Hazel Thomp­son/The New York Times
Cardi­ff foi construída em grande parte durante o auge da indústria do carvão no Reino Unido, no século 19. Grandes projetos de reformas, iniciados nos anos 90, deram uma repaginada no lugar Hazel Thomp­son/The New York Times

Cardiff, no País de Gales, tem orla e galerias renovadas e noite vibrante

Se você disser a um londrino que vai passar o fim de semana em Cardiff, ele certamente levantará a sobrancelha, perplexo. Isso porque a capital galesa, em grande parte construída durante o auge da indústria do carvão no Reino Unido, no século 19, não é considerada uma das cidades mais atraentes das ilhas… se bem que as coisas estão mudando. Grandes projetos de reformas, iniciados nos anos 90 -- um novo centro de artes performáticas, a orla reformada e um estádio novo de 74 mil lugares, só para mencionar algumas que deram uma repaginada no lugar. Porém, não se preocupe, pois ele continua com um clima vibrante, graças ao cenário do punk rock e das torcidas do rúgbi.

O País de Gales faz parte da Grã-Bretanha, mas um referendo de 1997 deu aos galeses o direito de criar suas próprias leis a respeito de vários tópicos, poder que não possuíam desde o século 13. A nova Assembleia Nacional precisava de uma nova sede, então o governo convidou Richard Rogers, o arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker (ao lado de Renzo Piano), responsável pelo Centro Pompidou de Paris. O resultado, uma estrutura conhecida como Senedd, tem a forma de uma árvore enorme cercada de vidro, com a câmara situada nas raízes. 

Hoje, o porto de Cardiff é um bairro atraente cheio de restaurantes, bares e boutiques, mas nem sempre a área foi tão charmosa. Há cem anos, era um dos mais movimentados do mundo, registrando no auge de seu funcionamento, em 1913, a cota recorde de 12 milhões de toneladas de carvão. Os administradores gerenciavam as idas e vindas de todos aqueles cargueiros de seus escritórios dentro do Pierhead, um prédio que parece uma versão menor e de tijolinhos vermelhos do Big Ben de Londres. 

Guias e roteiros

Dicas de quem já foi



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos