Topo

Antiga zona de bordéis em Viena ganha vida nova com galerias, pubs e lojas

Catherine M. Allchin

New York Times Syndicate

08/02/2014 08h02

No boêmio Sétimo Distrito de Viena, artesãos, artistas e lojistas respiram novos ares nas ruas antigas de pedras do trecho conhecido como Spittelberg. Pertinho do MuseumsQuartier, a área dos museus, o bairro esbanja o charme do Velho Mundo - mas nem sempre foi assim.

Já foi para Viena?
Mande sua foto pra gente

Depois de ganhar o nome de um hospital construído ali por volta de 1.500, ao longo dos séculos a colina se viu coberta por casas baratas, tavernas e bordéis. Nos anos 70, a zona do meretrício estava prestes a ser demolida, mas os moradores insistiram para que fosse preservada.

Hoje os prédios Biedermeier reformados abrigam galerias, boutiques, bares e restaurantes - e com o fim da alta temporada, os vienenses podem voltar a passear e jantar fora nas agradáveis noites de outono.

Die Sellerie
Fundada em 2010 por quatro designers gráficos ecologicamente conscientes, essa loja oferece cartões e impressões feitos à mão, acessórios para a casa e presentes, e inclui um ateliê nos fundos. Pequeno, o local não tem telefone, e funciona de quinta a sábado.
Burggasse 21; diesellerie.com

Amerlingbeisl
Os vienenses são fãs desse pub, em parte por causa do pátio convidativo recoberto de videiras. Escondido em uma rua só para pedestres, ocupa a casa em que viveu o retratista Friedrich von Amerling no século 19.
Stiftgasse 8; (43-1) 526-1660; amerlingbeisl.at

Die Werkbank
Depois de reformar o espaço pequeno e escuro onde seu pai vendia antiguidades e fazia móveis, Katharina Sobotka abriu ali sua própria loja, em setembro de 2012, onde vende bolsas, joias e móveis feitos à mão, além de outros produtos originais de artistas iniciantes. "Meus clientes procuram coisas diferentes, que sejam personalizadas, artesanais e regionais", diz ela.
Breite Gasse 1; (43-650) 524-8136; www.werkbank.cc

Carina e Vincenzo
Nessa loja que foi aberta há um ano, as irmãs Daria e Varvara Khosroeva vendem uma mistura eclética de roupas, móveis antigos, maquiagem sueca e azeite/vinhos italianos. Fica em uma antiga clausura forrada com pinturas de parede de 1653.
Breite Gasse 11; (43-1) 236-8974; carinaevincenzo.com

Restaurant 1070
Sem cardápio fixo e apenas um número variável de opções, esse restaurante minúsculo oferece pratos sazonais, ingredientes frescos e bons vinhos/copo. Nas noites mais frias a dona, Dagmar Wulz, oferece cobertores para quem optar pelas mesas externas.
Gutenberggasse 28; (43-676) 566 1774; restaurant-1070.com