Topo

Bairro de Londres tem versão do Central Park e banho gelado em lago

Mark Vanhoenacker

New York Times Syndicate

23/01/2014 08h00

Comece com Montmartre, acrescente uma xícara de Beacon Hill, uma pitada de West Village das antigas e um toque de Hollywood; misture com a colina mais bela de Londres e enfeite com um McDonalds indesejado: assim é Hampstead, o segredo mais mal guardado de Londres, onde os fantasmas de Sigmund Freud, T. S. Eliot e Robert Louis Stevenson se misturam com Ricky Gervais, Ridley Scott e mais expatriados norte-americanos que caberiam em um Land Rover. Apesar da diversidade, todos adoram se perder nas ruas charmosas de Hampstead Village e na vastidão do Heath, um pedacinho metropolitano da natureza que talvez seja um dos mais belos parques da Europa. Bem-vindos a Hampstead, mais tranquilo, verde e belo do que nunca.

Tem dicas e fotos de Londres?
Mande pra gente!

Sexta

16h - A Batalha da Grã-Bretanha
Hampstead trava uma das batalhas mais acirradas do país para preservar lojas e restaurantes independentes. A chegada do McDonalds, por exemplo, foi precedida por uma briga de mais de dez anos. Ignore a Starbucks e vá ao Ginger & White (4a-5a Perrins Court; gingerandwhite.com) para descobrir que os funcionários são mais simpáticos do que o slogan sugere ("Nada de grandeza"). Curta sua dose de cafeína observando o movimento na calçada. Ou faça amizade com o pessoal da mesa ao lado.

16h30 - Wells & Wilde
Na estreita Church Row, a história está impregnada nas casas de tijolos aparentes, umas grudadinhas às outras: H. G. Wells morou no número 17; o amante de Oscar Wilde, no 26; George du Maurier, o cartunista e avô dos cinco garotos que inspiraram as histórias do Peter Pan, no 27. O som pré-gravado dos sinos da Igreja de St.-John-at-Hampstead (hampsteadparishchurch.org.uk) foi abolido depois de um coroinha, nos anos 60, ter usado o "dispositivo elétrico" para tocar um "disco de música popular". Aproveite o silêncio em uma caminhada pelo adro, onde os bancos dividem espaço com túmulos antigos, a maioria com lápides tortas e inscrições praticamente ilegíveis, resultado de séculos de exposição ao mau tempo inglês. O pintor John Constable está enterrado ali, assim como John Harrison, cujos cronômetros lendários ajudaram a resolver o problema da determinação da longitude em alto-mar. No novo cemitério, que fica de frente para Church Row, estão enterrados os cinco meninos que inspiraram Peter Pan e um tal de Henry Kippin, "o último de uma longa linhagem de limpadores de chaminé".

18h - A tela dourada
Você sai para ir ao cinema. Há muito "Peter Pan" não está em cartaz, mas isso é o que menos importa no Everyman Hampstead (5 Holly Bush Vale; everymancinema.com), onde as atrações incluem poltronas de couro com almofadas, uma área espaçosa e isolada para os casais ficarem "à vontade", garçom e um lounge aberto para quem não for ver o filme. Infelizmente não vendem pipoca, mas vale experimentar as castanhas de caju com sal e pimenta (3,95 libras). O preço mínimo do ingresso é 14 libras. O assento tem balde de gelo próprio? Acredite se quiser, tem sim.

21h - De pub em pub
O grande destaque entre os pubs de Hampstead é o Holly Bush (22 Holly Mount; hollybushhampstead.co.uk), situado em um imóvel supostamente assombrado que já pertenceu a George Romney, o retratista do século 18 (e parente distante de um certo ex-candidato à presidência dos EUA). Se o tempo ajudar, pegue uma das mesas externas; se não der, vale se acomodar ao lado da lareira com uma dose de uísque Ardbeg. O meu favorito é o Wells Tavern (30 Well Walk; thewellshampstead.co.uk). Se quiser assumir o estereótipo local do "socialista de champanhe", peça um Jacuzzi, que leva a bebida borbulhante, gim, schnapps e suco de laranja (9,25 libras). Depois disso, só vale pedir um prato: linguiça de porco Cumberland com purê de batata e molho acebolado (9,95 libras), seguido de bolo de toffee (5,50).

  • Andrew Testa/The New York Times

    Vista de Londres a partir Parliament Hill, no Hampstead Heath, um pedaço de floresta, com campos, belas vistas e muito sobe-e-desce, mais ou menos do tamanho do Central Park

Sábado

9h - Procurando uns bons...
É hora de mostrar para aquela sobremesa quem é que manda: em cima da Estação Hampstead fica o Heartcore (50 Hampstead High Street; heartcore.co.uk), uma academia que promete um método derivado do pilates que já conquistou muita gente chique na região. A decoração é toda de madeira, mas são os 55 minutos de pedreira de Jess Schuring (27 libras) que nem você nem seus músculos vão esquecer. Se preferir se exercitar ao ar livre, deixe que Ian Finch, um ex-oficial da Marinha (44-20-7751-9742; britmilfit.com) o castigue com uma hora de treinamento pouco convencional no Hampstead Heath (a primeira sessão é grátis).

10h30 - Uma relação especial
Se para você "café da manhã continental" é o mesmo que "continuo com fome", fique tranquilo. Nesse ponto, os britânicos e norte-americanos estão no mesmo barco. A versão inglesa oferece ovos, bacon, linguiça e torrada e ainda, de lambuja, traz umas opções saudáveis (cogumelos, feijão e tomate grelhado). E, no Coffee Cup (74 Hampstead High Street; coffeecupuk.com), pode ser saboreado durante o dia todo. A lanchonete dos anos 50 é uma verdadeira instituição local e alega ser a mais antiga de Londres. Não importa sua origem, só o fato de sobreviver no século 21 já é motivo de festa em Hampstead. Elizabeth Taylor (nascida no bairro vizinho, Hampstead Garden Suburb) era freguesa de carteirinha; Paul McCartney e Sting já passaram por lá também. A leitura obrigatória para acompanhar a refeição é o satírico The Hampstead Village Voice.

12h - Hora das compras
A estilista Nicole Farhi vive no bairro há trinta anos, então uma visita à sua loja (27 Hampstead High Street; nicolefarhi.com) certamente conta com "compras locais". Recentemente, em entrevista, ela também recomendou as lojas independentes de Flask Walk. Depois, pare na Hundred Acres (82 Heath Street; the100acres.co.uk), loja tradicional de roupas infantis e brinquedos, antes de ir para o Hampstead Antique & Craft Emporium (12 Heath Street; hampsteadantiqueemporium.com), onde é possível comprar roupas, arte e fotos antigas da região. Há outro centrinho de compras em South End Green. As prateleiras da Daunt Books (51 South End Road; dauntbooks.co.uk) misturam guias de viagem com um mundo de literatura; as sacolas de pano da loja são item indispensável entre os ratos de biblioteca londrinos. Os funcionários são responsáveis pelas caminhadas literárias no Heath.

14h - Vintage inglês
Hora de montar o piquenique no Heath. Escolha as maçãs no Pure Fruit (36 Heath Street; (44-20) 7435-5084). Bebidas? Faça como os ingleses: leve um Giffords Hall Bacchus 2010 da Suffolk (15,25 libras) no Jeroboam's (29 Heath Street; jeroboams.co.uk); depois, é só escolher uma cesta (a partir de 14,95 libras) no Hampstead Butcher & Providore (56 Rosslyn Hill; hampsteadbutcher.com) - e não conte para o seu cardiologista sobre os biscoitos de parmesão (5,50 libras), que tem mais queijo que massa, do paraíso dos gourmets, a Melrose & Morgan (Oriel Hall, Oriel Place; melroseandmorgan.com).

15h - Selva urbana
O Hampstead Heath é um pedaço de floresta, com campos, belas vistas e muito sobe-e-desce, mais ou menos do tamanho do Central Park. Entre pelo Well Walk (D. H. Lawrence morava no número 32; Constable descreveu a vista do número 40 como sendo "insuperável na Europa"). Bons lugares para um piquenique incluem Parliament Hill ou o gramado sob Kenwood House. Meu lugar favorito é sob qualquer árvore do campo a oeste de Model Boating Pond. Não perca "Two Piece Reclining Figure No. 5", escultura de Henry Moore perto da Kenwood House, ou "Pergola", uma combinação insana de jardins e passarelas elevadas erguida no início do século 20 com material usado na construção do metrô, que estava chegando ao bairro na mesma época.

20h - La Vie en Rose
É imprescindível fazer reserva no Jin Kichi (73 Heath Street; jinkichi.com), como também para saborear o gindara, bacalhau negro grelhado com missô branco (14,80 libras). O sashimi geralmente acaba logo; faça o pedido rápido. O melhor filé de Hampstead (e a lista de músicas de Edith Piaf mais longa) é do Le Cellier du Midi (28 Church Row; lecellierdumidi.com), abaixo do nível da rua. Se conseguir subir os degraus, voltar para a calçada e atravessar a rua, vai chegar ao Horseshoe (28 Heath Street, (44-20) 7431-7206), um pub novo que serve ale da Camden Town Brewery a um público com jeito e cara de Brooklyn.

  • Andrew Testa/The New York Times

    Não conte para o seu cardiologista sobre os biscoitos de parmesão, que tem mais queijo que massa, do paraíso dos gourmets, a Melrose & Morgan, em Hampstead, Londres

Domingo

8h - Entrando em uma gelada
Compreensível se nadar ao ar livre, na Inglaterra, não seja a sua praia, mas é a de muitos londrinos. Se mudar de ideia, pode se juntar a eles ou só assistir enquanto vão ficando com a boca roxa em um dos famosos lagos de banhos do Heath. Tem o Masculino (para todos os representantes do sexo, mas especialmente popular entre os gays e judeus ortodoxos), o Feminino (mesma coisa, segundo me disseram) e o Misto. Ou concentre-se apenas na névoa fria que sobe do solo, no sol matinal que se filtra em meio as copas das árvores e na percepção de que você está saboreando uma das manhãs mais tranquilas de Londres.

10h - A roupa suja da realeza
A London Walks ((44-20) 7624-3978; walks.com) oferece passeios com guia por toda Londres, mas a caminhada de duas horas (9 libras) pelos séculos de história cultural e arquitetônica de Hampstead é, sem dúvida, um dos mais pitorescos. Você vai poder ver as "marcas de fogo" nas casas antigas e as janelas preenchidas dos predinhos graciosos, além de passar pela casa onde morou a mãe de Lorde Tennyson, saber para onde os Tudor mandavam a roupa suja e ver onde Charles de Gaulle, a quem Churchill chamava de "monstro de Hampstead", viveu durante seu exílio na cidade.

12h - Relaxe
Vá para Burgh House (New End Square; burghhouse.org.uk), construída nos áureos tempos de Hampstead, em 1704, para ser um spa. A última vez que Rudyard Kipling saiu de casa foi para visitar a filha, que viveu ali nos anos 30. Comece almoçando no café e depois explore o excelente Museu Hampstead no andar superior. Volte à varanda para o chá com bolo da tarde. Qualquer desculpa é válida para se passar mais tempo aqui, um dos cantos mais sossegados de Londres.