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Vinícolas da Califórnia

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AEROPORTOS INTERNACIONAIS


Los Angeles International Airport
1 World Way, Los Angeles CA 90045
Tel: 1 (310) 646-5252
www.lawa.org/lax

San Francisco International Airport
Junção das rodovias US 101 e I-380, San Francisco, CA 94128-8097
Tel: 1 (800) 435-9736 ou (650) 821-8211
www.flysfo.com/

Oakland International Airport
1 Airport Drive, Oakland, CA 94621
Tel: 1 (510) 563-3300
www.flyoakland.com

Sacramento International Airport
6900 Airport Boulevard Sacramento, CA 95837
Tel: 1 (916) 929-5411
www.sacairports.org

AEROPORTOS REGIONAIS


Monterey Peninsula Airport
200 Fred Kane Drive 200, Monterey, CA 93940
Tel: 1 (831) 648-7000
www.montereyairport.com

San Luis Obispo Airport
901 Airport Drive, San Luis Obispo, CA 93405
Tel: 1 (805) 781-5205
www.sloairport.com

Santa Barbara Municipal Airport
601 Firestone Road, Goleta, CA 93117
Tel: 1 (707) 837-8700
www.flysba.com

Sonoma County Airport Express
5807 Old Redwood Hwy, Santa Rosa, CA
www.airportexpressinc.com

CIAS. AÉREAS


Air Canada
Tel: (11) 3254-6630
www.aircanada.com.br

American Airlines
Tel: (11) 4502-4000/ 0300-789-7778
www.aa.com

Continental Airlines
Tel: (11) 2122-7500
www.continental.com

Delta
Tel: 0800-881-2121 e 4003-2121
www.delta.com

LAN
Tel: 0800-761-0056
www.lan.com

United Airlines
Tel: 0800-162-323 e (11) 3145-4200
www.united.com.br

TAM
Tel: 4002-5700 e 0800-57-5700
www.tam.com.br

COMO CHEGAR


As principais regiões vinícolas da Califórnia são atendidas por quatro aeroportos internacionais: o de Los Angeles, ao Sul, e os de San Francisco, Sacramento e Oakland, ao Norte. Para começar a viagem pelos vales de Sonoma e Napa, onde foi gravado Bottle Shock (2008), os aeroportos mais próximos são os de San Francisco e Oakland, a cerca de 90 km. Sacramento, capital do Estado, fica pelo menos 30 km mais distante das regiões, mas é uma alternativa. Para visitar as vinícolas que serviram de locação para o filme Sideways, em Santa Barbara County, o melhor aeroporto é o de Los Angeles, que fica cerca de 160 km ao sul da região.

Los Angeles é a única cidade da Califórnia com vôos diretos para o Brasil, mas pelo menos sete companhias aéreas levam o passageiro até San Francisco, Sacramento e Oakland, com conexão. Dessas cidades para os pequenos municípios dedicados à vinicultura, há três opções de transporte: voar para aeroportos municipais, pegar trens ou alugar um carro e fazer o percurso por terra.

Sonoma, Monterey, Santa Barbara e San Luis Obispo têm várias linhas aéreas que levam aos aeroportos internacionais. As passagens regionais podem ser adquiridas pela Internet, nos sites dos aeroportos e companhias aéreas. Dependendo do número de passageiros, sai mais barato ir por terra, alugando um carro de médio porte. Além disso, o carro dá mais mobilidade ao viajante que quer visitar não só uma, mas as principais regiões vinícolas do Estado, Sonoma, Napa, Mendocino, Lake County, Amador, Santa Cruz Mountains, Monterrey Península, San Luis Obispo e Santa Barbara.

O viajante que tem paciência e tempo pode visitar as cidades vinícolas da Califórnia de trem. Há casos em que é preciso fazer conexão com ônibus.

RODOVIAS:


Pelo menos quatro grandes rodovias ligam as regiões vinícolas da Califórnia, a State Highway 1, a Federal Highway 101 e as interstates I-5 e I-80. Elas são o ponto de partida para as principais regiões dedicadas à vinicultura no Estado. Depois delas, estradas vicinais levam até as pequenas cidades.

Entre o norte e o sul da Califórnia, a I-5 e a 101 são as melhores opções para quem tem pressa. São retas, rápidas e levam de Los Angeles a Sonoma (640 km de distância) em menos de seis horas. A 101 é mais curta para quem vai de Mendocino a San Luis Obispo (611 km de distância) ou a Santa Barbara (780 km), mais ao Sul.

É possível fazer a rota pela Highway 1, que é considerada uma das estradas mais bonitas do mundo. A rodovia oferece vista para o oceano pacífico durante quase todo o trajeto, mas é lenta, sinuosa e prolonga a viagem em pelo menos uma hora e meia. Vale a pena chegar mais tarde para ver esse cenário. Além disso, a Highway 1 é o melhor caminho para roteiros que incluem as vinícolas de Monterey e de Santa Cruz.

Quem inicia a viagem pela North Coast (Costa Norte) deve sair de San Francisco e tomar a 101, que leva a Sonoma (70 km de distância) em menos de uma hora. Para ir primeiro a Napa, deve-se cruzar a Bay Bridge (I-80) e depois pegar a CA-29, que vai até Calistoga, importante cidade vinícola e de fontes de águas termais da região de Napa. No caminho, há várias indicações para Napa/Vallejo Hwy, estrada vicinal que leva até o centro da cidade de Napa. A sinalização indica ainda a direção da estrada Silverado Trail, que vai de Napa a Calistoga e abriga pequenas e ótimas vinícolas. A rodovia é bastante popular entre os já iniciados em "wine tasting" (degustação de vinhos) e que buscam conhecer mais profundamente os produtos californianos.

Para ir de Sonoma a Napa, na direção leste/oeste, há pelo menos três rodovias: a CA 121 (Napa-Sonoma Road), a CA 116 e a Oakville Grade. A CA 116 é porta de entrada para pelo menos 20 vinícolas. A CA 121 é rota obrigatória para quem gosta de espumantes, e pelo menos uma grande vinícola instalada no local, Gloria Ferrer, vale o percurso. A Oakville Grade, onde a velocidade máxima permitida é de 16 km por hora na maioria dos trechos, dá ao viajante uma mostra das famosas florestas de "redwood" (árvore típica do norte da Califórnia). Também conhecida como Trinity Road, para quem toma a direção Sonoma-Napa, a Oakville é sinuosa e pouco recomendada para quem já experimentou vários vinhos pelo caminho.

Acima de Sonoma e Napa ficam três outras importantes regiões vinícolas, Mendocino, Lake e Amador. De Sonoma a Mendocino, a Noroeste, o caminho mais curto é pela Highway 101 (208 km de distância) e o mais bonito, pela Highway 1. De Napa a Lake County (120 km a Nordeste), a melhor opção é a CA-29. Para Amador (cerca de 200 km a Nordeste), deve-se tomar a I-80.

Quem começa a viagem pelo Sul do Estado, deve subir de Los Angeles até Santa Barbara (a 208 km) e até São Luis Obisbo (a 310 km de distância), na Central Coast (Costa Central), pela Highway 101. Depois, pode seguir pela mesma estrada até Monterey, Santa Cruz, San Francisco, Sonoma e Mendocino. Para circular pela região de Santa Barbara, deve-se tomar a rodovia 246, que corta as cidades da Buellton, Santa Ynez, Solvang, Los Olivos e Los Alamos, ou a 166, rota para Santa Maria.

TREM:


Amtrack - Companhia de transporte interestadual, com cerca de 500 estações no país. Cobre aproximadamente 50 Estados. Veja mapa de serviços do Amtrak - www.amtrak.com

INFORMAÇÕES E SERVIÇO:


Visto - Para solicitar um visto de turista para os EUA, é preciso acessar o site www.visa-usa.com.br, pagar a taxa e agendar uma entrevista na embaixada, no Distrito Federal, ou nos consulados do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Recomenda-se agendar a entrevista com pelo menos quatro meses de antecedência. O agendamento pode ser pago com cartão de crédito

Depois do agendamento, deve-se pagar outra taxa, nas agências do Citibank. O pagamento só é aceito em moeda brasileira, em espécie.

No dia da entrevista, é preciso ir pessoalmente e apresentar os formulários de pedido de visto preenchidos, o comprovante de pagamento da taxa, passaporte válido, comprovante de residência e outros documentos listados no site, no endereço http://www.embaixadaamericana.org.br/index.php?action=materia&id=1986&submenu=7&itemmenu=58. A embaixada sugere que os solicitantes de visto apresentem, complementarmente, alguns documentos que provem rendimento e trabalho estável no Brasil.

Controle de imigração - Conseguir visto de turista não garante a entrada nos EUA. Os oficiais de imigração podem mandar o visitante de volta para casa caso tenham motivos para acreditar que se trata de um terrorista ou de alguém que tem intenção de morar ou trabalhar ilegalmente no país. Ao sair dos EUA, é imprescindível a entrega do formulário I-94, que os passageiros recebem na viagem de ida, durante o vôo. Este documento é o comprovante de que o visitante deixou o país dentro do prazo permitido para turistas (até seis meses de permanência). Normalmente, o formulário é solicitado pela companhia aérea, na hora do embarque. Quem se esquece de entregar o documento tem de ir a um consulado norte-americano para comunicar a saída do país. Na falta desse comunicado, o turista é considerado imigrante ilegal nos EUA.

Atualizado em Abril de 2010
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