Topo

Antigo subúrbio de Paris, região de Bagnolet ganha atrações descoladas

Rooksana Hossenally

New York Times Syndicate

29/04/2014 18h42

Um bairro parisiense que há muito era considerado decadente aos poucos vem saindo das sombras do Père-Lachaise. Situada na entrada sudeste do famoso cemitério, a região de Porte de Bagnolet está se tornando o que os franceses descreveriam como "bobo" (boêmia-burguesa). Originalmente, o Bagnolet era um subúrbio da capital, mas quando a cidade foi ampliada, em 1860, tornou-se parte do 20º arrondissement.

A Rue de Bagnolet, seu principal foco de atividade, era uma fileira de lojas antiquadas até 1999, quando a primeira onda de desenvolvimento chegou trazendo uma livraria contemporânea, Le Merle Moqueur e um clube, o La Fleche d'Or, agora famoso. Depois da inauguração do elegante Hotel Mama Shelter, projetado por Philippe Starck, inaugurado em 2008, uma segunda leva de negócios criativos e independentes começou a surgir.

 

O Mille et Une Feves
Essa chocolataria artesanal numa travessinha da Bagnolet deve ser o segredo mais bem guardado do bairro. Enquanto Christine Dacquay atende os clientes, Laurence Dali trabalha meticulosamente cada grama de chocolate no ateliê dos fundos.
2, rue Monte Cristo
Tel: (33-1) 83-06-64-67
omilleetunefeves.com

 

Mama Shelter
Ponto indubitavelmente cosmopolita do bairro, o Mama Shelter - combinação interessante de restaurante, lounge e hotel - é chique e animado, principalmente à noite.
109, rue de Bagnolet
Tel: (33-1) 43-48-45-45
mamashelter.com

 

La Botica
Essa boutique discreta, inaugurada em 2010 pelos jovens estilistas Cavadonga Antuna e Jerome Lehideux, oferece joias exclusivas, peças de decoração para a casa e roupas de várias partes do mundo.
89, rue de Bagnolet
Tel: (33-1) 43-72-08-42
labotica.fr

 

Au Nouveau Nez
Em 2010, Agnes Baracco abriu essa loja de vinhos como uma experiência enológica contemporânea e aconchegante baseada apenas em vinhos naturais. Degustações de queijo e vinhos são realizadas à noite.
52, rue de Bagnolet
Tel: (33-1) 43-56-94-55

 

Meli Mellow
Atrás do balcão desse pequeno bistrô/lanchonete, Nicolas Chapelier e Isabelle Deveaux preparam as especialidades favoritas dos norte-americanos (bagels, pizzas e hambúrgueres), que estão sempre fresquinhas.
55 bis, rue de Bagnolet
(não tem telefone).