UOL Viagem

Santos

Sobre o destino Fotos Como chegar Circulando Onde ficar Agências

Museus e Aquário


Aquário Municipal - Uma das atrações mais antigas e populares da cidade, foi inaugurado em 1945 e reaberto em 2006 após passar por uma grande reforma. Sua área foi triplicada com a construção de modernas instalações para os animais marinhos. São 30 tanques com 4.000 animais de 200 espécies, como garoupas, carpas, piranhas, tubarões, tartarugas e pingüins. O antigo espaço do leão-marinho foi transformado em um grande tanque oceânico. Seu mascote é o lobo-marinho Macaezinho, que diverte as crianças com suas poses e acrobacias. Seu nome é uma homenagem ao leão-marinho Macaé, que por anos foi a grande atração do Aquário. Na parte de fora, há dois painéis pintados pelo artista plástico Robert Wyland que retratam o ambiente subaquático. Av. Bartolomeu de Gusmão, s/nº, Ponta da Praia; tel: (13) 3236-9996. Ter. a sex., das 9h às 18h; sáb., dom., feriados e pontos facultativos, das 9h às 20h. Entrada paga.

Museu de Pesca - Localizado na Ponta da Praia, em frente ao Deck do Pescador, o museu funciona há mais de 50 anos em um casarão do início do século. No acervo, conta com diversas espécies de peixes, crustáceos, moluscos, aves e mamíferos marinhos empalhados, conchas, maquetes de embarcações e equipamentos utilizados na pesca. O maior destaque fica no segundo andar: o esqueleto completo de uma baleia de 23 metros de comprimento. Av. Bartolomeu de Gusmão, 192, Ponta da Praia; tel: (13) 3261-5995. Qua. a dom. (inclusive em feriados), das 10h às 18h. Entrada paga.

Pinacoteca Benedicto Calixto - Reaberto como museu em 1992 após um longo processo de restauração, é único dos antigos palacetes da orla ainda de pé. O primeiro andar abriga uma exposição permanente com quadros de Benedicto Calixto. Nascido em Itanhaém em 1853, o pintor é até hoje conhecido pelas seus quadros de paisagens da Baixada Santista. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15; tel: (13) 3288-2260. Ter. a dom., das 14h às 19h. Entrada franca.

Museu do Porto - Localizado na região do porto de Santos, em um casarão restaurado de 1906, tem em seu acervo documentos históricos e cerca de 700 imagens que contam a história do porto. Av. Rodrigues Alves, s/nº, esquina com a rua João Alfredo; tel: (13) 3233-6565. Seg. a sex., das 7h às 11h e das 13h às 17h; sáb., das 7h às 11h. Entrada franca.

Memorial das Conquistas - Para quem gosta de futebol, é um passeio imperdível. No estádio Urbano Caldeira, conhecido como Vila Belmiro, os visitantes conhecem a história do Santos, clube no qual brilhou o "Rei Pelé". Em exposição estão muitos troféus, fotos de jogadores em tamanho natural, fotos da época da construção do estádio, flâmulas, documentos e uniformes. O museu não é grande, mas é bem organizado e bonito. Depois de conhecê-lo, ainda é possível uma visita monitorada aos camarotes, ao centro de imprensa, ao vestiário e ao gramado ou à arquibancada. Rua Princesa Isabel, 77; tel: (13) 3239-4000. Ter. a dom., das 9h às 19h; seg. das 13h às 19h (visitas monitoradas somente até as 17h). Entrada paga.

Museu do Mar e Museu Marítimo - São dois museus pequenos e particulares, localizados um em frente ao outro. Com amostras de conchas, corais e diversos animais empalhados, o Museu do Mar vai agradar somente a quem tem interesses muito específicos em biologia marinha. Já o Museu Marítimo conta a história de naufrágios por meio de quadros, mostra objetos retirados do fundo do mar e maquetes de navios antigos. O ingresso nos dois museus é salgado e não aceita meia-entrada. Pense duas vezes antes de entrar com a família inteira. Rua República do Equador, 81, Ponta da Praia; tel: (13) 3261-4808.

Museu do Café e Museu de Arte Sacra - Ver Atrações - Centro histórico de Santos.
Atualizado em Agosto de 2008
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro