O Aeroporto Internacional de Cancún (www.asur.com.mx) está localizado a cerca de 20 km da Zona Hotelera, que concentra a região turística. Uma viagem de táxi custa cerca de 40 dólares. Há linhas de ônibus também, para o Centro de Cancún e para a Zona Hotelera.

Para circular pelas praias, hotéis e centros comerciais do Boulevard Kukulcán, que se estende por cerca de 18 km na Zona Hotelera, há ônibus a todo instante, dia e noite. Os táxis são boa alternativa para grupos de pessoas, e também podem ser contratados para viagens mais longas, de dia inteiro, rumo a locais como Playa Del Carmen, onde estão Tulum e o Parque X-Caret. Os hotéis oferecem passeios com agências de viagens para estes locais e também para Cobá ou Chichén Itzá.

A estação rodoviária de Cancún fica no centro da cidade. De lá saem ônibus para os principais destinos vizinhos, como Playa del Carmen, Puerto Morelos, Mérida, Chetumal e o sítio arqueológico de Chichén Itzá.

Como chegar

De avião

Grande parte dos turistas brasileiros viaja para Cancún em pacotes de uma semana, organizados por agências de viagem, que incluem voos fretados. Em geral, são voos com uma ou duas escalas, o que pode espichar a duração para cerca de 14 horas. As empresas Aeromexico (tel: 0800 7 716 535, www.aeromexico.com), TAM (tel: 4002-5700, 0300 570 5700, www.tam.com.br) e LAN (tel: 0300 788 0045, www.lan.com), entre outras, fazem voos regulares para Cancún e Cidade do México.

Qual a melhor época para ir?

A alta temporada vigora entre o final de dezembro e meados de abril. Julho e agosto também são períodos de férias, que atraem visitantes. O restante do ano é considerado baixa temporada, quando os preços dos hotéis no balneário diminuem. Mas considere um fator climático importante ao agendar a viagem: a região é geralmente atingida por furacões entre setembro e novembro.

Informações úteis

Site do México - www.visitmexico.com

Site de Cancún - www.cancun.travel

Idioma - Espanhol (fala-se inglês nas áreas turísticas do balneário)

Fuso horário - Entre três e quatro horas a menos que Brasília, dependendo do horário de verão.

Código telefônico do México - 52

Código de acesso de Cancún - 998

Telefone para Emergências em Cancún - 066

Telefone da Polícia Turística - 52 (998) 885-2277

Moeda - Peso (para ver a cotação atualizada, acesse: economia.uol.com.br/cotacoes). Dólares norte-americanos são aceitos por boa parte do comércio local, mas o troco é devolvido em moeda mexicana.

Horário do Comércio - Na Zona Hotelera, onde se encontra a grande oferta de hospedagem em Cancún, a maior parte dos centros comerciais funciona entre 10h e 22h. Já os bancos operam das 9h às 16h, e os correios funcionam das 9h às 15h.

Câmbio - A maioria dos hotéis de Cancún troca dinheiro, mas o visitante irá encontrar melhores cotações em bancos e casas de câmbio. Na Zona Hotelera, pode-se trocar dinheiro nos seguintes bancos, apresentando o passaporte: Banamex: Plaza Terramar & Royal Mayan - km 17, tel. 52 (998) 883-3100; BBVA-Bancomer: Boulevard Kukulcan - km 9, tel. 52 (998) 883-1128; HSBC: Plaza Caracol, tel. 52 (998) 883-4652.

Correios - A principal agência do centro de Cancún está localizada na Avenida Xel-Ha, 2 - SM 28, tel. 52 (998) 884-1418.

Embaixada brasileira no México - Lope de Armendariz, 130 - Lomas Virreyes - México, D.F., tel. 52 (55) 5201-4531. www.brasil.org.mx

Gorjeta - Costuma-se deixar 15% do preço da refeição como gorjeta aos garçons (às vezes o valor já vem incluído na conta).

Eletricidade - Corrente de 110V.

Documentos necessários - Além do passaporte, brasileiros em viagem ao México precisam de uma autorização emitida eletronicamente para entrar no país. Mais informações no site do Instituto Nacional de Migración, www.inm.gob.mx e nas agências de viagens.

O que não pode faltar na minha bagagem - Óculos de sol, protetor solar, protetor labial, roupa de banho, calçados confortáveis, roupa para balada, roupas formais para os restaurantes mais sofisticados (o que significa vestidos para as mulheres).

Dicas de quem já foi

Atrações



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos