Topo

Soul, country e rock embalam viagem ao Tennessee; conheça atrações musicais

Duda Leite

Do UOL, no Tennessee (Estados Unidos)

02/03/2015 19h51

Quem é fã de boa música pode apostar, em sua próxima viagem, em um roteiro turístico pelo estado americano do Tennessee, que reúne a história de grandes nomes dos estilos country, rock e soul. A melhor forma de desvendar os segredos do estado é de carro. A rodovia interestadual 40 (ou simplesmente I-40) é conhecida como a “Musical Highway”, ou seja: a rodovia musical.

A rota atravessa o estado inteiro e liga as três principais cidades do Tennessee: Memphis, Nashville e Knoxville. É nesta última onde nosso roteiro começa. Pé na tábua!  

Paraíso “vintage” 

Nostalgia loja vintage, Tennessee - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Knoxville ficou muito conhecida como a cidade natal do ator e comediante Johnny Knoxville, da série “Jackass”. Pacata e com apenas 180 mil habitantes, sua principal atração é o parque nacional das Smoky Mountains.

Mas a maior descoberta foram duas lojas vintage: Nostalgia e a Retrospect. As duas são um paraíso para quem gosta de quinquilharias como velhos álbuns de vinil, revistas sobre a série “A Feiticeira”, copos para drinks tropicais e muito mais.
Nostalgia: 1401 McCalla Avenue, Knoxville, TN - 37915. Tel: (865) 622 3252. www.nostalgiamarket.com
Retrospect: 1121 North Central St., Knoxville, TN - 37917. Tel: (865) 522 3511. www.facebook.com/pages/Retrospect-Vintage-Store/189142077953204

Diva country 

Loretta Lynn Ranch, Tennessee - Duda Leite/UOL/Divulgação - Duda Leite/UOL/Divulgação
Imagem: Duda Leite/UOL/Divulgação

No caminho para Memphis, a primeira parada é o restaurante da cantora Loretta Lynn, uma das maiores estrelas da música country. Ela ficou conhecida quando sua história virou filme em “O Destino Mudou Sua Vida”, estrelado por Sissy Spacek.

O local é perfeito para entrar no clima country do Tennessee. O menu oferece comida típica sulista: picles (um tanto passados) e muita fritura - como frango frito e onion rings, além de purê de batatas (nada apetitoso, por sinal).Se estiver com muita fome ou for um adepto da culinária “ogra”, vá em frente.  Se não for o caso, o melhor é optar por um sanduíche no fast-food mais próximo.

Não deixe de visitar a estátua de búfalo que fica na frente do estacionamento, perfeita para tirar “selfies” e impressionar os amigos. Na lojinha de souvenires, você pode encontrar praticamente a discografia completa de Lynn e de vários outros artistas, além de vários objetos inusitados, como um espelho de mão com a cara do Elvis Presley.  

Para os que são realmente fãs da cantora, vale conhecer o Rancho que também é museu totalmente dedicado à estrela, onde é possível até se casar!
Loretta Lynn's Kitchen: 15366 TN-13, Hurricane Mills, TN - 37078. Tel: (931) 296 1122
Loretta Lynn's Ranch: 8000 Highway 13 South - Hurricane Mills, TN.  www.lorettalynnranch.net

Museu do Soul 

Museu Stax, Memphis, Tennessee - Duda Leite/UOL - Duda Leite/UOL
Imagem: Duda Leite/UOL

Chegando em Memphis, vá ao Stax Museum, da mítica gravadora de soul music Stax. Fica localizado numa vizinhança conhecida como Soulsville, imortalizado pelo cantor e compositor Isaac Hayes na canção homônima, que faz parte da trilha sonora do filme “Shaft”.

A Stax foi a rival da gravadora Motown – que lançou o Jackson 5, The Supremes e muitos outros artistas, localizada em Detroit. Pelos estúdios de Memphis passaram Isaac Hayes, Rufus Thomas, Carla Thomas, Sam & Dave, Jean Knight e muitos outros nomes do soul.

Entre as maiores curiosidades estão o Cadillac azul metálico com estofamento de pelúcia de Isaac Hayes, além de modelos absurdos pertencentes ao excêntrico Rufus Thomas. A estatueta do Oscar que Hayes ganhou em 1972 pela canção tema de “Shaft” também está lá.

Além disso, é possível visitar o estúdio onde vários clássicos da música negra americana foram produzidos e até tocar no órgão onde Booker T & The MG’s gravaram “Green Onions”. Ali está disponível um mapa com lugares marcantes relacionados à música na vizinhança, que você também pode conhecer. 
Stax Museum: 926 E. McLemore Avenue - Memphis, TN – 38106. Tel: (901) 942-SOUL 

Uma casa de respeito 

Casa de Aretha Franklin, Soulsville, Tennessee - Duda Leite/UOL - Duda Leite/UOL
Imagem: Duda Leite/UOL

Apesar de pobre e decadente, o bairro de Soulsville ainda mantém um excêntrico charme sulista, com casas pintadas em tons pastéis e antigos salões de beleza com desenhos vintage nas paredes. O número 406 da Lucy Avenue abriga uma casinha muito simples, parecida com uma cabana, curiosamente sem nenhuma placa explicativa. Foi ali que nasceu a rainha do soul, Aretha Franklin.

Dá para entender imediatamente a origem humilde da “Lady Soul” e entrar no clima de suas canções. Aretha viveu nesta casa até completar dois anos, quando se mudou para Detroit. Apesar de ser um endereço icônico para a história da música Soul, a casa está praticamente abandonada. Existe um projeto na cidade para transformá-la num museu ou num estúdio de gravação, mas até o momento nada está confirmado. A casa de Aretha ainda precisa de muito R.E.S.P.E.C.T!
Casa de Aretha Franklin : 406 Lucy Avenue - Memphis, TN 

Do soul para o berço do rock  

Sun Studios, Memphis, Tennessee - Duda Leite/UOL - Duda Leite/UOL
Imagem: Duda Leite/UOL

O que a Stax representa para a soul music o Sun Studios representa para o rock. Inaugurado por Sam Philips em 3 de janeiro de 1950, foi lá que um jovem caminhoneiro com costeletas e topete gravou seuprimeiro compacto em 1953. Seu nome? Elvis Presley!

A gravação originalmente era um presente para sua mãe, Gladys. Curiosamente, Sam Philips não se impressionou. Em 4 de dezembro de 1956, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e Johnny Cash gravaram o clássico “The Million Dollar Quartet”, no Sun Studios.

O lugar, aliás,  foi uma das locações do filme “Mystery Train”, de Jim Jarmusch. Um pôster autografado pelo diretor decora a parede do bar, que é um verdadeiro templo rockabilly.

Após um período fechado (durante o qual o lugar era uma loja de surfe!), o Sun Studios voltou a funcionar não apenas como museu, mas como estúdio. Alguns artistas que gravaram recentemente por lá são Chris Isaak, Def Leppard, U2 e B.B. King.
Sun Studios: 706 Union Avenue, Memphis, TN – 38103. Tel: (901) - 521 - 0664

Disney do rock 

Graceland, a casa de Elvis Presley, Tennessee - Duda Leite/UOL - Duda Leite/UOL
Imagem: Duda Leite/UOL

Em Memphis fica a segunda casa mais visitada dos Estados Unidos (a primeira, claro, é a Casa Branca): Graceland. O lugar é o equivalente à Disney para os fãs de rock. Ali, Elvis vive em cada detalhe.  Estão lá o mítico “jungle room”, um salão de jogos coberto de tecidos até o teto e uma sala de estar com vitrais em forma de pavão.

Uma das coisas mais bacanas do tour é visitar a coleção de carros (incluindo o Pink Cadillac que Elvis deu de presente para sua mãe) e os aviões customizados do rei do rock. O Lisa Marie (em homenagem à filha única de Elvis) é um jato Convair 880, comprado em 1975 e totalmente decorado no estilo favorito de Elvis. Detalhe “kitsch”: as torneiras e pias do avião são feitas de ouro de verdade.

Para quem ainda acredita que Elvis não morreu, vale uma visita ao Jardim da Meditação, localizado atrás da mansão, onde estão os túmulos do cantor, de seu irmão gêmeo, Jesse Garon (que morreu no dia em que nasceu), além de sua mãe e seu pai. Ah, e se você estiver com planos de se casar, pode agendar uma data e fazer o casamento dos seus sonhos ao som de “Love me Tender”.
Graceland: 3765 Elvis Presley Boulevard - Memphis, TN. www.graceland.com

Meca country 

Johnny Cash Museum, Tennessee - Duda Leite/UOL - Duda Leite/UOL
Imagem: Duda Leite/UOL

Nashville, capital do Tennessee, é também a capital da música country norte-americana. Celebridades como a atriz Nicole Kidman, casada com o músico Keith Urban, e a cantora Taylor Swift escolheram a cidade para chamar de casa. Lojas de botas incríveis estilo cowboy e “dive-bars” - bares com bandas e músicos locais e muito neon na decoração - são parte da paisagem e da mitologia da cidade.

A primeira parada pode ser o The Johnny Cash Museum. No museu você vai encontrar, além de tudo sobre o cantor, os famosos "blue suede shoes" usados por Carl Perkins e os icônicos óculos escuros de Roy Orbison. 
The Johnny Cash Museum: 119 3rd Avenue S, Nashville, TN / 37201. Tel: (615) - 256-1777. www.johnnycashmuseum.com

Astro por um dia 

Third Man Records, Tennessee - Duda Leite/UOL - Duda Leite/UOL
Imagem: Duda Leite/UOL

Quer fugir um pouco do clima country? Vá à loja-estúdio Third Man Records, do guitarrista (e ex-líder dos White Stripes) Jack White, outro morador ilustre da cidade.

Para visitar o estúdio é necessário agendar com antecedência. Você pode encontrar vários vinis produzidos por White e entre as pérolas estão compactos da musa gótica Elvira, a banda “nipo-cult” 5,6,7 & 8’s e o veterano Jerry Lee Lewis. Além de tudo, ainda é possível gravar seu próprio vinil e virar um rock star por um dia.
Third Man Records: 623 7th Ave S, Nashville, TN / 37203. Tel: (615) 891 4393. http://thirdmanrecords.com