfeito depois de Bodrum, pequena vila de pescadores ainda não tomada pelo turismo de massa. É possível percorrer 170 km em boas estradas ou optar pelo transporte marítimo. As atrações locais incluem um banho com lama de propriedades curativas e águas sulfurosas que jorram a 40ºC, além das vedetes da praia de Iztuzu: as tartarugas cabeçudas (caretta caretta), visitantes ilustres entre maio e setembro, época da desova. A cidade também foi ponto importante na história, a antiga Caunos, e um dos cartões-postais é a sequência de tumbas esculpidas na rocha 400 anos antes de Cristo.

Divulgação/goturkey.com
Pôr do sol embeleza o mar que banha a costa turística da Turquia

Fethiye
A partir de Dalyan são 65 km para chegar à antiga Telmessos, onde o mediterrâneo toma as cores mais bonitas e proporciona aquela que talvez seja a praia mais aclamada da Turquia: Oludeniz e sua lagoa. Distante 8 km do centro de Fethiye, fica em pedaço caprichoso da natureza, rodeado pelo imponente monte Babadag (1.975 metros), de onde partem os voos de paraglider que colorem o céu. O voo dura 30 minutos e termina na praia, sob a cabeça dos banhistas --graças às boas correntes de vento é possível saltar o ano todo. A idílica lagoa de Oludeniz fica em uma reserva natural ao lado direito, e é preciso pagar uma taxa de entrada. A infraestrutura compensa: vestiários, cadeiras, guarda-sóis e acessórios de praia e esporte. O clima mediterrâneo garante diversão o ano inteiro: no mês mais frio, janeiro, a temperatura da água fica em 16ºC, e em agosto bate os 28ºC. Fethiye é também o ponto de partida da Via Lícia, um antigo caminho de 500 km por meio das montanhas que rodeiam o mar e segue até Antalya.

Bodrum
A praia central é disputada e fica forrada de cadeiras dos bares e hotéis no verão. A água transparente e o fundo de pedras é um convite para curtir a beira mar preguiçosa nas cadeiras apreciando o visual, com direito ao imponente castelo de Bodrum à direita na paisagem. Apesar de ser um país muçulmano, a bebida na praia tomada por europeus é prioridade, assim como a agitadíssima noite em uma da muitas baladas do balneário, como a famosa Halikarnas.

Cidade fantasma de Kayakoi
Ruinas de toda uma cidade abandonada em 1923 após volta da população para a Grécia depois da guerra com a Turquia. Ainda restam cerca de 500 construções entre casas e igrejas gregas ortodoxas.

Passeio das 12 ilhas
Com saídas às 10h e volta no fim do dia. São cinco paradas para banho, nas quais um dos destaques é a Baía do Banho de Cleópatra, ruínas de um antigo local de banho submerso hoje pelas cores profundas e calmas do mediterrâneo. Dizem que foi dada à Cleópatra durante sua viagem de lua de mel com Marco Antônio.

COMO CHEGAR

A Turkish Airlines é a única companhia com voos diretos do Brasil para a Turquia. São diversos voos semanais de São Paulo a Istambul com duração de 12 horas, e brasileiros não precisam de visto.

O aeroporto de Bodrum fica a 33 km da cidade, em Milas. De lá partem ônibus, vans e taxis. O aeroporto mais próximo a Fethiye é o de Dalaman, distante 50km.

Dicas de quem já foi

UOL Cursos Online

Todos os cursos