ROTEIROS INTERNACIONAIS

Cultural

De prisão a museu, roteiro na África do Sul homenageia Nelson Mandela

Favoritar

Gostou desse roteiro?

Eduardo Vessoni
Do UOL, na África do Sul*

A morte de Nelson Mandela completa um ano no dia 5 de dezembro. Quando deixou Mvezo, seu vilarejo natal de origem Xhosa, ele não poderia ter imaginado o alcance que sua imagem conquistaria não só em território sul-africano como em todo o mundo. 

Madiba, um dos apelidos pelo qual também era conhecido, recebeu o Nobel da Paz, em 1993; um ano mais tarde, ele seria eleito, democraticamente, como o primeiro presidente negro a comandar o país, após um longo período de apartheid; e ficaria conhecido como um dos líderes mais importantes da humanidade e também como "pai da nação sul-africana".

Humilde e discreto, a história de Mandela se confunde com a da própria África do Sul. Em 2014, quando se comemora os 20 anos de democracia, o país celebra a liberdade com um roteiro turístico que homenageia o líder em endereços relacionados com a sua trajetória pessoal e política.

Confira abaixo as atrações turísticas que homenageiam Mandela e relembram os anos de segregação racial na África do Sul.

Nelson Mandela Voting Line Sculpture

South African Tourism/Divulgação

Essa estátua erguida na Donkin Reserve, no centro de Port Elizabeth, representa os sul-africanos que votaram, pela primeira vez, em uma eleição democrática na África do Sul, em abril de 1994, elegendo Nelson Mandela.

Nelson Mandela Capture Site

South African Tourism/Divulgação

O destaque desse memorial, em KwaZulu-Natal, é a escultura com 50 hastes de aço de até 9,5m de altura que dá forma ao rosto de Mandela, no local onde seu veículo foi interceptado pela polícia e teve início, em agosto de 1962, o seu confinamento de 27 anos.

Nelson Mandela Square

Getty Images

Localizada em Sandton, em Johannesburgo, essa praça com centros comerciais e restaurantes abriga uma estátua gigante do líder com seis metros de altura, uma criação dos artistas locais Jacob Maponyane e Kobus Hattingh.

Nelson Mandela Bridge

Eduardo Vessoni/UOL

Inaugurada em 2003, essa construção é considerada a ponte estaiada mais longa do sul da África e possui 284m de extensão, ligando os setores antigo e novo de Johannesburgo.

Robben Island

South African Tourism/Divulgação

Foi nesta ilha, a 11 km da Cidade do Cabo, que Mandela passou 18 dos 27 anos em que esteve preso. Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o atrativo é um dos dez mais visitados em toda a África do Sul e abriga emocionantes tours guiados por ex-presidiários, que mostram locais históricos, como a cela onde viveu Madiba.

Robben Island  

South African Tourism/Divulgação

Vista de uma das celas que podem ser visitadas nesta ilha, a 11 km da Cidade do Cabo. Sob o número 466/64 e em um cubículo de pouco mais de 4m², Mandela passou 18 anos ali. Atualmente é possível realizar um tour de ônibus por suas dependências.

City Hall

Getty Images

Foi da sacada desse edifício de estilo renascentista que Mandela fez seu primeiro discurso em liberdade, em fevereiro de 1990. Esta construção de 1905, onde funciona a sede da Prefeitura da Cidade do Cabo, é uma das paradas dos ônibus de dois andares que fazem city tour no destino.

Nobel Square

Eduardo Vessoni/UOL

A Cidade do Cabo, um dos destinos mais visitados da África do Sul, homenageia os quatro ganhadores africanos do Prêmio Nobel da Paz. Localizada no W&A Waterfront, a praça possui estátuas de Nelson Mandela (na ponta direita), Frederik Willem de Klerk, Desmond Tutu e Albert Luthuli.

Apartheid Museum

Eduardo Vessoni/UOL

Localizado em Johannesburgo, esse museu multimídia abriga salas que recontam as etapas do apartheid na África do Sul, cujo percurso começa diante de duas portas giratórias de ferro em que visitantes negros entram pelo setor Blankies/Whites (“Brancos”, em africâner e inglês, respectivamente) e os brancos, pela entrada Nie Blankes/Non Whites (“Não-brancos”).

Constitution Hill

Eduardo Vessoni/UOL

Instalado no antigo forte "Number Four", uma construção de 1892 que já aprisionou ativistas políticos como Nelson Mandela e Mahatma Gandhi, esse museu abriga trabalhos de artistas nacionais, inspirados nos anos de segregação racial. Atualmente, o local é sede também da Corte Constitucional da África do Sul.

Mandela House Museum 

Eduardo Vessoni/UOL

Localizado no Soweto, uma das cidades sul-africanas mais icônicas da época do apartheid, esse museu funciona na antiga casa simples onde Mandela morou com sua família a partir de 1946. O local abriga objetos da época, como móveis, fotografias e alguns documentos.

Mandela House Museum

Eduardo Vessoni/UOL

Vista do interior do museu do Soweto, cidade próxima a Johannesburgo, que funciona na antiga casa de Nelson Mandela.

Vilakazi Street

Eduardo Vessoni/UOL

Essa rua do Soweto, onde se localiza também o museu dedicado a Nelson Mandela, ficou conhecida como a única do mundo a ter abrigado as residências de dois ganhadores do Prêmio Nobel: a do próprio Mandela e a do arcebispo Desmond Tutu

Liliesleaf Museum 

Eduardo Vessoni/UOL

Esse antigo esconderijo dos líderes anti apartheid como Mandela e Walter Sisulu foi transformado no museu Liliesleaf Farm (“Fazenda Liliesleaf”, em português), onde é possível visitar ambientes como o antigo quarto de Mandela e a sala com objetos declarados ilegais que foram encontrados na casa no dia em que a polícia invadiu o local, em julho de 1963

Liliesleaf Museum

Eduardo Vessoni/UOL
 

Detalhe da janela do quarto onde Mandela se refugiava na Liliesleaf Farm (“Fazenda Liliesleaf”, em português), em Rivonia, antigo subúrbio rural próximo a Johannesburgo.

Robben Island 

South African Tourism/Divulgação

Vista do interior da cela onde Nelson Mandela ficou isolado, durante os anos de apartheid, na ilha a 11 km da Cidade do Cabo, na costa oeste do África do Sul.

Nelson Mandela Bridge

South African Tourism/Divulgação

Vista noturna da construção em homenagem a Mandela, considerada a ponte estaiada mais longa do sul da África, com 284m de extensão.

* O jornalista Eduardo Vessoni viajou à África do Sul com o apoio da South African Airways e do South African Tourism

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

UOL Cursos Online

Todos os cursos