Topo

Entre rio e mar, praia do Maranhão mistura paisagens amazônica e de cerrado

Daniel Ribeiro

Do UOL, em Barreirinhas (MA)

18/06/2014 07h18

Caburé é uma pequena e charmosa praia do município de Barreirinhas (MA), a principal cidade da região dos Lençóis Maranhenses.

A praia, que fica entre o rio Preguiças e o mar, está dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Uma das sensações mais peculiares é sair de um mergulho do mar, caminhar menos de cinco minutos e tirar a água salgada do corpo com um banho de rio.

A melhor maneira de chegar ali é de barco, partindo de Barreirinhas, em meio a mangues e uma mata preservada que mistura elementos amazônicos aos do cerrado. Fazer o passeio turístico vale a pena, pelo menos na ida, já que os guias costumam parar nas margens para mostrar árvores e animais da região. O turista poderá conhecer ainda os Pequenos Lençóis, dunas menores com os mesmos padrões da parte central do parque.

Após cerca de uma hora de viagem pelo rio, o barco turístico fará uma parada no Farol de Mandacaru, onde o visitante poderá subir 160 degraus e ter uma das vistas mais privilegiadas da região. A 35 metros de altura é possível ver o rio Preguiças, as dunas e o mar.

Chegando a Caburé, o desembarque é feito pelo lado do rio. Nesse momento, o turista ainda não tem uma ideia exata do que vai encontrar, mas ao caminhar menos de cinco minutos o Oceano Atlântico se mostra logo à frente.

O mar em Caburé é geralmente agitado, limpo e com temperatura agradável para banho durante a maior parte do ano. Os turistas visitam a praia em maior número entre os meses de julho e novembro, o melhor período para conhecer os lençóis maranhenses.

Apesar do isolamento, Caburé tem uma boa estrutura de pousadas, todas com restaurantes que servem pratos típicos do Maranhão, como o arroz de cuchá, além de frutos do mar e peixes de rio frescos. 

A praia é quase deserta, com pouca estrutura de bares. Além de aproveitar para tomar banho de mar e de rio, os visitantes podem alugar bugues e, os mais ousados, ir com o bugue até o município de Tutóia, de onde sai a balsa para o Delta do Parnaíba, no extremo norte do Estado do Piauí, na divisa com o Maranhão.

Apesar do clima bucólico e as poucas opções de atividades, o turista que estiver procurando um contato íntimo com a natureza e tranquilidade não se arrependerá de ficar duas ou três noites em Caburé. O viajante deve levar em conta que, devido ao isolamento, a praia é mais cara que os outros lugares do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Como Chegar
O barco sai de Barreirinhas e leva entre 1h30 e 2 horas até Caburé. Há duas opções: barcos turísticos, contratados por agência ou pelo próprio turista, ou então barco de linha, que funciona como um ônibus e sai todos os dias, em horários que variam de acordo com a maré. Ambos partem do centro de Barreirinhas, na margem do rio.