UOL Viagem

Punta del Este

Balneários próximos


Portezuelo - Perto de Punta Ballena, e a cerca de 15 km de Punta del Este, pela Ruta Interbalnearia, Portezuelo concentra praias de águas tranqüilas e areias finas, muito apreciadas por famílias que buscam tranqüilidade.

José Ignácio - Afastado da efervescência "puntaesteña", o balneário não perdeu sua rusticidade original nem o ar de vila de pescadores, apesar das residências de alto nível que crescentemente dominam a paisagem. A cerca de 35 km de Punta del Este, pela Ruta 10, se caracteriza pela beleza natural, pela praia de areias grossas, pelo farol de 1877 e por ser refúgio de famosos que desejam privacidade.

Piriápolis - A 30 km de Punta del Este, antes de chegar à península para quem vem de Montevidéu pela Ruta Interbalnearia, esse balneário parece haver parado propositalmente no tempo. Em Piriápolis, há tempo para tudo: passeios pela orla pontuada de postes e luminárias decalcados de décadas passadas, jogos no cassino do Hotel Argentino --a principal referência arquitetônica do lugar, construída pelo fundador do balneário nos anos 30 a partir de estudos de cabala e alquimia-- e mergulhos em praias como a Verde e a Hermosa, belos exemplares desses 25 km de costa.

La Pedrera - A 110 km de Punta del Este, surge La Pedrera, uma das jóias marítimas do Departamento de Rocha. O balneário, acessível pela Interbalnearia, é a opção dos que preferem um verão eminentemente de descanso. O lugar descarta grandes badalações, mas encanta por um cenário em que a natureza -na qual se destacam formações rochosas de mais de 530 milhões de anos e baleias que se mostram de julho a novembro- faz companhia à rotina de noites embaladas por shows que variam do jazz à eletrônica ou exibições públicas de filmes de arte. As águas oceânicas de La Pedrera, freqüentadas por pouco mais de cem habitantes fora da temporada, são há anos refúgio de personalidades como Jorge Drexler ou Norma Aleandro. Atraem desde surfistas, especialmente na Playa del Barco, a amantes das quietudes marítimas, que têm na praia Desplayado diversas piscinas naturais emolduradas pelas milenares rochas.

Cabo Polonio - Um pouco mais longe --a aproximadamente 35 km de La Pedrera e a 265 km de Montevidéu--, Cabo Polonio fascina pela beleza agreste que o cerca e que se impõe sobre todos os setores da vida no balneário, notadamente as poucas casas (quando o verão acaba, vivem aí somente 40 famílias) e a parca infra-estrutura, marcada pela falta de água encanada e luz elétrica. O mar bravio se harmoniza com os lobos marinhos que descansam nas rochas, com as vacas que volta e meia deixam o pasto para se deitar na areia e com as dunas que se movimentam caprichosamente.

Para chegar ao lugar, é necessário utilizar-se dos serviços locais de transporte em jipe ou cavalo, que saem do km 264,5 da Ruta 10. Este é o último ponto em que o turista pode chegar em ônibus ou com carro particular. A entrada de visitantes é controlada, a lotação alcança limite máximo durante a alta temporada e a hospedagem, por mais precária que seja, sempre é cara. Caprichos do rincão mais selvagem e bem guardado do litoral uruguaio.
Atualizado em Janeiro de 2008
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro