UOL Viagem

Seul

Sobre o destino Fotos Como Chegar Onde Ficar Circulando Agências

Metrô - A cidade tem oito linhas de metrô, que cobrem uma vasta área. Os preços dos bilhetes variam de acordo com a quilometragem viajada: você paga o valor fixo de 900 wons se percorrer até 10 km, tem um acréscimo de 100 wons por cada 5 km extras se viajar por distâncias entre 10 km e 40 km, ou o mesmo valor extra de 100 wons para cada 10 km a mais se o caminho percorrido superar os 40 km. Informações: 82 (2) 1577-1234, www.seoulmetro.co.kr (linhas 1 a 4) e 82 (2) 1577-5678, www.smrt.co.kr.

Ônibus - Os ônibus azuis ligam as regiões externas de Seul com o seu centro; os verdes circulam dentro de determinados bairros, chegando, no máximo, a vias secundárias; os vermelhos interligam os principais bairros a outras cidades da área metropolitana; e os amarelos ficam apenas no centro. Os destinos finais de cada linha estão em geral escritos na frente de cada veículo em alfabeto coreano (hangeul), por isso é preciso pedir ajuda para algum funcionário do hotel ou mesmo para um passageiro que você encontrar no ponto do ônibus. Uma ideia para não perder a parada é anotar em um papel, em coreano, o destino para o qual pretende ir e mostrá-lo ao motorista, que o avisará a hora de descer. Seul também tem um ônibus expresso, que chega mais rápido ao destino final, mas não pára em todos os pontos do itinerário. Como acontece com o metrô, o preço da passagem depende da quilometragem percorrida. É cobrado um mínimo fixo para rodar até 10 km e depois um determinado valor para cada cinco quilômetros adicionais.

Também existem ônibus que fazem city tour e são destinados especialmente aos turistas. A linha azul, que circula pelo centro e pára em 26 pontos (incluindo o mercado Namdaemun, a torre de Seul e o palácio Gyeongbokgung), funciona das 9h às 21h. Também há a linha que passa pelos palácios da cidade e pela região Cheonggye, com 13 paradas e saídas todas as horas cheias, entre 10h e 17h (e também às 9h e às 18h na alta temporada), e duas linhas noturnas, ambas com partida às 20h: uma realizada por ônibus de um andar e outra por veículos de dois andares. Informações: 82 (2) 777-6090, en.seoulcitybus.com

Táxis - Além dos táxis comuns, Seul também conta com táxis de luxo (mobeom taxi), que são pretos, com placas amarelas em cima; táxis das marcas Kind Call Taxi e KT Powertel, com máquinas de tradução simultânea e de emissão de recibo; e os jumbos, que acomodam até oito passageiros.

Aluguel de carro - Alugar um carro em Seul não é muito recomendado para brasileiros porque as leis de trânsito são diferentes das nossas, e as placas têm muitas vezes caracteres coreanos - e, portanto, indecifráveis para quem não os conhecem.
Atualizado em Setembro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro