Topo

Roteiro de 3 dias por Sydney tem parques, museus e trilhas pelas praias

Rafael Alvez

Do UOL, em São Paulo

18/08/2015 17h44

Apontada como uma das poucas rivais à altura do Rio de Janeiro entre as metrópoles mais bonitas do mundo, Sydney é uma cidade que combina a elegância e riqueza das capitais europeias ao clima ensolarado típico dos trópicos.

Fora a mundialmente conhecida Opera House, a principal cidade australiana tem ótimos passeios culturais, agitação noturna, variada gastronomia e belas faixas de areia branca banhadas pelo Pacífico Sul. 

Um roteiro de três dias inteiros é o suficiente para se ter um gostinho do que a cidade tem a oferecer. Confira as sugestões de passeio preparadas pelo UOL Viagem e aproveite:

DIA 1 - Do Hyde Park ao The Rocks

O centro histórico de Sydney, na Austrália, abriga atrações imperdíveis como o belo Hyde Park e a impressionante catedral St Mary's (na foto), templo religioso erguido na segunda metade do século 19 em estilo gótico e fachada inspirada na francesa Notre Dame - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

O Hyde Park (foto), no coração da cidade, é um bom começo para o visitante sentir o clima local. Na verdade, trata-se de uma grande praça que pode ser percorrida em poucos minutos, mas cheia de pontos interessantes a sua volta, como a imponente Catedral de Santa Maria e o Australian Museum, especializado em antropologia e história natural. No sentido norte, atravessando a Prince Albert Road, está o Jardim Botânico Real. Este sim é um grande parque onde, nos dias mais quentes, os locais fazem piqueniques e tomam banhos de sol.

Casa do Governo, localizada em Sydney, na Austrália - Rafael Alvez/UOL - Rafael Alvez/UOL
Casa do Governo, localizada em Sydney
Imagem: Rafael Alvez/UOL

Além de abrigar inúmeras espécies de flores e plantas devidamente catalogadas, este oásis verde tem dois pontos de parada que valem a visita: a Galeria de Arte da Nova Gales do Sul e a Casa do Governo (foto). Reserve ao menos uma hora para a primeira, cuja entrada é franca.

Depois, vá caminhando durante 15 minutos até a segunda, um imponente prédio de arquitetura gótica-vitoriana que é a residência oficial da Rainha Elizabeth em suas visitas à cidade. Seus jardins estão abertos à visitação e há visitas guiadas pelo interior do palácio durante os finais de semana.

Andando por mais cinco minutos, chega-se ao principal cartão postal de Sydney, a Opera House. O auditório tem uma concorrida agenda de concertos e espetáculos de dança, sendo uma das obras da arquitetura moderna mais emblemáticas do mundo. Projetada pelo dinamarquês Jorn Utzon, ela foi inaugurada em 1973, 15 anos após o início de sua construção. Seus saguões e escadarias podem ser percorridos livremente, oferecendo uma bela vista da cidade, do mar e da ponte Harbour Bridge. Há ainda a opção de visitas guiadas por seu interior ao custo de R$ 94 (AU$ 37).

Vista do casario antigo de The Rocks, bairro descolado de Sydney considerado o primeiro assentamento europeu dessa metrópole australiana - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Vista do casario antigo de The Rocks, bairro descolado da cidade
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Pertinho dali, na região do Circular Quay (estação central de ferry boats), há boas opções de cafés e restaurantes. Para quem estiver disposto a investir em uma tarde de vinhos australianos e excelente comida, a sugestão é o Café Sydney, restaurante especializado em massas e frutos do mar. Depois do almoço, caminhe pela borda esquerda do Circular Quay, no lado oposto da Opera House, para conhecer o bairro The Rocks (foto).

Vale ainda uma parada no Museu de Arte Contemporânea (MCA), que possui uma coleção enxuta e um charmoso café. Para finalizar o dia, a 450 metros do museu, escolha uma mesinha na calçada e curta o happy hour num legítimo pub australiano, o Heritage Bar, que fica no térreo do homônimo e centenário hotel e tem, além de cervejas, deliciosas pizzas para petiscar.

DIA 2 - Darling Harbour, Manly e Kings Cross

Monotrilho passa sobre boulevard de Darling Harbour, um dos principais meios de transporte de Sydney, na Austrália - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Tire a manhã para passear pela região do Darling Harbour (foto), no centro de Sydney. Faça uma caminhada pelas ruas da vibrante e colorida Chinatown explorando parques, museus e cafés no seu entorno. Comece pelo curioso Powerhouse Museum, local que oferece uma combinação de ciência, tecnologia, saúde, decoração, moda e cultura contemporânea. Depois cruze o porto pela ponte Pyrmont (exclusiva para pedestres e bikes), suba a escadaria à esquerda e conheça duas das principais atrações da cidade: o Aquário de Sydney e o Zoológico Wild Life.

18.fev.2014 - Um lagarto de língua azul é visto em exposição no zoológico Wild Life, em Sydney, Austrália. O zoológico inclui sete filhotes do lagarto em sua exposição  - Rob Griffith/AP - Rob Griffith/AP
Lagarto de língua azul no Wild Life
Imagem: Rob Griffith/AP

No primeiro há um túnel sub-aquático de vidro que coloca visitantes frente a frente com a vida marinha da cidade. Já no Wild Life (foto) são recriados diversos habitats australianos em que se pode ver amostras de animais típicos do país, como os coalas e os cangurus.

Quando bater uma fome, não vão faltar opções de comida para todos os gostos e bolsos. Caminhando a partir do Zoo, no sentido norte, em pouco minutos chega-se a duas grandes concentrações de bares, cafés e restaurantes: o King Street Wharf e o Cockie Bay Wharf. Depois ande até a ponta do Darlin Harbour chegando ao Bangaroo Point Park, de onde dá para tirar lindas fotos com a Harbour Bridge ao fundo.

DIA 3 - Trilha das praias

Sydney (Austrália): Surfista se diverte nas águas da praia de Bondi Beach, na cidade australiana de Sydney - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Um dia todo dedicado às praias não pode ficar de fora de um roteiro por Sydney. Se o clima estiver bom e os dois primeiros dias foram cansativos, talvez o melhor seja escolher somente um lugar para se estirar ao sol à beira do esverdeado Mar da Tasmânia. Quem busca conveniência e badalação, a dica é a Bondi Beach (9km ao sudeste do centro); já a Balmoral Beach (9 km ao nordeste do centro) é o lugar perfeito para quem quer tranquilidade e um mar do tipo piscina.

Bronte Beach num domingo de sol  - Rafael Alvez/UOL - Rafael Alvez/UOL
Brondi Beach num domingo de sol
Imagem: Rafael Alvez/UOL

Os viajantes mais aventureiros podem conhecer pelo menos seis diferentes faixas de areia num só dia fazendo a caminhada costeira (Coastal Walk) por uma trilha bastante acessível - basta ter disposição! Tome um ônibus (as linhas 396 e 397) do centro até Maroubra Beach - a mais distante e preservada das praias da zona sul da cidade - e caminhe até a Bondi Beach.

Há passarelas e escadarias por quase todo o trecho, num exuberante traçado colado às encostas. Parando nas praias do caminho, com calma, e à base de muita água e protetor solar, este passeio pode ser feito em cerca de quatro horas. Uma opção mais curta (cerca de 5km) é fazer a caminhada entre a Coogee Beach e a Bondi Beach. Não deixe de dar um mergulho nas piscinas naturais que pontuam o caminho - todas muito limpas e bem cuidadas.

SERVIÇO:

Voos: Qantas, LAN e TAM fazem Sydney-São Paulo com escala em Santiago; a partir de USD 1230,00 (ida e volta) (pesquisado em agosto de 2015)
Catedral de Santa Maria: http://www.stmaryscathedral.org.au
Australian Museum: http://australianmuseum.net.au
Jardim Botânico Real: http://www.rbgsyd.nsw.gov.au
Galeria de Arte da Nova Gales do Sul: http://www.artgallery.nsw.gov.au/visit-us/
Casa do Governo: http://www.governor.nsw.gov.au/government-house/visit-us/visitor-information/
Opera House: http://www.sydneyoperahouse.com/whatson/soh_tour_english_2013.aspx
Café Sydney: http://www.cafesydney.com
Museu de Arte Contemporânea: http://www.mca.com.au
The Australian Heritage Hotel: http://www.australianheritagehotel.com
Aquario de Sydney: http://www.sydneyaquarium.com.au
Zoológico Wild Life: http://www.wildlifesydney.com.au
Powerhouse Museum: http://maas.museum/powerhouse-museum/
Ferry Circular Quay para Manly: http://www.manlyfastferry.com.au/time-table
The Corso: http://www.manlywharf.com.au/see-do/the-corso/
King Cross Hotel: http://kingscrosshotel.com.au
Caminhada Costeira: http://www.sydney.com/things-to-do/nature-and-parks/walks/bondi-to-coogee-coastal-walk
Ônibus em Sydney: http://www.sydneybuses.info
Metrô de Sydney: http://www.sydneytrains.info