Topo

Na Holanda, estátua gigante reproduz a cabeçada de Zidane em Materazzi

Marcel Vincenti

Do UOL, em Haia *

29/07/2014 16h21

Conhecida mundialmente por ser sede do Tribunal Penal Internacional, que julga ex-poderosos que cometeram crimes contra a humanidade, a cidade de Haia, na Holanda, é também um dos principais centros artísticos da Europa. Ao lado de museus que abrigam quadros de Rembrandt e Vermeer, o destino exibe neste ano a exposição "Grandeur", que reúne, ao ar livre, a arte de diversos jovens artistas franceses.

 "Coup de Tête" (Golpe de Cabeça), estátua que reproduz a cabeçada que o jogador francês Zinedine Zidane deu no peito do zagueiro Marco Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006 - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
"Coup de Tête" (Golpe de Cabeça) reproduz a cabeçada que Zidane deu em Materazzi na Copa de 2006
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Entre as esculturas, expostas na famosa alameda Lange Voorhout, destaca-se a obra "Coup de Tête" (Golpe de Cabeça), que reproduz a cabeçada que o jogador francês Zinedine Zidane deu no peito do zagueiro Marco Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006. Trata-se de duas estátuas de bronze com cinco metros de altura, feitas pelo artista franco-argelino Adel Abdessemed, e que trazem no semblante a violência daquele momento.

A intenção de Abdessemed ao aumentar a altura dos jogadores foi expor "a repercussão absurda que a mídia deu ao ato".

A exposição "Grandeur", que ainda reúne obras de artistas como Marie Hélène-Richard e Bruno Peinado, estará em Haia até o dia 31 de agosto. O acesso às obras é gratuito.

Mais informações:
http://www.denhaag.nl/en/residents/to/Grandeur-at-The-Hague-Sculpture.htm

 

* O jornalista viajou a convite do Escritório de Promoção Turística da Holanda