Luna Kalil/UOL
Vista do alto do morro de Cayo Cangrejo, na ilha de Providencia, na Colômbia; à direita, peixes nadam em águas cristalinas de cayo próximo a San Andrés Luna Kalil/UOL

No Caribe colombiano, San Andrés tem "mar de sete cores", águas boas para esportes e comércio livre de impostos

A 700 km da costa continental da Colômbia e próximo à Nicarágua, um pontinho pequenino no mar do Caribe se destaca no mapa da América. O conjunto de ilhas colombianas onde chegaram os ingleses que buscavam novas terras no final da década de 1620 desponta hoje como um dos principais destinos turísticos do país. Com apenas 26 km² de extensão, a paradisíaca San Andrés é a maior e principal delas.

Assim como outras ilhas do Caribe, San Andrés ficou famosa pelos casamentos realizados dentro e fora da água - existe uma lei que permite matrimônios de estrangeiros com a apresentação do passaporte - e desfruta da condição de zona franca, o que torna a região um destino cobiçado para as compras de importados, com destaque para a incrível quantidade de bebidas, eletrônicos e perfumes encontrados nas lojas do centro comercial e na Peatonal, um calçadão onde estão as mais luxuosas lojas da cidade.
 
Para quem quer desfrutar de sol, praia, descanso com sabores e sons do Caribe, Rocky Cay e San Luis são as duas praias mais indicadas da ilha, pois oferecem mar calmo, areia branquinha e infra-estrutura de hotéis e restaurantes. O clima é estável durante o ano todo, e a temperatura de calor do Caribe costuma se manter entre 28ºC e 30ºC.
 
Com uma população que ultrapassa os 77 mil habitantes, San Andrés é um caldeirão de culturas que se misturam e dão um toque especial ao seu clima. Além do espanhol, o inglês crioulo - também popular em outras regiões do Caribe - é bastante falado pelos isleños, que vivem sob influência do reggae e de Bob Marley, personagem estampada em bares e muros da cidade.
 
A 20 minutos de avião e a 72 km ao norte da maior ilha colombiana no Caribe, está Providencia, paraíso dos ecoturistas e dos amantes dos refúgios de natureza preservada e virgem. Bem diferente de San Andrés, a pequena ilha que abriga a terceira maior barreira de recife de corais do mundo, Reserva da Biosfera pela Unesco, é onde o turista pode desfrutar da sensação cinematográfica de estar em uma verdadeira ilha 'quase' deserta. Isolada geograficamente, a única vizinha de Providencia é Santa Catalina, ilhota verde que tem 1km² de extensão.
 

Atrações em destaque

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

Calendário de eventos

abr

Festival do Caranguejo

Celebração gastronômica na qual os isleños preparam grande variedade de pratos à base de caranguejo

set

Green Moon Festival

A tradicional festa, realizada anualmente entre os dias 14 e 16 do citado mês, celebra o modo de vida do povo e a cultura afro-caribenha

nov

Reinado do Coco e Festas de San Andrés

A festa elege uma rainha entre representantes de diferentes regiões de San Andrés e países próximos. Já as Fiestas Patronales de San Andrés têm apresentações culturais

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos