Topo

Descanse nas cadeiras dentro das águas calmas, em Imbassaí

Renata Gama

Do UOL, na Bahia

26/07/2013 17h32

No encontro do rio Imbassaí com o mar, as curvas da água doce na areia criam áreas de banho calmas, como se fossem piscinas com vista para o oceano aberto. Em vários trechos da praia, há rio de um lado e mar do outro. E a área represada é tão tranquila que a cena típica do lugar é de turistas sentados em cadeiras dentro da água. As crianças adoram.

A infraestrutura de Imbassaí, a 94 km de Salvador, é simples e rústica. As barracas servem apenas petiscos e bebidas. É o suficiente para passar o dia a beira-mar, mas talvez não corresponda à expectativa de quem pensa em ficar mais do que um fim de semana. A pequena vila oferece poucas opções de restaurantes e hospedagem. Prefira pernoitar na vizinha Praia do Forte, que é mais bem estruturada, ou conhecer as belezas da praia num bate-volta.

Para chegar à foz do Imbassaí e curtir a praia, há duas formas. Uma delas é, a partir da vila, contratar o serviço de uma balsa e navegar pelo rio, a um preço módico. O passeio, embora curto, rende uma bela vista. A outra maneira é ir de carro até a orla e caminhar pela praia. Neste caso, é preciso caminhar por dentro da água em alguns trechos.

Quem vai passar o dia em Imbassaí e quer completar o passeio com uma boa experiência gastronômica, vale a esticada por alguns quilômetros pela Linha Verde até a Vila Diogo. O povoado tem um ponto alto: o restaurante Sombra das Mangueiras, especializado em moquecas e ensopados. O visual do restaurante, com grandes mesas de madeira literalmente à sombra da mangueira tornam o lugar agradável. E o tempero também faz valer a visita.